O que é imposto de renda? - Ver e Fazer

Site de ideias criativas



O que é imposto de renda?


Confira esse O que é imposto de renda? para fazer em casa

 O que é imposto de renda?



uma introdução

Todo começo de ano é igual: o brasileiro tem varias duvidas sobre o imposto de renda e se pergunta como fazer a tão chamada declaração de imposto de Renda IR


Grande parte da população costuma ter muita desconfiança e confusão ao se declarar, o que pode resultar em multa por não cumprimento de prazos ou até mesmo ser pego em uma pequena rede por propaganda incorreta.


Quer esclarecer todas as suas dúvidas e entender o Imposto de Renda de uma vez por todas? Continue lendo este artigo e descubra como acompanhar o IRS.


O que é imposto de renda?

O imposto de renda é um imposto de renda federal, ou seja, um imposto sobre tudo o que um cidadão ganha. O IR foi criado no Brasil em 1922 e permite que o governo acompanhe a evolução dos ativos brasileiros (como carro, casa, imóvel e outros bens adquiridos), por isso é fundamental informar ao fisco os lucros obtidos durante o ano. ...


O IRS geralmente retém uma parte da receita por um ano, e a declaração de imposto também serve como prova desses pagamentos, confirmando a inexistência de violações.


Como funciona o imposto de renda brasileiro

O que é imposto de renda? Alguém que faz matemática


Na declaração de imposto de renda, cada contribuinte deve indicar suas receitas e despesas com serviços do ano anterior.


Existe um RI para pessoas físicas e jurídicas. Neste caso, o imposto de renda é o seguinte:


Pessoa Física (IRPF) tem como foco a renda e a renda dos contribuintes que residem no país, ou que residem no exterior e recebem de fontes no Brasil.

A pessoa jurídica (IRPJ) é destinada a empresas brasileiras e a alíquota aplicável se aplica aos lucros. A alíquota para esse tipo de imposto de renda é de 15% sobre o lucro apurado, com acréscimo de 10% sobre a parcela do lucro que ultrapassar R $ 20.000 por mês.

Declaração de imposto simplificada ou completa

No momento da apresentação da demonstração de resultados, dois formulários estão disponíveis. O contribuinte pode escolher uma declaração simplificada ou completa.


A declaração de imposto simplificada contém uma dedução padrão de 20% sobre o lucro tributável. Este desconto cobre os descontos legais incluídos no formulário completo. Mas atenção, esse desconto tem uma receita máxima, ou seja, esse modelo simplificado é mais adequado para quem não teve muita despesa no ano anterior ao anúncio.


A liberação total é recomendada para aqueles que incorreram em grandes despesas, especialmente com dependentes e problemas de saúde. Esses custos podem levar a uma redução adicional no valor final do desconto para receitas independentes.


Tal como acontece com o modelo simplificado, as deduções da declaração de imposto integral estão sujeitas a restrições. Por exemplo, em 2020, os dados eram:


Dependentes: Até o máximo de R $ 2.275,08 para cada dependente


Educação: até R $ 3.561,50 por dependente


Despesas médicas: Sem limites.


Quem precisa pagar IR

O que é imposto de renda? Uma mulher usando um laptop


Existem vários critérios que distinguem uma pessoa que deve declarar o imposto de renda. Se o imposto não for declarado, pode ser aplicada uma multa.


Veja os critérios abaixo:


Renda: Se o seu salário anual for superior a R $ 28.559,70. Ou se seu retorno anual sobre o investimento ultrapassar R $ 40.000.

Atividades Rurais: Se sua renda total é superior a R $ 142.798,50, ou se você cultiva soja e vende gado.

Ganhos de Capital e Transações de Câmbio: Se uma pessoa adquiriu capital durante o ano com a venda de ativos ou direitos tributáveis, ou realiza transações em bolsas de valores, comércio de mercadorias, contratos futuros, etc., deve declarar isso ao RI.

