Google drive cheio Como resolver.







Psicologia das cores: um guia avançado para profissionais de design gráfico





 Psicologia das cores: um guia avançado para profissionais de Design gráfico

Emoções que as cores nos da de acordo com a psicologia



Você já se perguntou como o cérebro humano interpreta as cores? Existem estudos que mostram que podemos sentir certas emoções quando as vemos, e muitas marcas usam isso para expressar sentimentos sobre seus produtos e serviços.



A CopyPress desenvolveu esta ilustração com base no trabalho de Robert Ploschek, que criou a roda de cores associada às emoções:





Você analisou como a cor nos afeta? Você já deve ter ouvido que cada cor é importante, por isso muitas pessoas usam cores diferentes na passagem de ano, por exemplo: amarelo - para alegria, energia e riqueza; Use rosa porque você está procurando por amor; use azul para ter paz e bem-estar; Use laranjas para entusiasmo e criatividade; etc.


Algumas pessoas não acreditam que o colorido das roupas atraia dinheiro, amor, paz, etc., e usam apenas o branco, por exemplo, para celebrar rituais de Ano Novo, e não pelo significado da cor em si.


Bom Thais, entendemos que cada um tem suas próprias crenças, mas o que você acha?


Minha opinião: não faço ideia! Não sei se a cor das roupas que você veste na véspera de Ano Novo pode fazer alguma mudança no ano que vem, mas eu sei de uma coisa: cada cérebro humano define as cores de forma diferente, o que afeta diretamente seus sentimentos e desejos. e emoções, o estudo desse comportamento é denominado psicologia das cores.


De acordo com Neil Patel, da Quick Sprout, a cor é responsável por 85% do motivo pelo qual você compra um determinado produto. Então, você já deve ter percebido a importância de entender como funciona.





Entenda que cada cor tem sentimentos positivos e negativos, tudo depende do tom que você escolher, e ainda é difícil porque quando você adiciona cores a uma combinação, os sentimentos tendem a mudar. A combinação de harmonias na roda de cores torna as coisas um pouco mais fáceis, e a imagem a seguir apresenta algumas das muitas possibilidades a esse respeito:





Escreverei em outros artigos sobre harmonias cromáticas, um sobre cores semelhantes e outro sobre cores complementares na composição do quadro. A moda usa bem as cores para expressar sentimentos, mas não é a única forma, muitas marcas aplicam a psicologia das cores aos seus logotipos, veja a imagem abaixo:



Imagine um engenheiro que não conhece as propriedades dos materiais de construção, ou um cirurgião que não sabe na frente do paciente de que "cortes" de metal a enfermeira precisa.


Da mesma forma, uma compreensão da psicologia da cor é essencial para quem procura trabalhar profissionalmente nas artes visuais, seja em vídeo, fotografia, ilustração ou áreas afins.


Claro, como humanos, todos nós entendemos as cores intuitivamente. Sim, mais o peso que as treliças podem suportar antes que o prédio desmorone. Ou usando um bisturi em vez de uma tesoura.


Acontece que você não quer morar neste prédio, ou esse médico está te examinando, certo? E por que investir no trabalho visual se os profissionais não conhecem as cores, suas ferramentas essenciais?


Neste post, exploramos a psicologia, o significado, os efeitos e as combinações de cada uma das treze cores, para que você possa obter resultados mais atraentes do que nunca, seja você um iniciante ou mesmo um especialista na área.


Mas primeiro, um pouco de história ...


Psicologia das cores: um guia avançado para profissionais De onde vem o conhecimento da psicologia das cores?

Uma das primeiras contribuições a este campo do conhecimento veio de uma fonte inesperada - o poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe, que publicou o livro The Theory of Colors em 1810.



Apesar de sua falta de rigor científico, continha alguns insights impressionantes, como a ideia de que o preto do ponto de vista da psicologia humana é uma cor, e não a ausência de cores, como defendem os físicos.


Assim, ele foi capaz de inspirar gerações de filósofos e cientistas, enquanto ...

Duzentos anos depois, a socióloga alemã Eva Heller fez uma das contribuições mais importantes para a psicologia das cores.

Eva Heller psicologia das cores


Sua pesquisa agora é considerada essencial para quem trabalha profissionalmente com cores, seja nas artes visuais ou mesmo na terapia de cores.


Em primeiro lugar, Heller pesquisou cerca de 2.000 pessoas com idades entre 18 e 97 em uma variedade de ocupações para descobrir, entre outras coisas:


  • Cores favoritas para;
  • Cores menos valiosas;
  • As conexões entre cores e palavras.


Nesses questionários, Heller se juntou a um extenso estudo histórico e cultural.


Assim, ele descobre que alguns padrões são impressos em nosso "equipamento" mental, outros vêm da natureza ao nosso redor e alguns significados de cores são construções culturais e tendem a diferir mais dependendo do tempo, das culturas e das pessoas.


Desta extensa pesquisa emerge o verdadeiro paradigma do significado e psicologia das cores, que agora você pode ver neste mais do que apenas um post dedicado.


