Google drive cheio Como resolver.







Discos cromáticos






Discos cromáticos


Glossário sobre a abreviação das cores


  • R – Red – Vermelho
  • B – Blue – Azul
  • Y – Yellow – Amarelo
  • G – Green – Verde
  • C – Cyan – Ciano – Azul celeste
  • M – Magent – Magenta – Púrpura
  • K – blacK – Preto

Discos coloridos, círculos ou esquemas de cores são maneiras de regular a percepção humana das cores. Existe um sistema de coleta de aditivos onde a cor é percebida diretamente da fonte de luz; Um sistema de agregação subtrativo no qual a cor é percebida a partir do reflexo da luz em uma superfície.


As cores primárias são o número mínimo de pigmentos dos quais todas as outras cores podem ser derivadas. Ou seja, as cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. As cores secundárias são aquelas criadas pela mistura de duas cores primárias. As cores terciárias ou intermediárias são cores obtidas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária. As cores complementares são as cores opostas na roda de cores. A cor de base sempre tem uma cor complementar. A cor secundária de azul (primária) é laranja (secundária). Cores semelhantes são aquelas próximas umas das outras na roda de cores.


O conhecimento desses conceitos e relacionamentos será útil como base para suas decisões ao projetar um negócio de comunicação visual.


Disco Fine Art Color - RBY


O círculo de cores usado nas artes visuais

Existem dois círculos de cores principais para a síntese subtrativa, cada um com suas próprias cores primárias separadas. A roda Oswald que você aprendeu na aula de desenho do colégio com giz de cera é chamada de roda Oswald e é a roda colorida usada para as belas artes mostradas acima.


A roda de cores clássica acima não tem base científica, é apenas uma convenção para facilitar o aprendizado. Vermelho, azul e amarelo são usados ​​como cores primárias, também conhecidas como RBY em inglês. Na pintura acadêmica clássica, outras cores poderiam teoricamente ser produzidas com esses pigmentos.


Disco de cores para indústria gráfica - CMY


Roda de cores CMY usada na indústria gráfica

Atualmente, a indústria gráfica usa o conhecido sistema industrial CMYK - ciano, magenta, amarelo e preto. O sistema é baseado nas cores básicas originalmente propostas por Goethe - ciano, magenta e amarelo - convertidas em CMY - ciano, magenta e amarelo - com a adição do preto K por razões práticas de economia e manobrabilidade. Como o preto é tão onipresente em trabalhos de impressão gráfica, ter apenas um canal preto não apenas acelera a impressão sem misturar as três cores primárias para obtê-lo, mas também o preserva naturalmente. Sem mencionar que o "preto" feito pela mistura de três cores CMY produz marrons escuros. Deve-se observar que a cor branca do papel é levada em consideração ao se aplicar o brilho ou a luz.


Disco de cor iluminada - RGB


Roda de cores RGB usada em monitores

Os sistemas aditivos são usados ​​principalmente na engenharia de iluminação, bem como em equipamentos eletrônicos de vídeo e visualização. Os RGB mais comumente usados ​​são vermelho, verde e azul.


Sombra ou brilho

Observe que os círculos de cores acima têm um matiz ou brilho da cor que vai do preto no centro dos círculos ao branco nas bordas. Essa gradação é muito utilizada em trabalhos de comunicação visual, por exemplo, em efeitos tonais, em composições com tons pastéis (tons claros) ou em composições com cores escuras (cores escuras).









Postar um comentário











© Ver e Fazer. All rights reserved. Developed by Jago Desain