Taquigrafia Alfabeto: O que é e como é feito? - Ver e Fazer Taquigrafia Alfabeto: O que é e como é feito? | Ver e Fazer

Taquigrafia Alfabeto: O que é e como é feito?

   O que é taquigrafia e como é feito?  Homenagem do Dia da Taquigrafo - 3 de maio Você já tentou escrever tudo o que uma pessoa diz, mas nã...




Veja Taquigrafia Alfabeto: O que é e como é feito?

 

 O que é taquigrafia e como é feito?

  •  Homenagem do Dia da Taquigrafo - 3 de maio



Você já tentou escrever tudo o que uma pessoa diz, mas não conseguiu porque ela fala muito rápido? Bem, isso é exatamente o que é taquigrafia. Esse tipo de escrita, projetada para ter a mesma velocidade da fala, usa símbolos especiais para registrar o diálogo. Como o segredo é escrever tudo rapidamente, as taquigrafias não são baseadas em letras, mas em fonemas. Se você não pulou todas as aulas de gramática, vai lembrar que os fonemas são os sons das sílabas de cada palavra. Você também não esqueceu que "sa" e "ça" têm o mesmo som e, portanto, o mesmo som, certo? Já que a taquigrafia usa sinais para representar sons básicos e outros para indicar vogais (no diagrama abaixo, damos um exemplo de como essa técnica funciona). Como cada idioma tem sons diferentes, cada idioma precisa desenvolver um tipo diferente de taquigrafia. No Brasil, o método mais popular foi criado em 1926 pelo estudante de medicina Oscar Light Alves, que utilizou formas geométricas para representar fonemas - todos os signos gráficos que ele criou são muito mais simples do que as letras que estamos acostumados. A essa altura, você deve estar se perguntando: se todos tivessem um gravador, quem ainda usaria essa tecnologia? Taquigrafistas vivem em tribunais e testemunham em julgamentos, por exemplo. É uma profissão difícil, mas promissora: um bom escritor, que consegue escrever rapidamente no mesmo tempo que um diálogo normal, pode ganhar cerca de 3 mil reais por mês.


Os símbolos da linguagem de sinais que representam os fonemas ajudam a gravar o diálogo muito rapidamente

1. A base da taquigrafia é escrever palavras rapidamente. Portanto, esta técnica utiliza símbolos simples para representar sons (sons silábicos) e vogais. Para um taquígrafo, o primeiro passo é descobrir uma tabela dos símbolos fonêmicos mais comuns, com base na memorização.


2. O próximo passo é juntar os códigos sonoros para gerar as palavras. Para simplificar, sons semelhantes como "ce" e "ze" têm o mesmo símbolo. Em nosso exemplo, escrevemos a palavra "hoje", que é um cruzamento entre a vogal "o" com o som "je", representado pelos símbolos abaixo


3. Depois de memorizar os símbolos-chave e aprender a combiná-los, você pode começar a gravar palavras usando taquigrafia. Na época, o que importa é acertar o som, não a grafia correta das palavras. Uma mensagem curta como esta em um pedaço de papel


4. A última etapa é a "tradução" do atalho. Utilizando a tabela de símbolos, a estenógrafa traduz a mensagem para o português - desta vez, atentando para as regras, escolhendo o conjunto de caracteres correto para cada símbolo. Só para matar a curiosidade, a frase curta do exemplo é a seguinte: "Hoje, de acordo com o entendimento do telefone, permitimos que repórter X em nossas instalações entreviste técnicos e colete os dados necessários para fazer uma reportagem sobre nosso ramo de negócios"



Taquigrafia - o que é? Noções básicas e taquigrafias

Todos nós já ouvimos ou vimos na literatura, essa palavra obscura - "redução" o que é e por que alguns precisam saber, e muito poucas pessoas tentam dominá-la. E isso acabou sendo uma coisa muito útil para um homem não apenas do passado, do novo século, mas moderno.