Bens e Direitos: Titularidade ou posse até o último dia do ano sobre bens ou direitos, inclusive terras nuas, em valor total superior a R $ 300.000.

Status de residente brasileiro: se durante o ano o cidadão se tornar residente no Brasil e assim permanecer até o final do ano.

Imposto de renda sobre ações

Qualquer movimento na bolsa de valores deve ser anunciado. O contribuinte deve arrecadar notas fiscais de corretagem por suas transações durante o ano.


O investidor deve baixar seus documentos de movimentação e calcular o valor gasto na compra e venda dos ativos. Depois de atingir esse resultado, ele deve calcular quanto de imposto deve pagar.


A alíquota para transações regulares em ações e outros ativos de renda variável é de 15% do imposto de renda sobre os lucros dessa transação. No caso de day trading e fundos de investimento imobiliário a taxa é de 20%.


Como declarar o imposto de renda

O que é imposto de renda? Declaração de receita do orçamento federal


A declaração de imposto de renda completa é preenchida online e enviada por meio de um programa ou aplicativo da FTA.


Leia as instruções para enviar sua declaração de impostos.


1. Reúna todos os documentos necessários.

Certifique-se de ter todos os recibos, recibos e documentos de identidade com você.


Esses documentos servem como confirmação do recebimento da receita, do pagamento do imposto e da confirmação do pagamento durante o ano.


Divida suas declarações de renda e documentos abaixo:


Comprovante de trabalho (no caso de emprego formal em qualquer período do ano anterior);

Recibos bancários

Retorno sobre o investimento

Cartão de identidade, SPS, recenseamento eleitoral;

Comprovante de apresentação da declaração de imposto de renda do ano anterior - somente se esta não for sua primeira declaração de imposto de renda;

Comprovante de consulta médica - se houver despesas com consultas médicas, psiquiatras, atendimento médico etc .;

Confirmação de pagamento da faculdade;

Prova de ativos e investimentos.

2. Baixe o software ou aplicativo IRS.

Baixe o programa de imposto de renda ou baixe o aplicativo para começar a preencher sua declaração de imposto de renda.


3. Escolha uma declaração completa ou simplificada.

Neste ponto, você deve escolher entre uma declaração simplificada e um anúncio completo. Um relatório de IR simplificado é recomendado para a maioria das pessoas.


4. Preencha todas as informações de acordo com sua renda.

Preste atenção especial a esta etapa, se você preencher incorretamente, uma pessoa pode cair na malha fina.


Preencha todas as informações para seus detalhes e certifique-se de que não haja diferenças.


Como funciona a recuperação do imposto de renda?

Quando o IRS percebe que uma pessoa pagou mais impostos do que deveria, eles reembolsam o imposto de renda. Assim, recupera parte do valor que lhe foi entregue no final do ano em que foi anunciado.


Normalmente, um contribuinte que declara um IR antecipadamente receberá um reembolso com prioridade especificada.


Descubra nosso treinamento exclusivo Day Trade

conclusão

Como vimos neste artigo, o imposto de renda não é uma coisa com sete cabeças, mas deve ser anunciado com precisão e cuidado.


O gerenciamento de documentos e o controle de aluguéis são o primeiro passo para uma declaração de imposto de renda de sucesso.


Se você quiser mais conselhos e conselhos sobre finanças e mercado de ações, escreva na nossa página do Facebook e no Instagram e assine o nosso blog. Fique por dentro de nossas atualizações e conheça cada vez mais o mercado.

 Home / Daytrade, Educação Financeira, Swing Trade / O que é Imposto de Renda?

 

Continue aprendendo sobre como investir em outros artigos em nosso blog:

Investimentos inteligentes: como ter sucesso em seus negócios

Treinamento de trader profissional: vale a pena?

Como Ganhar Dinheiro com Ações: Aprenda 5 Maneiras de Ter Sucesso





Gostou do O que é imposto de renda? Compartilhe com seus amigos.

Deixe seu comentario

/ / /