A seguir, falaremos sobre cada uma das 13 cores que Heller descreveu. Então, faça de tudo para liberar todo o seu poder criativo!


Conceituação e significado da cor azul

Psicologia da cor azul


De todos, o azul é o preferido. Para se ter uma ideia, 46% dos homens e 44% das mulheres afirmam que o azul é a cor mais valiosa.


A taxa de rebote, como esperado, é mínima: apenas 1% dos homens e 2% das mulheres descreveram o azul como sua cor favorita.


Psicologia da cor azul

O azul está associado à harmonia e ao equilíbrio, porque psicologicamente está longe do vermelho, que representa paixão e sentimentos extremos.


Não é surpreendente que o azul seja uma das cores associadas ao mundo.


Também é visto como uma cor fria porque nossa pele fica azul quando sentimos frio.


O gelo e a neve também têm um flash rodeado de azul.


No ambiente, o azul evoca a sensação de espaço aberto, onde as montanhas no horizonte são azuladas, que também é a cor do céu.


Espaços abertos deixam entrar o frio, então o azul não é uma cor muito relaxante.


Na tradição milenar, o azul era a cor que simbolizava o princípio feminino, pois transmite a sensação de algo negativo, calmo e introvertido. Além disso, a água também pertence à esfera feminina.


Atualmente, o azul está mais associado ao princípio masculino, com o gênero feminino se tornando vermelho (veja abaixo os detalhes dessa mudança), que é em muitos aspectos uma cor contrastante.


Essa sensação de negatividade faz com que o azul seja a cor mais comumente usada para embrulhar roupas de dormir, sedativos, roupas de cama, pijamas e camisolas. Portanto, o azul também é a cor do sono e dos sonhos.


No processo de criação da bandeira da União Europeia, continente com grandes disparidades culturais, o azul foi escolhido por não pertencer a nenhum partido ou conotação particular. Então, hoje o azul também é a cor da Europa.


Psicologia da cor: um guia avançado para profissionais

combinações de cores azuis

Nos arranjos a seguir, nota-se um grande predomínio de sentimentos e associações positivas com a cor azul.


Significado da cor: longe

longe


Azul, cinza, branco e verde


Significado das cores: Frieza

o frio


Azul, branco, prata e cinza


Significado das cores: negativo

Negatividade


Azul, branco, prata, verde, cinza


O significado das flores: conforto, conforto


Azul, verde, branco e amarelo



Significado das cores: Confiança 1 Confiança


Azul, verde, dourado, amarelo


O significado das cores: autonomia


Azul, verde, preto, dourado, amarelo


O significado das cores: inteligência inteligente


azul, branco e prata


O significado das cores: a ciência da ciência


Azul, branco, cinza e prata


O significado das cores: esportes esportes


Azul, branco, verde, prata


O significado das cores: simpatia e simpatia


Azul, verde, vermelho, amarelo, laranja


O significado das flores: amizade, amizade


Azul, verde, vermelho e dourado


O significado das cores: harmonia e harmonia


Azul, verde, branco, vermelho, dourado


O significado das cores: fantasia e imaginação


Azul, roxo, laranja e verde


Significado das flores: saudade, saudade


Azul, roxo, verde, vermelho, rosa


Significado da cor: confiança 2


Azul, verde, dourado, vermelho


Significado da cor: Masculino


Azul, preto, marrom, cinza, vermelho


Significado da cor: grande grande


Azul, preto, dourado, cinza, vermelho


Significado das cores: introvertido, introvertido


Azul, preto, cinza, prata, roxo


Concepção e significado da cor vermelha

A psicologia do vermelho



12% das pessoas preferem o vermelho em proporções iguais entre homens e mulheres. Por outro lado, apenas 4% das pessoas disseram que o vermelho é a cor que menos gosta.


A psicologia da cor vermelho

psicologia vermelha

O simbolismo vermelho está intimamente relacionado ao fogo e ao sangue e estão presentes em todas as culturas. Assim, os sentimentos e sensações que o vermelho transmite são geralmente compartilhados por pessoas de todo o mundo e em todos os momentos.


Vermelho é a cor que representa os sentimentos, do amor ao ódio, das boas intenções às más intenções. É também a cor da excitação sexual e da sedução. Não é de surpreender que isso também esteja associado a coisas proibidas e imorais.


Quando o sangue sobe para a cabeça, o rosto fica vermelho. Pode ocorrer com nervosismo, timidez, raiva e outras emoções intensas.


O fogo, embora possa ter cores diferentes, é considerado vermelho. Quando o metal aquece, fica vermelho. É por isso que o vermelho está associado ao calor.


Nas tradições antigas, o vermelho era considerado uma cor masculina, pois personifica a cor da força, da atividade e da agressividade.


Essa era a cor que os índios brasileiros pintavam no corpo antes da guerra, também para cerimônias religiosas.


Em certo sentido, o vermelho é um contraste e oposto do azul, que tende a ser negativo e sutil.


Não surpreendentemente, o vermelho é aceito pela maioria dos movimentos reformistas, entre comunistas, socialistas, sindicatos e partidos de esquerda em geral, e não por partidos conservadores ou programas reacionários.


