Site de ideias criativas

Prova social: o que é e como usar - entenda o conceito e como ele pode ajudar sua empresa


Confira esse Prova social: o que é e como usar - entenda o conceito e como ele pode ajudar sua empresa para fazer em casa



 Prova social: o que é e como usar -  entenda o conceito e como ele pode ajudar sua empresa



Nossas decisões são sempre influenciadas por algo: recomendações de amigos, histórias na TV ou no seu portal favorito, postagens em redes sociais de pessoas influentes (Influencer), etc. Todos esses efeitos são chamados de prova social.


Veja também: Gatilhos mentais o que são e como eles podem te ajudar a vender mais

A prova social existe porque vivemos em uma sociedade. Todos ao seu redor e suas escolhas nos afetam. Principalmente no que diz respeito ao nosso comportamento e hábitos de consumo.

Muitas empresas já usaram isso em suas estratégias de marketing digital como forma de aumentar suas vendas e aumentar a receita.

Agora é sua vez de aprender a usar esta ferramenta - continue lendo conosco.


É hora de mergulhar neste conceito

A evidência social (prova social) é um fenômeno psicológico que se refere à dependência das pessoas das reações e ações dos outros para determinar o certo e o errado em uma determinada situação.

Esse conceito é tão antigo quanto o próprio marketing: depoimentos de pessoas que endossam produtos são uma das formas mais antigas de publicidade.

Mas, com a transformação digital e o surgimento das mídias sociais, o poder dos testes sociais aumentou porque essas análises são mais rápidas, fáceis e mais visíveis hoje.

Como resultado, empresas de todos os tamanhos estão percebendo que a influência é uma parte importante de sua presença digital.

Mas qual é a maneira correta de investigar isso? Isso é o que você verá na próxima seção.


Como aplicar a prova social em seu negócio

O primeiro passo é ter plena consciência de sua eficácia. Em seguida, encontre maneiras de aproveitar isso dentro das estratégias que você já está usando.

Um dos melhores motivos para motivar a prova social é apresentar um ótimo produto ao público.

porque? Porque o produto interessante é comprado por muitas pessoas que o referem a outras pessoas - e até escrevem sobre ele nas suas redes sociais.

Este é um bom exemplo de evidência orgânica porque surge naturalmente: sua empresa dá às pessoas apenas o que elas desejam e influencia as perspectivas futuras.

Outra opção é criar um bom conteúdo de marketing. Se você compartilha um artigo ou postagem com frequência, as pessoas começarão a incluir sua marca nas conversas sempre que discutirem seu setor. Conseqüentemente, sua empresa obtém uma classificação de autoridade, um especialista na área.

Se sua marca for constantemente mencionada de forma positiva, as pessoas presumirão que você é bom no que faz - e por que não tentar suas soluções?

Isso é prova social: dá a você status com base no sinal social.


Como usar redes sociais para gerar prova social

As pequenas e médias empresas podem ver seus negócios crescerem a níveis inimagináveis ​​ou completamente interrompidos por um teste social.

E como a mídia social é um canal influente para fornecer esse tipo de dados, você precisa saber como usá-lo em seu negócio.

Confira nossas dicas sobre as três principais fontes de prova social abaixo:


Instagram

Obter prova social por meio do Instagram é muito fácil: incentive as pessoas a compartilhar suas experiências com seus produtos online com uma hashtag personalizada que permite rastrear o conteúdo mais tarde.

Além dessa autenticação, sua empresa também tem uma fonte persistente de conteúdo para uso em suas próprias redes - basta pedir permissão para usar o feedback.

Se você praticar as interações certas nessas plataformas de mídia social, sua presença digital crescerá, criando um ciclo de prova social.


Foursquare

Muitas empresas perdem a oportunidade de impulsionar sua marca por meio de aplicativos de avaliação e opinião, como o Facebook Sign Up e o Foursquare.

A nova versão do aplicativo foca na descoberta pessoal para que as pessoas possam encontrar o melhor restaurante ou lavanderia em sua área.

As pessoas podem expressar suas opiniões, e a prova social é, em essência, diretamente para as empresas.

Para garantir que sua empresa obtenha uma boa prova social, crie seu perfil e certifique-se de editar seus comentários.

Em caso de sinal negativo, demonstre a qualidade do atendimento ao cliente com a resposta correta e mostre que sua empresa se preocupa com seus clientes.


