Traços, sons, cores e formas: Como trabalhar esse campo de experiência em sala de aula?
Códigos da BNCC traços sons cores e formas
Foto:FreepikComo funcionam os traços, sons, cores e formas na educação infantil?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil propõe cinco áreas de atuação essenciais à formação das crianças, sendo a terceira área englobando efeitos, sons, cores e formas. Como o documento da BNCC é recente, muitos professores têm dúvidas sobre como abordar esses elementos com os alunos.
No entanto, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos explicar um pouco sobre a BNCC e fazer sugestões para lidar com a terceira área de atuação. monitorando!
O que é BNCC?
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que descreve as aprendizagens que os alunos devem desenvolver na educação infantil, ensino fundamental e médio. A proposta se baseia no artigo 9º da Lei de Diretrizes e Fundamentos da Educação, que determina que os órgãos públicos federais sejam responsáveis por estabelecer a educação básica comum.
A elaboração da BNCC começou em 2015, quando 116 especialistas indicados pelas administrações estaduais e municipais analisaram os currículos utilizados nas escolas de todo o país. Entre 2015 e 2016, foi realizada uma consulta pública sobre o projeto, permitindo a participação dos moradores. A iniciativa resultou no envio de 12 milhões de sugestões ao Ministério da Educação.
No ano seguinte, o documento foi aprovado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e reconhecido pelo MEC. A intenção é que, até 2020, o currículo e as parcerias público-privadas (projetos de política educacional) para escolas públicas e privadas sejam revistos. Os processos de paráfrase também são planejados na formação de professores, materiais instrucionais e sistemas de avaliação.
Quais são as áreas de atuação?
Efeitos, sons, cores e formas na educação infantil.
A BNCC identifica cinco áreas de atuação para a educação infantil, que descrevem as habilidades e valores que as crianças devem adquirir aos cinco anos de idade. Cada área traz objetivos de aprendizagem divididos por faixa etária, o que auxilia o professor a planejar as atividades com os alunos.
As áreas de atuação propostas pela BNCC são:
Eu, o Outro e Nós: Este campo busca estabelecer diretrizes para que a criança construa a subjetividade e o outro, e compreenda os elementos que compõem sua personalidade, os grupos a que pertence e sua relação com o professor e colegas.
Corpo, Gestos e Movimentos: Ajude os jovens a se posicionarem no espaço e compreenderem os limites do próprio corpo. Aqui, o professor pode sugerir práticas como jogos, apresentações teatrais e danças.
Efeitos, sons, cores e formas: Este campo visa estimular a comunicação com diferentes formas de arte e o desenvolvimento da percepção estética. Valoriza a análise e produção de música, desenhos, pinturas e esculturas, entre outros meios de expressão.
Ouvir, Falar, Pensar e Imaginar: O foco está na linguagem verbal, escrita e falada. Para tanto, estimula-se a comunicação entre os alunos e a leitura e a escrita, para retratar situações cotidianas e representar as histórias criadas pelas crianças.
Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações: O aprendizado nesta área desenvolve nos alunos a ideia de lugar, incluindo corpo, objetos, ambiente, tempo (físico, histórico e temporal) e volumes, além de mostrar as transformações esses conceitos vivenciaram e as relações entre eles.
Como funcionam os efeitos, sons, cores e formas?
A área de especialização “efeitos, sons, cores e formas” proporciona aprendizagens que ajudarão as crianças a adquirir sensibilidade artística. O desenvolvimento dessa percepção desde a infância influenciará a criatividade, a comunicação e a expressão que uma criança pequena exibirá ao longo da vida.
O professor pode atuar na terceira área de atuação, incentivando o contato com obras de arte nacionais e internacionais e permitindo que as crianças aprendam sobre representações de realidades diferentes da sua. Aqui estão algumas sugestões mais detalhadas.
Recursos
Uma forma de ajudar os jovens a desenvolver uma consciência estética é incentivar atividades que incluam desenhos de diferentes cores, tamanhos e instrumentos de escrita. Uma dica é estimular o aluno a ser criativo e deixá-lo livre para pintar com materiais não tradicionais.
sons
Ao se conectar com diferentes sons e gêneros musicais, as crianças entendem melhor os ambientes em que são introduzidas. Por isso, é interessante estimular os alunos a identificar e produzir sons através de jogos, danças e canções tradicionais.
Cores
Desenhos, pinturas e colagens são formas de unir crianças e cores. Aqui, é importante realizar atividades que promovam um clima de diversão e interação entre os alunos, como desenhar um cartão de grupo ou decorar a sala de aula com os colegas.
Formas
Desenhos, colagens e esculturas ajudam os alunos a entender as formas que os cercam. Para melhorar ainda mais essa percepção, é possível estimular as crianças a interpretar artisticamente as coisas em sala de aula.
Gostou das nossas sugestões? Ao sugerir uma atividade para seus alunos, é muito importante tentar trabalhar várias habilidades simultaneamente, incluindo mais de uma área de atuação na mesma tarefa.
Você tem outras ideias para trabalhar com traços, sons, cores e formas no jardim de infância? Deixe aqui nos comentários!
Boa aula e até mais tarde!