Shorthand - a capacidade de gravar informações rapidamente usando caracteres especiais. Em outras palavras, é um registro da velocidade da fala humana no momento de sua pronúncia. A perplexidade surge naturalmente: por que você tem tal habilidade? No entanto, alunos e alunos serão úteis na sala de aula, onde o professor não está particularmente interessado em saber se o ouvinte tem tempo para escrever tudo o que você precisa.


aparência abreviada

A taquigrafia, que é a marca da taquigrafia que pode ser considerada a primeira, ou entre as primeiras, foi encontrada entre os vestígios da civilização egípcia. Os egípcios inventaram sua própria taquigrafia. Com a ajuda de palavras sagradas registradas pelo Faraó. A taquigrafia (como uma forma conveniente de registro) estava relacionada a outras civilizações antigas. Assim, os gregos e romanos, que eram muito atentos e buscavam a excelência, também usavam ativamente caracteres especiais para a rápida fixação de conhecimentos valiosos. O período da Roma antiga foi um florescimento taquigráfico atribuído à Grécia. Segundo registros históricos, a antiga taquigrafia romana criou Tyrone, assistente do grande orador Cícero.



As antigas taquigrafias romanas, totalizando quase 5.000 unidades, eram difíceis de dominar. Se a taquigrafia moderna era - literal, ou seja, cada símbolo representava uma letra específica, então o antigo sistema era assim, que é um sinal que denota qualquer palavra. Portanto, o estudo foi muito difícil.


O aniversário oficial da carta é literalmente 5 de dezembro de 63 aC. E a. - Tyrone trabalhou em seu sistema de assinatura.


Abreviação interessante

treinamento de taquigrafia


Por causa da forma concisa de escrever temos agora a oportunidade de ler as obras de William Shakespeare. Concorrentes teatrais do famoso e bem-sucedido dramaturgo enviam um pedido para apresentar os transcritores, de modo que o drama foi gravado literalmente na hora do espetáculo. E não importa como o autor dos dramas protestou, foi gravado, e é por isso que chegou até nós. Na época, ainda era uma linha curta de palavras.


Mas a abreviação alfabética apareceu após os eventos de "Globes". Dzhon Uills criou um sistema alfabético, no qual cada letra da abreviação é anexada à assinatura do alfabeto. A partir desse momento começou uma nova era da taquigrafia, muito mais simples e fácil de aprender.


O famoso zoólogo Alfred Bremm escreveu usando informações breves em seu livro The Lives of Animals. Ao estudar os animais em seu ambiente natural, ele não tem todas as condições para uma escrita normal. No campo, na estrada, por exemplo, andando a cavalo, use uma linguagem abreviada para registro no diário. Quando informações suficientes foram coletadas, Prem enviou notas para sua esposa, e ela decodificou os registros e os depositou para impressão. A partir deste exemplo, podemos ver que a abreviação mais de uma vez ajuda as pessoas a fazer anotações nas condições mais extremas.



Taquigrafia na Rússia

Ao aparecer em um manuscrito russo, não existia um sistema de transcrição completo. No século XV, os baixos-relevos eram populares em Pskov e Novgorod. No século 17, a taquigrafia foi usada nos primeiros reis Romanov. Peter também recorreu frequentemente à ajuda de taquígrafos.


Os grandes escritores russos reconheceram a superioridade da escrita de alta velocidade sobre a simplicidade. Entre eles estão F. B. Dostoiévski e L. N. Tolstoi. Foi totalmente reconhecido pelos cientistas russos N.E.Jukovskogo e D.I. Mendeleiva. As obras desses grandes homens foram compiladas a partir de breves palestras gravadas.


Nos dias da Rússia czarista, a unidade conhecia apenas taquigrafia. Esses profissionais estão localizados principalmente nas principais cidades - Moscou, São Petersburgo, Kiev e Minsk.


O período soviético foi determinado pelo fato de que um pequeno grupo de estenógrafos trabalhou em eventos históricos registrados em outubro, para os quais posteriormente obtiveram a aprovação de personalidades conhecidas. Além disso, esse modo de escrita está se tornando cada vez mais popular, pois ficou claro que, com a ajuda de qualquer trabalho escrito, às vezes se torna mais eficiente. Para a ciência foi uma ajuda inestimável

Tipos de taquigrafia

O sistema literal existente na época se divide em vários motivos: as características visuais dos signos da marca, e dependendo do tipo de unidade de fala, representam outro sistema de signos (palavras, morfemas, som). De acordo com um desses sistemas pertencem letras itálicas ou geométricas, morfológicas ou fonéticas - a outro.