Site de rede social do Facebook

Incentive as pessoas a deixarem seus comentários na área de comentários ou fazer check-in quando chegarem ao seu ponto de venda.

Isso evidencia a qualidade de seus serviços e os benefícios de se tornar um cliente ou parceiro de marca.

Você também pode hospedar essa área em seu site - converse com sua agência digital sobre essa possibilidade.


Como usar?

Há algumas coisas a se ter em mente antes de escolher o formato que você usará como sua prova social.


Primeiro, estratégias devem ser desenvolvidas para coletar essas evidências. Peça às pessoas que dêem sua opinião sobre sua empresa e aceite-a como parte de sua prática de pós-venda.


Em segundo lugar, sempre tome cuidado para não expor as fotos de seus clientes sem permissão. Não revele seu nome, fotos e outras informações sem permissão. Se não, basta usar as análises genéricas.


E em terceiro lugar, em nenhuma circunstância compre avaliações falsas ou falsas. Mais cedo ou mais tarde, a verdade aparecerá e você perderá toda a confiança que conquistou até agora.


Agora é só escolher os tipos de testes que você vai usar, as opções são diversas. Verificação:


Fornecimento de espaço para comentários em sites ou blogs;

encorajando clientes a compartilhar suas experiências;

usando pesquisas que calculam a média do que seus clientes encontram;

Veja histórias de sucesso.

Compartilhe os marcos de sua empresa.

Onde você usa?

A prova social, quando usada corretamente, pode aumentar as vendas e as conversões. Mas, para atingir esse objetivo, é importante conhecer seu campo de atuação e seu público-alvo.


As possibilidades de trabalhar com prova social são inúmeras. Destacamos algumas ideias para ajudá-lo a eliminar os planos:


redes sociais

Como muitos clientes expressam suas opiniões por meio das mídias sociais, esses canais podem oferecer boas oportunidades de se beneficiar de depoimentos.


Você pode trabalhar com vídeos que falam sobre as experiências do usuário, compartilhar histórias em que os clientes falam sobre sua marca ou até mesmo fotos com depoimentos.


Um bom exemplo na prática é a ação do Nubank no Dia dos Namorados, onde postou no perfil do Twitter os dados que recebeu sobre diversos itens de rua de São Paulo.



páginas de destino

Se sua empresa deseja aumentar sua base de leads, use redes de segurança social nas páginas de destino. Essa pode ser uma boa tática para dar aquele pequeno empurrão que faltava quando o usuário inseriu seus dados.


Emails de marketing

Outra forma de usar a prova social que não é convencional, mas pode produzir bons resultados, é por meio do email marketing.


Uma dica é reservar um dia em seu calendário de fotografia para compartilhar um depoimento ou história de um de seus clientes.


Locais

Trabalhe com trechos de prova social em páginas onde os usuários tomam uma decisão, seja uma compra ou uma conversão.


Outra ideia interessante é trabalhar com a guia Casos de Sucesso e concentrar nela todas as informações relevantes para os leitores.


a parceria

Parceiro - pago ou não - com pessoas que têm um nome forte no seu mercado. A opinião de laços fortes evidencia o desejo de muitos, mas poucos o têm. Não é surpreendente que muitas empresas estejam investindo em influenciadores digitais.


conclusão

Quando você coloca em prática o conselho que dei neste artigo, é mais provável que seus clientes comecem a vender para você.


Simplesmente porque a prova social é a melhor coisa que você precisa para convencer seus clientes em potencial, que tendem a confiar nas opiniões de outras pessoas que já testaram e aprovaram seu produto ou serviço.


Aqui, mostrei o que é a prova social, como funciona e quais fatores determinam o quanto ela influencia sua decisão geral, bem como como divulgar essa prova social e incorporá-la em sua estratégia de marketing digital.


Como fazer com que os clientes dêem feedback sobre sua marca, conte uma boa história, coloque um selo de teste nas mídias sociais e até mesmo compartilhe os marcos de sua empresa.


Você até viu que tipos de provas sociais pode usar em seu negócio e quais os benefícios que podem trazer.


Agora que você conhece todos os benefícios, tipos e formas de usar a prova social, basta colocá-la em prática!


Você já está usando alguma prova social? Qual? Deixe seu comentários.











Crédito nas imagens

Gostou do Prova social: o que é e como usar - entenda o conceito e como ele pode ajudar sua empresa Compartilhe com seus amigos.

Deixe seu comentario

/ / /