O que é a Rosa Cromática? Guias de recursos
O que é a Rosa Cromática? Guias de recursos
Uma rosa cromática é um arranjo abstrato ilustrativo de tons em torno de um círculo que mostra a relação entre as cores. Também conhecido como círculo de cores, círculo de cores ou círculo de cores.
Ele representa as três cores primárias e sua relação com as cores secundárias por meio de transições entre todas as cores.
Rosa Cromatica ? Características principais 1
Esta representação, degradada ou gradiente, é compatível com modelos de cores aditivas e subtrativas.
Em uma representação quadriculada, o rosa pode ter variações de 6, 12, 24 ou 48 pontos, dependendo mais da presença real das cores na tinta e nos pigmentos.
É importante notar a diferença entre as formas aditiva e subtrativa. Embora ambos sejam compatíveis com o cromático rosa, eles não são totalmente compatíveis um com o outro, porque o método de aplicação da cor é completamente diferente.
Modelo adicionado
Também conhecido como esquema de cores aditivo ou esquema de iluminação, faz parte da cor das luzes.
Portanto, isso se aplica exclusivamente a fontes de luz: projetores, fotos, monitores de TV ou LCD e outros itens. Isso não é totalmente compatível com o sistema de subtração.
Na forma aditiva, a parte da escuridão representada pelo preto e pela luz é o que causa a mudança.
Depois de separar a luz branca do prisma, o resultado principal são as três cores primárias da luz: vermelho, verde e azul.
Qualquer outra tonalidade dessas "cores claras" pode ser criada combinando mais ou menos de duas ou três dessas cores com intensidades diferentes.
Também é conhecido como RGB (vermelho, verde e azul) e pode ser visto observando de perto um pixel em um computador, dispositivo móvel ou tela de TV.
Sobre o tema: Normas sociais: características, tipos, exemplos
modelo subtrativo
Na síntese subtrativa de cores, todos começam com o substrato (tela, papel ou qualquer outro substrato que possa ser pintado) como se fosse branco. A combinação das três cores primárias ideais deve resultar em preto.
Se você usar o familiar amarelo, azul e vermelho como base e misturar em quantidades iguais, não obterá preto, mas marrom escuro.
Para obter o preto verdadeiro, é necessário combinar ciano, magenta e amarelo (ciano, magenta e amarelo em inglês).
Daí o famoso CMYK, mencionado em softwares de impressão e design, que significa ciano, magenta, amarelo e preto (K significa preto e preto em inglês).
Efeitos na roda de cores
As diferenças entre os modelos CMYK (subtrativo) e RGB (aditivo) são resumidas em duas rodas de cores diferentes para uso em materiais como impressão ou pintura; e em telas como TVs, projetores, etc.
Não apenas as cores primárias são diferentes para cada modelo, mas a alteração da intensidade de cada cor primária resultará em algo diferente.
Uma intensidade mais alta em RGB resulta em branco, enquanto uma intensidade mais alta em CMYK produz preto.
O princípio básico das rosas cromáticas - a apresentação das cores primárias e a degradação ou transições entre elas - permanece ativo em ambos os casos.
Qualquer que seja o modelo de cor usado, a rosa cromática mostrará uma cor complementar no outro lado do círculo e cores semelhantes em ambos os lados de cada cor selecionada.