Dia mundial da Consciencialização do Autismo ( World Autism Awareness Day)

 Dia mundial da Consciencialização do Autismo ( World Autism Awareness Day)



O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril, data fixada pela Organização das Nações Unidas (ONU).


O objetivo está ligado à necessidade de educar a população mundial sobre o autismo.



O que é autismo?

De acordo com o Manual Diagnóstico de Saúde Mental (DSM 5), os critérios diagnósticos atuais (DSM 5) definem o transtorno do espectro do autismo (TEA) como um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por déficits em três áreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e comportamento. Afeta o processamento de informações no cérebro, alterando a maneira como os neurônios e as sinapses são organizados. No entanto, como esse processo ocorre no nível cerebral ainda não é bem compreendido.


Como é diagnosticado uma pessoa autista?


As características primárias do transtorno do espectro do autismo são a presença de desenvolvimento anormal ou significativamente prejudicado de interação social e comunicação e uma gama marcadamente limitada de atividades e interesses. As manifestações desse transtorno variam muito, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica da criança. (Lima, 2012)


Sinais de aviso


  • Interação social
  • contato visual reduzido ou ausente;
  • muitas vezes não responde ao nome;
  • tem dificuldade em se expressar por meio de expressões faciais, postura corporal e/ou gestos;
  • Tem dificuldade em se relacionar com colegas e adultos, e muitas vezes é distante;
  • tem dificuldade em expressar e compreender sentimentos;
  • Não compartilhe prazeres, objetivos ou interesses.


comunicação

apresenta atraso ou ausência completa no desenvolvimento da linguagem oral e não tenta compensar a comunicação não verbal por meio de gestos (por exemplo, apontar, despedir-se);

tem problemas para iniciar ou manter uma conversa;

Tem dificuldade em explorar ativamente novos jogos, focando em um único objeto;

Repete palavras ou frases ditas (eco).

 


comportamento

padrão de interesses repetitivo e estereotipado (por exemplo, sempre colocando shows em sequência);

tem dificuldade em aceitar mudanças de rotina;

Tem estereótipos motores (por exemplo, tremores frequentes e repetitivos das mãos, rotação das mãos ou dedos, pontas dos dedos dos pés).

 

O que devo fazer para ajudar meu filho a superar as dificuldades?


O transtorno do espectro do autismo é diagnosticado por um pediatra de desenvolvimento. No entanto, os vários sinais de alerta mencionados acima podem indicar que o desenvolvimento não está indo bem. A avaliação e a intervenção precoce na fonoaudiologia visam aprimorar as habilidades de comunicação e ensinar a criança a se comunicar. O objetivo é que a criança seja capaz de generalizar as habilidades de comunicação adquiridas, utilizando uma forma de comunicação funcional. Ao mesmo tempo, dependendo das dificuldades da criança, pode ser necessário estimular outras áreas, como linguagem, fala e motilidade oral e facial.


O desenvolvimento destas competências permite a aquisição de competências em retardar e suprimir as fragilidades apresentadas.

AbrirFecharComentário