Por isso, na luta pelos direitos das mulheres, a cor vermelha passou a ser associada ao princípio feminino. Para se ter uma ideia, apenas 5% dos entrevistados de Eva Heller atualmente se referem ao vermelho como uma cor masculina e 25% o consideram uma cor feminina.


O vermelho também é considerado a cor da justiça. Do ponto de vista ocidental, o sangue se paga com sangue. Nas cidades medievais, bandeiras vermelhas eram hasteadas durante as sessões do tribunal, as decisões dos juízes eram assinadas com tinta vermelha e os algozes usavam vermelho.


Ainda hoje, os professores usam uma caneta vermelha para marcar os exames nas escolas.


Além disso, o vermelho é a cor do dinamismo na tomada de decisões. A Coca-Cola aproveitou ao máximo esse simbolismo, pois nenhuma cor seria mais apropriada para um refrigerante estimulante. Papai Noel, que era marrom ou verde nas tradições do norte, ficou vermelho por causa da Coca-Cola. Tornou-se um símbolo da maior história do comércio em muitas partes do mundo.


Pelas mesmas razões, o vermelho é uma das melhores opções de embalagem para cigarros, pois dá a impressão de um fumante ativo. Esta é a primeira cor que vem à mente quando se pensa em uma Ferrari. Essa é a cor favorita do batom feminino.


A psicologia da cor: um guia avançado para as combinações de cores vermelhas para profissionais

A cor vermelha tem um significado muito universal, embora suas combinações sejam inerentemente ambíguas.


Significado das cores: calor, calor


Vermelho, amarelo e laranja


Significado das cores: proximidade


Vermelho, laranja, amarelo e verde


O significado das flores: alegria e alegria


Vermelho, amarelo, laranja e verde


Significado das cores: extroversão, extroversão


Vermelho, laranja, amarelo, dourado, roxo


Cores Significado: Atraente Atraente


Vermelho, azul, dourado e preto


Significado das cores: força


Vermelho, preto e azul


O significado das flores: paixão


Vermelho, laranja, roxo, amarelo


Significado das cores: sexualidade




Vermelho, rosa, roxo, preto


Significado da cor: erótico


Vermelho, preto, rosa, roxo


O significado das cores: amor, amor


vermelho e rosa


O significado das flores: sedução, sedução


Vermelho, roxo, rosa, preto, dourado


O significado das flores: sedução imoral


Vermelho, roxo, preto, rosa


Significado das cores: agressivo agressivo


Vermelho, preto e laranja


Significado da cor: ódio, ódio


Vermelho, preto e amarelo


Significado das cores: proibido proibido


Vermelho, preto, roxo, marrom


A percepção e o significado da cor amarela

A psicologia do amarelo


O amarelo é uma das cores primárias, 6% da cor favorita das pessoas e 7% dizem que odeiam. Com a idade, o amor pelo amarelo aumenta, o que também acontece com outras cores luminosas.


A psicologia  da cor amarelo

A psicologia do amarelo

Em termos de significado, o amarelo é uma cor misteriosa. Embora esteja associado ao relaxamento, diversão e otimismo, também está associado ao ciúme e à hipocrisia.


Portanto, para indicar sentimentos mais específicos, é muito importante analisar o amarelo com outras cores (veja abaixo alguns esquemas).


Assim, a cor dos otimistas é o amarelo, porque eles têm um caráter ensolarado. Além disso, essa cor é divertida e exala um sorriso. Mas, ao mesmo tempo, o amarelo também é a cor da ganância desenfreada e dos sentimentos que causam raiva.


De acordo com a doutrina cristã, a inveja e a ganância são dois dos sete pecados capitais, dois aspectos do egoísmo associados à cor amarela.


Além disso, podemos dizer que lhe são atribuídas sensações de sabor amarelo, azedo, fresco e amargo. Isso ocorre porque associamos o amarelo ao limão, que é uma fruta azeda e azeda.


O nojo e a impureza são amarelos. Dizemos que a pessoa estranha sorri suavemente. Quando os personagens de desenhos animados ficam doentes, eles são exibidos em amarelo.


Por causa de seu simbolismo, o amarelo está presente em muitos detalhes de nossa vida e do dia a dia. No futebol, por exemplo, os avisos são dados com um cartão amarelo. Içar uma bandeira amarela em um navio indica uma epidemia. Na Idade Média, se uma bandeira amarela fosse hasteada em uma cidade, significava que uma epidemia havia se espalhado naquele lugar.


O significado político do amarelo também é negativo, pois é considerado a cor dos traidores e indecisos. Prova disso é que ainda não existia um partido que se autodenominasse "Amarelo".


Psicologia da cor: um guia avançado para combinações de cores amarelas para profissionais

As combinações de cores amarelas podem causar sensações e sensações completamente diferentes, por isso deve-se ter cuidado ao usá-lo.


