Google drive cheio Como resolver.

Dicas para remover manchas de roupas


Mofo, molho de tomate, vinho, café, graxa, tinta, ferrugem. Existem vários tipos de manchas às quais as roupas são suscetíveis. Por si só, o uso diário expõe as roupas a possíveis manchas, incluindo transpiração.


 A boa notícia é que existem várias estratégias eficazes de remoção de manchas, afinal ninguém merece ter manchas na roupa, certo?



As manchas reduzem a aparência dos produtos e os tornam indisciplinados. Nos casos mais graves, dependendo do tipo, localização e tamanho da mancha, é quase impossível usar roupas. Para evitar que isso aconteça, preparamos algumas ótimas dicas para remover manchas de roupas. Confira:

Veja algumas dicas para remover manchas de roupas de modo simples fácil e rápido.


1- Remova a mancha da roupa imediatamente

Quanto mais seca a mancha, mais difícil é removê-la. Portanto, é muito importante removê-lo o mais rápido possível. Você obteve líquido, tinta ou resíduo de comida da peça? Corra para limpar - é claro, se a situação permitir. Se sua roupa ficou manchada de vinho no meio de um jantar romântico, não há necessidade de lavá-la imediatamente, certo?


2 - Limpe a mancha com muita calma e paciência.

Parece paradoxal, mas para tirar manchas da roupa a limpeza deve ser feita de imediato, requer calma, porque a pressa costuma ser inimiga da perfeição. Portanto, o conselho é esperar que os produtos de limpeza sejam ativados até que a mancha desapareça. Além disso, não desanime quando esfregar. Movimentos repetitivos e suaves mantêm a integridade do tecido.


3 - Não lave roupas que estejam manchadas com outras roupas.

Colocar as roupas na máquina de lavar, estejam ou não sujas, pode parecer uma solução rápida e prática. Na verdade, a lavagem aleatória em uma máquina de lavar proporciona facilidade de manobra e praticidade, porém, se houver partes pintadas no meio, o estado das manchas pode piorar. O ideal é remover a mancha primeiro e, em seguida, forrar a roupa com outras peças de tonalidade semelhante para lavá-la naturalmente.


4- Leve em consideração o tipo de tecido ao lavar

Tão ruins quanto roupas sujas, são roupas desbotadas. Dependendo do método de limpeza e do produto usado no tecido, a mancha pode ter sumido, mas a cor da roupa também terá sumido. Para evitar que isso aconteça com suas roupas, preste atenção ao material das roupas. Leia as instruções de lavagem no rótulo e lembre-se que nem todos os tecidos podem ser tratados com água sanitária.


 

5 – Aposte em sabão líquido como produto curinga

Um produto que ajuda a remover praticamente todos os tipos de manchas é o sabão líquido. Ele é melhor do que os alvejantes em pó, que geralmente são agressivos e podem danificar as roupas. Se alguma roupa manchar, aplique sabão líquido concentrado apenas sobre a mancha. Deixe o produto agir por 5 minutos e depois esfregue suavemente. É importante que você não deixe o produto secar, pois o sabão descolore o tecido.


6 – Deixe a roupa de molho por pouco tempo

No caso de manchas mais intensas, colocar as roupas de molho é uma alternativa. No entanto, deixar as roupas submersas em água pode facilitar a remoção das manchas. Mas, cuidado: se elas permanecerem assim por muito tempo, a sujeira concentrada pode contaminar a água e encardir o tecido.


7 – Utilize soluções caseiras para tirar manchas das roupas

Você sabia que algumas soluções caseiras podem remover por completo as manchas? Manchas de ferrugem, por exemplo, saem com suco de limão. A mistura de bicarbonato de sódio, com vinagre branco e água morna também é uma solução poderosa para dar adeus às manchas. Vale a pena testar!


8 – Use produtos específicos para cada tipo de mancha


Cada tipo de mancha requer um tipo de limpeza. Para limpar mancha de caneta esferográfica, por exemplo, use detergente. Manchas de molho de tomate e suco de uva, por sua vez, pedem limpeza com sabão líquido. Já as manchas de mofo podem ser tiradas com álcool líquido, água sanitária ou produtos de limpeza pesada. O sal ajuda a tirar mancha de ferrugem, leite quente remove manchas de fruta, talco ameniza as manchas de gordura e óleo de amêndoas ajuda a retirar as manchas de graxa. Viu quantas possibilidades?


9 – Lave a peça com água morna

A temperatura mais elevada da água tem um efeito emoliente, ou seja, ela amolece a mancha e torna a sujeira mais fácil de ser removida. Prefira a água morna à quente, pois a temperatura elevada demais pode danificar as fibras do tecido e, até mesmo, alterar a cor da sua roupa.


10 – Repita o processo de limpeza quantas vezes forem necessárias

Nem sempre você vai obter sucesso na primeira tentativa de limpeza. Se a mancha persistir, não desista também. Paciência e insistência são fundamentais para quem deseja ter a roupa novinha em folha e livre das manchas. Aos poucos, a marca/sujeira vai ficando mais suave, até que ela se apague de vez. Caso queira, experimente estratégias diferentes de limpeza a cada tentativa.


11 – Busque ajuda especializada quando for preciso

Se a mancha de vinho, café, suor, mofo, ferrugem, dentre outros, estiver grudada na cortina ou sofá, o mais recomendado é recorrer à limpeza especializada. Profissionais competentes utilizarão produtos que não trarão danos ao seu estofado ou tecidos da cortina. Fica a dica!


12 – Lembre-se de que prevenir é melhor do que remediar

Melhor do que limpar as manchas das roupas, é evitar que elas se formem. Prevenir a formação de manchas preservará suas peças de vestuário e fazer com que você ganhe tempo na sua rotina.


Adote práticas como fazer as refeições com calma, lavar as roupas de cores diferentes separadamente, não guardar roupas usadas junto com roupas limpas, evitar comer no sofá, utilizar bons produtos na lavagem, impermeabilizar estofados, etc.


E aí, você gostou das nossas dicas para tirar manchas das roupas? Conhece outro truque de limpeza de manchas? Comente! Ah, e se você curtiu esse artigo, possivelmente vai gostar de saber um pouco mais sobre a limpeza de carpetes. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!






Postar um comentário







© Ver e Fazer. All rights reserved. Developed by Jago Desain