Google drive cheio Como resolver.

O que é a Roda Cromática?


 O que é a Roda Cromática?

Para quem trabalha com cores em qualquer área, é muito importante aprender a roda de cores.


A roda de cores nada mais é do que uma classificação de cores. A "roda" ou "círculo cromático" é chamado de círculo que resulta da distribuição das cores que compõem o espectro de luz.



As seis cores mais comuns na roda de cores são amarelo, laranja, vermelho, magenta, azul e verde, embora o formato de cor digital para gráficos seja amarelo, vermelho, magenta, azul, ciano e verde.


 Uma mistura dessas cores pode ser representada em um círculo de 12 cores, misturando uma cor com outra, e assim por diante, e você pode criar uma roda de cores com milhões de cores.

As cores opostas na roda são as cores opostas entre si:


Amarelo é o oposto de azul.

Magenta é o oposto de verde.

O azul é o oposto do vermelho.






E assim com todas as cores, como azul-esverdeado (verde-mar) ou laranja-vermelho (laranja-avermelhado).


Branco e preto podem ser vistos como opostos, mas não são cores e, portanto, não aparecem no círculo cromático. O branco é a presença de todas as cores e o preto é a sua ausência completa.





No entanto, quando o branco e o preto se combinam para formar o cinza, ele também é marcado com uma escala. Essa escala forma sua própria sequência e é chamada de "escala de cinza", podendo também ser um círculo.



Essa triade de cores não é o gerador infinito de todas as cores vistas pelo olho humano ou usadas em desenhos ou decoração. Isso ocorre porque apenas um número limitado de subdivisões é permitido. Deste trio, por exemplo, não é possível obter os chamados “tons pastéis”, ou seja, aqueles aos quais é preciso adicionar branco em diferentes quantidades para obter o tom desejado.


atributos de cor.


Cada cor ou cor que observamos tem 3 características principais:



Matiz ou Tom: também pode ser chamado de “croma”, é a própria cor, a característica que nos permite distinguir uma cor da outra. Desta forma, podemos determinar o grau de verde, roxo ou laranja.


Brilho ou valor: É a intensidade luminosa de uma cor (brilho / opacidade), a intensidade de uma cor não cromática (brilho / opacidade). Esse traço está associado à maior afinidade do branco ou do preto com uma cor específica. Assim, nomeamos as cores dizendo o nome da tonalidade (por exemplo, azul) e adicionando “claro” ou “escuro” dependendo da sua proximidade com o branco ou o preto.


Saturação: é a pureza de uma cor e a concentração de cinza nela a qualquer momento. Quanto maior a porcentagem de cinza em uma cor, menor a saturação ou pureza da cor. Assim, parece-nos mais "sujo" ou opaco. Por outro lado, quando uma cor parece o mais pura possível (com a menor presença de cinza), mais saturada ela fica.



Design gráfico: cores e texturas.





Postar um comentário







© Ver e Fazer. All rights reserved. Developed by Jago Desain