Significado da cor: lúdico lúdico


Amarelo, laranja e vermelho


Significado de flores: gentileza gentil


Amarelo, azul, rosa, laranja, verde


O significado das cores: otimismo otimismo


Amarelo, verde, azul e laranja


Significado das cores: inveja, inveja


Amarelo, verde, cinza e preto


Significado das cores: ganância gananciosa


Amarelo, cinza, preto, marrom, verde


Significado da cor: ciúme, ciúme


Amarelo, verde, preto e roxo


O significado das cores: hipocrisia


Amarelo, roxo, preto, verde, marrom


Concepção e significado da cor verde

psicologia verde


Verde é a cor preferida de 16% dos homens e 15% das mulheres. Por outro lado, 6% dos homens e 7% das mulheres consideram-na a cor menos valiosa.


psicologia verde

psicologia verde

O verde é mais do que apenas uma cor: é uma ideologia, uma esperança, um modo de vida.


Verde é a cor da natureza, especialmente a cor da primavera, e a primavera é a época da fertilidade. A rã, por sua vez, também é um símbolo de fertilidade. Além de serem verdes, eles põem muitos ovos semelhantes aos embriões humanos.


Por ser a cor das coisas que crescem no mundo natural, também está associada à riqueza. Assim, o dinheiro parece verde, independentemente da cor real das notas.


É por isso que o verde também está associado à burguesia. E nos retratos antigos, a burguesia era amplamente desenhada sobre um fundo verde.


As mesas de jogo, que dão grande prazer à burguesia, também são tradicionalmente revestidas de tecido verde.


Os frutos verdes são chamados de "verdes", independentemente de sua cor real. Portanto, o verde também é a cor da juventude, o estágio de imaturidade associado a essa cor. O que chamamos de "profissional verde" ou "aluno verde" é alguém que ainda tem muito a aprender.


Nas antigas tradições europeias, os demônios eram em sua maioria verdes (assim como negros). Isso ocorre porque qualquer coisa com pele verde não pode ser humana - ou mesmo mamíferos.


Da mesma forma, fantasmas e almas perdidas tendem ao verde. O que está morto, esgoto, sujeira também pode ser verde.


A psicologia da cor: um guia avançado de combinações de cores verdes para profissionais

Por ser uma cor relativamente neutra e ter uma ampla gama de possibilidades, é importante ter cuidado ao combinar o verde com outras cores para obter o valor desejado. Veja alguns arranjos:



O significado das cores: acalmando os nervos, acalmando os nervos


Verde, azul, branco e marrom


O significado das cores: segurança segurança


Verde, azul, branco e dourado


Significado da cor: natural


Verde, branco, marrom e azul


O significado das flores: esperança, esperança


verde, azul e amarelo


Significado da cor: refrescante refrescante


Verde, azul, amarelo e laranja


O significado das flores: bondade, gentileza.


Verde, azul, laranja, amarelo, rosa


Significado das cores: juventude, juventude


Verde, amarelo, rosa e branco


Significado da cor: saudável


Verde, vermelho, azul, rosa, laranja


Significado da cor: Sam Sam


Verde, amarelo e roxo


A percepção e o significado da cor preta

Psicologia da cor preto


Na ciência, muito se fala se o preto é uma cor ou não, porque em termos de espectro de luz, o preto é a ausência de cores.


No entanto, os símbolos atribuídos ao preto são únicos e não podem ser comparados, portanto, essa discussão é irrelevante em termos de psicologia e significados de cores.


No entanto, o preto é a cor favorita de 10% das pessoas em média. Mas é notável o quanto essa preferência mudou ao longo do tempo. Cerca de 20% dos jovens entre 14 e 25 anos e 15% das meninas na mesma faixa etária consideram o preto como sua cor favorita, mas na faixa etária acima de 50 essa cor raramente é mencionada como favorita (veja abaixo para descobrir o porquê )).



Psicologia da cor preto

Como já dissemos, a diferença na percepção do negro ao longo da vida é incrível. Isso se deve à sua natureza misteriosa. Por um lado, ele associa a juventude negra a carros caros, sofisticação, força e roupas da moda. Por outro lado, adultos e idosos tendem a associá-la à escuridão e à morte.


Por esse motivo, as pessoas hoje usam preto em funerais e funerais, e preto também é a cor do luto.


Durante a Idade Média, todas as cores luminosas eram reservadas à nobreza, enquanto as classes menos privilegiadas permaneceram em cores mais escuras e opacas, como marrom, cinza e preto.


É interessante notar que quando a burguesia atingiu o topo da escala social, ela adotou o preto como cor primária para carros, ternos e até móveis. Assim, a cor passou a ser associada à estratificação popular e às expressões culturais espontâneas.


Até o início do século XX, as noivas de nobres europeus se casavam com vestidos pretos. Segundo o simbolismo, a escolha da cor era muito lógica, já que para a nobreza os casamentos eram fusões de negócios.


O preto também é a cor da noite, do céu noturno, do crepúsculo.


Assim, o preto é associado a coisas proibidas, mistério, misticismo, bem como ao que se faz em segredo.


A grande maioria das organizações clandestinas e criminosas são negras. Vemos isso nas bandeiras de anarquistas e piratas.


