Chatbot: Como a inteligência artificial pode melhorar meu negócio?

0

 



 O que é automação robótica de processos?

Robotic Process Automation (RPA) é o uso de bots de software para automatizar tarefas rotineiras e altamente repetitivas, normalmente executadas por trabalhadores em sua organização. 



Foto: Freepik


Chatbot: Como a inteligência artificial pode melhorar meu negócio?

Você Pensa que apenas grandes empresas (por exemplo, Magazine Luiza - Lu e Apple - Siri) podem usar IA, como um chatbot? Bem, este pensamento está errado.



Afinal, por exemplo, por mais modesto que seja o site de uma empresa, raramente encontramos um bot que ajude a automatizar o atendimento ao cliente, concorda?


Atualmente, muitas organizações (de todos os setores) estão apostando nessa tecnologia. Afinal, é uma opção econômica que traz uma série de benefícios.


No entanto, se você não domina o assunto, não se preocupe. Venha conosco e veja como a IA pode ajudar a impulsionar os negócios da sua empresa. Boa leitura!


O que é um chatbot?

O Chatbot é um programa de computador que simula uma conversa entre um funcionário da sua empresa e um cliente.


Por exemplo, vamos imaginar que seu cliente entrou no site da sua empresa e existe uma área com uma caixa de bate-papo automatizada.


Assim, o cliente apenas clica e começa a conversar com o bot, o que ajuda a resolver o problema do consumidor em tempo real. Dessa forma, ele se comunica e interage com seu cliente por meio de mensagens de texto automatizadas.


Tudo isso acontece graças à inteligência artificial. Portanto, ao apostar nessa tecnologia, você aumenta a eficiência do atendimento e, claro, melhora (muito) o setor de atendimento ao cliente.


Como funciona um chatbot?

O chatbot lê a mensagem do usuário, processa as informações e responde em linguagem natural e humana.


Desta forma, um chatbot pode ser categorizado como um call center ativo, onde a conversa se dá através do chat (como o nome indica), no chat.


Assim, de forma inteligente, identifica as principais palavras-chave da conversa e fornece uma resposta coerente a partir dos dados coletados.


Para isso, é criado um banco de dados com uma série de perguntas e respostas frequentes de seus clientes. Assim, é possível gravar links, criar seu próprio vocabulário, entre outras coisas.


Todo esse conteúdo é integrado ao sistema, para que o bot possa orientar o cliente a resolver seu problema.


Por isso, um dos maiores segredos da comunicação eficaz com bots é investir em um bom software e preparar um amplo leque de respostas.


De fato, existem vários tipos de chatbots, então escolher o melhor se torna imperativo. Afinal, quanto mais inteligente for esse processo, mais rápido você poderá atender e reter clientes.


Afinal, vamos encarar: de nada adianta ter um chatbot se ele não resolver o sofrimento do cliente, concorda?


Assim, você tem o efeito contrário: ao invés de o cliente ficar feliz em resolver seu problema, ele fica irritado e pode prejudicar o seu negócio – o que é extremamente prejudicial para o crescimento do negócio.


Quais são os benefícios de investir em um chatbot?

Investir em um chatbot não traz nada além de benefícios para sua empresa. Conheça os mais importantes:

Melhora o tempo da equipe: a dor do cliente já foi resolvida pelo robô; Assim, a equipe tem muito tempo para se dedicar às tarefas estratégicas;

Fidelização do cliente: após resolver seu problema na primeira interação com a empresa, o consumidor fica feliz e se torna um promotor do seu negócio;

Promove um Atendimento Mais Fácil: O atendimento da sua empresa se torna mais rápido, fácil, dinâmico e eficiente;

Crie um atendimento personalizado: você configura o bot para atender seu cliente de forma personalizada, garantindo um atendimento diferenciado e eficiente;

Humanize sua marca: você pode configurar e selecionar a melhor linguagem de bot; Assim, você promove um atendimento mais humano e mais próximo do cliente.

Como a experiência do cliente pode ser melhorada com um chatbot de RPA integrado?

Se você deseja profissionalizar ainda mais sua marca, integrar a tecnologia RPA com um chatbot é uma alternativa interessante.


Afinal, isso permite que você melhore de forma mais eficaz as interações de seus clientes com sua empresa.


Para entender melhor, vejamos um exemplo: Imagine que seu cliente precisa de um comprovante de pagamento duplicado, pois esqueceu de pagar no dia certo e agora precisa atualizá-lo com juros.


Dessa forma, ele se comunica com sua empresa por meio de um chatbot. Se você tiver um bot simples, ele responderá perguntas de maneira geral, como:


Entre em contato com a empresa para solicitar um ticket atualizado;

entender o que fazer em casos de vencimento do bilhete; ou

Pague suas dívidas com o PIX.

No entanto, se o bot estiver integrado ao sistema RPA, esse serviço se torna muito mais simples. Afinal, o próprio bot pode entrar no sistema, atualizar o ticket e enviar seu arquivo PDF, por meio da mesma caixa de chat.


Desta forma, o cliente pode realmente baixar seu bilhete atualizado e pagar de acordo com suas preferências.


serrar? Integrar um chatbot em um sistema robótico de automação de processos é uma ideia interessante pelos seguintes motivos:


melhorar o serviço

Melhora o relacionamento com os clientes.

mais fácil reter o consumidor;

melhora a rotina da sua equipe (que não precisa perder tempo resolvendo um problema do consumidor);

E muito mais.

Lembre-se, o bilhete foi apenas um exemplo. Existem infinitas possibilidades quando você atualiza o nível de inteligência artificial em seu negócio.


Além disso, existe a possibilidade de melhorar a estratégia do chatbot de acordo com suas reais necessidades. Desta forma, a IA contribui muito para melhorar o seu negócio.


Gostou de aprender como a inteligência artificial, por meio de chatbots, pode potencializar o seu negócio?


Se sim, aproveite este conteúdo e compartilhe em suas redes sociais e marque seus amigos que são empreendedores, que também podem se interessar por este conteúdo, estamos prontos para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Contacte-nos para mais informações!


Tags

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)


#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ver
Accept !