Por causa dessa forte conotação, quando combinados com outras cores, quaisquer valores positivos tendem a se tornar negativos quando o preto é adicionado. Isso é mais pronunciado para vermelho, amarelo e verde, veja abaixo.



A psicologia da cor: um guia avançado de combinações de cores pretas para profissionais

O preto é uma cor muito vibrante, por isso fique de olho nesta cor para criar combinações que realmente transmitam a mensagem desejada. Veja alguns arranjos:


Significado das cores: Nitidez Nitidez


Preto, cinza, prata, marrom, azul


Significado das cores: dureza


Preto, Prata, Cinza, Azul


O significado das cores: elegância elegância


Preto, Prata, Ouro, Branco


Significado das cores: conservador


Preto, cinza e marrom


Significado da cor: pesado pesado


Preto, marrom, dourado e cinza


Significado das cores: força


Preto, dourado e vermelho


Conceptualização e significado do branco

psicologia do ovo


Também aqui surge o dilema de “ser ou não ser” na cor. Afinal, sabemos que, de acordo com a teoria da ótica, o branco é, na verdade, a soma de todas as cores do espectro de luz.




No entanto, como acontece com o preto, atribuímos ao branco certas propriedades que nada têm a ver com sua natureza física, e podemos tratá-lo como qualquer outra cor em termos do significado das cores.


Quando questionados sobre o branco, apenas 2% das pessoas disseram que era sua cor favorita, enquanto 2% dos homens e 1% das mulheres disseram que era sua cor favorita.


psicologia da cor branco

psicologia do branco

O branco é a cor da inocência, da bondade e do bom humor. Silencioso branco.


Pureza e pureza estão ambas associadas à cor branca. É por isso que os profissionais de saúde usam roupas brancas.


O branco também está associado à virgindade. Isso levou à substituição do preto como a cor mais comum em vestidos de noiva.


Como muitos casais não se preocupam mais com a virgindade, os vestidos estão aos poucos se transformando em creme.


O branco praticamente não tem significado negativo, enquanto as cores correspondentes são preto e vermelho.


Em muitas obras de arte e filmes, o branco é considerado a cor da bondade, luz e gentileza, e é freqüentemente usado para se referir aos anjos e ao céu em geral.


À medida que envelhecemos, a cor do nosso cabelo e da nossa barba fica branca, e é por isso que o branco também está associado às experiências de vida.


Por outro lado, há uma conotação racial, pois algumas pessoas e etnias são chamadas de "brancas", quando essa palavra não especifica a cor aparente de sua pele, é "branca" ao contrário de outras raças chamadas "vermelhas". , "amarelo" ou "preto", novamente, quando essas cores não coincidirem com as cores dos couros correspondentes. 


Existe uma expressão racista notória no Brasil: "espírito negro / branco".


O branco também pode ter um toque de vazio, pois em muitas línguas o branco e o vazio são denotados pela mesma palavra.


O vazio é claro, então o branco é a cor mais clara de todas. Falando figurativamente, o vazio ainda é a ausência de sentimentos.


A psicologia da cor: um guia avançado para combinações de cores brancas para profissionais

Descubra quais combinações você pode fazer em branco, que são as mais positivas de todas as cores:


Significado da cor: perfeito


Branco, dourado e azul


Significado da cor: verdadeiro


Branco, azul e dourado


O significado das cores: Objetividade Objetiva


Branco, cinza, azul, prata, preto


Significado da cor: novo


Branco, amarelo, azul, verde, prata


O significado das cores: ó luz, ó luz


Branco, amarelo, rosa, prata, azul


O significado das flores: ternura


Branco, rosa, cinza, azul, prata


A percepção e o significado da cor laranja

psicologia da cor laranja


Uma laranja exótica e comum é considerada a preferida por 3% dos homens e 2% das mulheres. Em contraste, 9% das mulheres e 6% dos homens citaram o laranja como sua cor favorita.


psicologia laranja

psicologia laranja

Na psicologia das cores, o laranja desempenha um papel secundário, pois está próximo de duas cores que têm muito caráter: o amarelo e o vermelho.


Por isso, não existem muitos conceitos nos quais a cor laranja desempenhe um papel importante.


Laranja é a cor da diversão, da sociabilidade e da diversão.




Além disso, o laranja é a cor da natureza dominante e obsessiva.


Essas características significam que a cor laranja era amplamente utilizada em publicidade até recentemente. Porém, com o uso excessivo, os consumidores passaram a evitá-lo.


Laranja é a cor das coisas que você não leva a sério, portanto, deve ser usada com cautela.


Lembre-se de que laranja dificilmente é a cor de produtos caros e de prestígio. Apesar de sua excelente visibilidade no escuro (e nevoeiro), o laranja não costuma ser a cor dos carros, por ser considerada uma questão de prestígio.


A psicologia da cor: um guia avançado de combinações de laranja para profissionais

Observe que embora a cor laranja em si não seja tão importante, é possível transmitir sensações muito específicas usando as convenções abaixo:


Significado da cor: conforto, diversão, conforto e diversão


Laranja, amarelo, vermelho, azul e verde


Significado das cores: sociabilidade


Laranja, amarelo, verde, azul e dourado


Significado da cor: alegria, prazer, deleite, prazer


Laranja, ouro, vermelho e verde


Significado da cor: conquista, conquista


Laranja, amarelo, roxo, vermelho, rosa




O significado da cor: contrastante, estranho, contrastante, estranho.


Laranja, roxo, rosa, cinza, marrom


O significado da cor: oh meu perfume, oh meu perfume


Laranja, verde, marrom e amarelo


Percepção e significado da cor roxa

psicologia da cor roxo


De todas as cores, 12% das mulheres e 9% dos homens disseram que o roxo era a cor menos valiosa. Por outro lado, 3% das mulheres e dos homens acham que essa é sua cor favorita.


psicologia roxa

psicologia roxa

De natureza misteriosa, o roxo é capaz de transmitir uma grande variedade de associações, muitas vezes opostas.


Por exemplo, o roxo está associado à tecnologia e ciência, ao passo que está associado à magia, astrologia e fantasia.


Historicamente, o roxo está intimamente associado ao poder e à nobreza.


Roxo não era considerado despretensioso ou modesto; Pelo contrário, o roxo é um sinal de extravagância.


Roxo também é a cor da vaidade, que, segundo o cristianismo, é considerado o mais nocivo dos sete pecados capitais.


Ele está atualmente associado ao movimento gay.


A cor roxa nas roupas se destaca, chama a atenção.


O roxo está intimamente relacionado aos desejos sexuais, especialmente quando combinado com o vermelho.


Por outro lado, o roxo também está associado à espiritualidade e à abstinência.


A psicologia da cor: um guia profissional avançado para combinações roxas

Preste atenção nos arranjos abaixo, combinações de cores muito interessantes com roxo:


O significado das flores: extravagância em extravagância


Roxo, Prata e Ouro


Significado das cores: Sintético


Roxo, prateado, rosa, dourado, laranja


Significado das cores: vaidade


Roxo, Rosa, Dourado, Amarelo, Laranja


Significado da cor: Original Original


Roxo, laranja, prata, ouro, rosa


Significado das cores: Não corresponde Não corresponde


Roxo, laranja e amarelo


Significado das cores: singular singular


Roxo, prateado, amarelo, laranja, preto


Percepção e significado da cor rosa

psicologia rosa


Doce e fofo, 3% das mulheres citaram o rosa como cor preferida, enquanto os homens tendem a não citá-lo nesta categoria.


Um ponto interessante é que a taxa de homens rejeitando o rosa diminuiu ao longo dos anos: 29% dos homens com menos de 25 anos consideram-na a cor menos valiosa. Após 50 anos, esse número cai para 7%.




psicologia da cor rosa

psicologia rosa

Como dissemos acima, o branco representa a objetividade e a leveza, e o vermelho representa a paixão. Assim, as cores que compõem o rosa são opostas.


Por isso, a rosa simboliza a união de força, razão, fogo, calma, atividade e negatividade.


Em outras palavras, o rosa está associado aos sentimentos e virtudes do ouro.


Mas o rosa não é apenas um meio-termo entre os dois. Pelo contrário, ele é uma grande personalidade por direito próprio, alguns sentimentos são descritos apenas em rosa com grande predominância de associações positivas como gentileza, polidez, charme e ternura.


No momento, o rosa, assim como o vermelho, está associado ao princípio feminino, mas com um toque de ternura vem do branco.


Mas nem sempre foi assim. Até o século 19, quando o vermelho era masculino e o branco era feminino, o rosa não tinha conotação de gênero e era usado tanto por homens quanto por mulheres nas roupas.


Quando o vermelho e o rosa entraram no mundo feminino, foi natural associar os homens à cor oposta: o azul. Então, como dissemos, o azul atualmente é masculino.


O rosa também é a cor dos doces. Doce e maduro, nenhuma cor combina bem com doces.


O cheiro dessa cor está associado ao cheiro de rosa, e também é doce.


Psicologia da cor: um guia avançado para combinações de cores rosa para profissionais

O rosa quase não tem traços negativos, mesmo quando combinado com outras cores. Veja as strings abaixo:




O significado das flores: ternura e ternura


Rosa, vermelho, branco, roxo, azul


O significado das flores: feminilidade, feminilidade


Rosa, vermelho, roxo e branco


O significado das cores: a magia da magia


Rosa, vermelho, verde, prata, azul


O significado das flores: ternura


Rosa, branco, amarelo, marrom e azul


Significado da cor: pequeno pequeno


Rosa, amarelo, branco e prata


Significado das cores: cortesia de


Rosa, prata, branco, cinza, verde


Significado das cores: Alergia


Rosa, roxo, branco, amarelo


Cores Significado: Candy Candy


Rosa, laranja, amarelo, vermelho, marrom


Significado das cores: barato ou barato


Rosa, laranja, cinza e marrom


Concepção e significado da cor do ouro

A psicologia da cor dourada


Muitas vezes referida como a cor da beleza e da riqueza, o ouro é a cor favorita de 1% das mulheres e não é encontrada nas preferências dos homens. Para 2% das mulheres e 3% dos homens pesquisados, o ouro era a cor de menor valor.


A psicologia da cor dourada

A psicologia da cor dourada

Embora a relação do ouro com a riqueza pareça bastante simples, é um ótimo exemplo de como o significado das flores pode ser cultural em primeiro lugar, por mais enraizado que possa ser.


É bem sabido que os nativos americanos, por exemplo, nunca associaram ouro com riqueza. Os índios americanos não usavam ouro no comércio, mas em cerimônias religiosas, por isso eram associados a divindades e magia.


Quem vê uma peça de ouro hoje em dia pode encontrar uma estranha associação entre metal e magia, mas apenas porque estamos rodeados de coisas brilhantes. Para muitos povos, o brilho era para as estrelas, como o sol e a lua, e para os metais, como prata e ouro.


De volta ao nosso mundo atual e ocidental, o ouro colorido está amplamente associado ao dinheiro e ao luxo, mas também à felicidade e à celebração, e talvez em parte ao legado de culturas que tiveram uma relação diferente com o ouro.


Em nossa cultura, tudo o que dá dinheiro é ouro. O famoso cantor tem uma "voz de ouro", e um talentoso jogador de futebol tem "pernas de ouro".


Isso se deve à forte associação entre ouro e dinheiro, bem como à sua associação com a felicidade.


Além disso, o ouro é considerado a cor da glória porque brilha como uma cor. O ouro também é a cor dos prêmios mais altos. O primeiro colocado nas Olimpíadas ganha uma medalha de ouro e a Copa do Mundo também é feita de ouro.


O ouro é considerada a cor da força e das virtudes que persistiram e se fortaleceram ao longo dos anos, como a lealdade, amizade, honestidade e confiança. Por isso, o ouro é a cor dos aniversários e dos chamados casamentos dourados.


O ouro é grande e pomposo. Coisas douradas chamam atenção para você.


Mas o ouro pode parecer remoto e inacessível, por isso deve ser usado com cautela no marketing.


A psicologia da cor: um guia avançado de combinações de cores douradas para profissionais

Veja como o ouro dá sensações muito diferentes de acordo com suas combinações e proporções com outras cores:




Significado da cor: felicidade, sorte, felicidade, sorte


Dourado, vermelho, verde, amarelo


O significado das flores: a beleza da beleza


Ouro, branco, vermelho e prata


Significado das flores: celebração do Eid


Ouro, prata, branco e preto


O significado das flores: orgulho, orgulho


Ouro, azul, vermelho, prata e branco


Significado da cor: luxo, luxo


Ouro, prata, vermelho, roxo, preto


Significado das cores: decoração de vitrine


Dourado, laranja, amarelo e roxo


Concepção e significado da cor prata

Psicologia da Prata


Apenas 1% dos homens mencionou o prata como sua cor favorita. Por outro lado, 2% dos homens e 1% das mulheres citaram-na como a cor menos lisonjeira.


Psicologia da Cor Prata

Psicologia da Prata

Como o ouro, em nossa cultura moderna, a cor da prata está diretamente relacionada ao metal precioso. Esta associação entre ouro e prata tem uma propriedade especial, pois a cor prata parece ter menos "valor".


Mas a prata colorida tem significados mais profundos que levam a isso.


O hadith tem um tom prateado, porque em comparação com o ouro não é pomposo e inseparável.


Silver é o mais rápido. Assim, a prata também é a cor do dinamismo e do esporte.

 


Embora a cor principal do luxo e do luxo seja o ouro, o prata também está presente nesses acordes.


De acordo com o simbolismo, enquanto o ouro representa um valor ideal, a prata representa o valor material.


A prata consiste apenas em cores frias - branco, azul e cinza - e, portanto, carrega essa frieza.


Por sua natureza introvertida, a prata também está presente no acordo da gentileza, considerada a forma mais fria de afeto. Por outro lado, ela tem moderação e elegância.


Além disso, a cor prateada está associada à ganância, que é o oposto de generosidade e simpatia.


A prata colorida está intimamente associada ao trabalho intelectual, incluindo ciência e precisão. Em comparação com o ouro, a prata representa melhor essas propriedades, pois o ouro tem uma aparência arrogante e penetrante.


A psicologia da cor: um guia profissional avançado para combinações de cores prateadas

Procure nos grupos abaixo alguns significados nos quais a cor do prata desempenha um papel fundamental:


Significado das cores: velocidade velocidade


Prateado, vermelho, amarelo e preto


Significado das cores: moderno.


Prateado, preto, branco, azul, laranja


Significado da cor: dinâmico dinâmico


Prateado, vermelho, azul e laranja


Concepção e significado da cor marrom

A psicologia do marrom


De todas as cores, o marrom é o mais rejeitado. Para se ter uma ideia, 17% das mulheres e 22% dos homens acham que marrom é sua cor menos favorita. Apenas 1% dos homens e mulheres classificaram como sua cor favorita. 


A psicologia da cor marrom

psicologia marrom

Na Idade Média, o marrom já era considerado uma cor feia, e seu uso nas roupas se limitava a pobres, camponeses, escravos, servos e mendigos.


Com essa rejeição, é fácil ver por que é difícil, senão impossível, encontrar qualquer peça, embalagem ou site com fundo marrom. Esta é a norma ... oh ouro.


Não é de se admirar que o marrom esteja amplamente associado a sentimentos e percepções negativas. Esta é a cor da preguiça e da demência.


Por outro lado, é interessante notar que o marrom é onipresente, mais comumente encontrado em móveis, joias e roupas. Isso porque a cor marrom está associada à natureza, tem um ambiente relaxante e, com uso moderado, pode passar despercebida.


Além disso, o marrom é a cor da terra e está associado à fertilidade e, portanto, à feminilidade.


Psicologia da cor: um guia profissional para combinações de cores marrons

Uma das cores mais negativas, o marrom, deve ser usada com extremo cuidado. Veja as associações abaixo:


Significado das cores: oh quente, oh quente


Marrom, verde, amarelo, azul, laranja


O significado das flores: outono outono


Marrom, dourado, laranja e amarelo


Significado da cor: antigo, antigo


marrom e cinza


O significado das cores: cuidado cuidado


Marrom, cinza, dourado, rosa


O significado das cores: estupidez, estupidez, estupidez.


Marrom, cinza, rosa e preto


Significado da cor: O foul, foul


Marrom, cinza, roxo, preto, rosa


Significado da cor: preguiçoso preguiçoso


Marrom, cinza, preto, roxo


Significado da cor: feio feio


Marrom, cinza, preto, roxo


Significado de flores: não afrodisíaco


Marrom, cinza, branco e verde


Significado da cor: O acres O acres


Marrom, cinza, verde, roxo


Significado das flores: insípido - insípido


Marrom, cinza, verde, roxo, preto


A percepção e o significado da cor cinza

psicologia Da Cor cinza


Apenas 1% dos homens mencionou o cinza como sua cor favorita e 13% achou que era a cor menos favorita. Enquanto isso, as mulheres não consideram sua cor favorita e 14% acham que é a cor que menos apreciam.


A psicologia do cinza

A psicologia do cinza

Do ponto de vista da psicologia das cores, o cinza não é nem quente nem frio. Não é mental nem físico. Ela não é mulher nem homem.


Não há nada decisivo no cinza, tudo é ambíguo.


Portanto, embora seja uma cor que combina bem com outras cores, o cinza em si é subestimado.


Cinza é a cor em que o branco nobre é turvo e o preto forte é fraco.


Quando o fogo para de queimar, o resto é chamado de "cinza".


Assim, o cinza é considerado a cor da velhice, da decadência, da fraqueza e também a cor que elimina a alegria da vida.


O carnaval termina na quarta-feira de cinzas.


Os dias chuvosos são cinzentos e estão negativamente associados às pessoas que vivem nas cidades. Para essas pessoas, o cinza é a cor do mau tempo.


O cinza também é considerado grosso e grosso.


Além disso, essa cor está associada a odores desagradáveis, como mofo e coisas em decomposição. Resumindo, o cinza não é muito saboroso.


Psicologia da cor: um guia profissional para combinações de cores de cinza

A combinação do cinza com outras cores pode criar sensações muito específicas, algumas das quais muito fortes. Observe os gráficos abaixo:


Significado das cores: insegurança


Cinza, amarelo, rosa, marrom, branco


Significado das cores: modéstia, modéstia


Cinza, branco, marrom e rosa


Significado das cores: insensibilidade, insensibilidade


Cinza, preto, branco, prata, marrom


Significado das cores: escritor de prosa escritor de prosa


cinza e marrom


Significado da cor: monótono monótono


Cinza, marrom e preto


O significado das cores: hostilidade, hostilidade


Cinza, preto e marrom


Então, você viu que há muito mais cores do que às vezes pensamos? O uso cuidadoso da cor pode ser fundamental para a criação de uma mensagem visual forte.


Uma marca que usa cores de forma inteligente pode transmitir significado e emoção em seu próprio logotipo, se quiser parecer preocupada com a natureza, pode usar verde, por exemplo, se quiser parecer sofisticada e sofisticada, pode escolher prata se quiser mostrar força ou Força ou paixão, você pode dar prioridade ao vermelho e assim por diante.


Na dúvida na hora de escolher uma cor para o seu tema, logotipo, produto, etc. Sempre peça a opinião de várias pessoas e nunca subestime o poder da cor.


Aproveite para se inscrever em nosso boletim informativo e desfrutar de nossas páginas de mídia social para que você não perca outras lições como esta!


E ajude-nos a melhorar nosso blog, compartilhando esta postagem com seus amigos e colegas! no dia seguinte!

 


Nota: Se você quiser se aprofundar, certifique-se de encomendar o livro de Eva Heller.









Postar um comentário











© Ver e Fazer. All rights reserved. Developed by Jago Desain