Sistema oblíquo e geométrico

Nos sistemas geometralnyh, as figuras geométricas são abreviadas: círculo, semicírculos, pontos e linhas retas. Os sistemas itálicos são sinais constituídos por partes do alfabeto tradicional que são inclinadas para a direita e têm uma forma essencialmente oval. O itálico é esteticamente mais agradável e mais fácil de descrever.


Sinais em sistemas cursivos e geométricos são relativamente diversos em inscrição: serifas, menos letras têm diferentes alturas, volume, inclinação. Portanto, as gravações feitas por esses sistemas são mais agradáveis ​​e fáceis de ler.


Sistema morfológico e fonêmico

Característica morfológica do sistema dos países ocidentais, uma vez que o arranjo fixo das palavras, respectivamente, de certa parte das proposições em sua língua tem uma posição fixa. A língua russa apresenta dinâmica, por isso o sistema morfológico abreviado não era popular. Ao invés da linguagem inadequada característica do sistema, uma alternativa chamada fonostenografiey foi proposta.


Fonostenografiya (sistema acústico) representado pelo sistema de taquigrafia Ternes-Alexandrova. É uma maneira rápida de gravar áudio em diferentes idiomas usando sinais especiais. Os sinais de ordem formam um frazgraf - um sinal que denota uma frase completa.


O alfabeto Patkanovoy-Alexandrova sozherzhit tem 40 caracteres, o que permite levá-los em consideração ao escrever performances smyslorazlichiteli, independentemente do idioma em que são apresentados. Esses dois sistemas não são abreviações. Esse recurso ajuda a desenvolver frazgrafiyu mais rápido - um dos sistemas que inclui downsampling. Os sinais dos sistemas de áudio são, em geral, mais acessíveis ao desenvolvimento de habilidades.


tendências modernas

Taquigrafia, cuja composição não é tão comum quanto o idioma usual, assim como todos os idiomas do sistema mundial tendem a simplificar para ajudar os usuários a aplicá-lo e desenvolvê-lo. Ele procura reunir todos os sistemas, com base em considerações racionais. O objetivo de transformação e desenvolvimento linear - a união de todos os sistemas para alcançar brevidade, consistência e diversidade.


Quando a pesquisa redutiva hoje utiliza métodos científicos e de comunicação com outras ciências, principalmente com a investigação das propriedades fisiológicas da fala humana. Anteriormente, em séculos passados, os inovadores de sistemas integrados trabalhavam a seu critério, e agora ele introduz inovações que permitem o uso da linguagem humana. O fator importante é que ao mover um sistema conectado de um idioma para outro, há sempre a necessidade de alterá-lo. Isso complica muito a criação de um sistema global.



Base de taquigrafia


Sobre marcas abreviadas

Já aprendemos que esta sigla é um sistema cursivo diferente. Desmontado e suas principais diferenças. Mas os sinais de taquigrafia no idioma russo têm suas próprias características interessantes.


Visualmente, é composto de partes do alfabeto que nos são familiares. Eles são presos com facilidade e firmeza. Mesmo com um redator rápido de e-mail, é importante lembrar que os sinais não devem ser distorcidos.


Referem-se a vogais e consoantes no alfabeto, mas a escrita é muito específica. Entre consoantes não são escritas, e são colocadas apenas no final, no início das palavras ou separadamente. As consoantes também estão sujeitas a regras especiais, dependendo do que pode ser lido ou não.


Escrevendo marcas de taquigrafia


Fale de uma maneira incomum Escrever letras respeita literalmente a linha. Existem três níveis de escrita: inline, acima e abaixo da linha. Os níveis são substituídos com base em como você se conecta aos sinais. Os compostos em si são sempre curtos, porque a coisa mais importante em uma letra cursiva - simplicidade por causa da velocidade de escrita. Além disso, dado o histórico dos links curtos obtidos, eles também são muito importantes.


Agora, quando não há informações suficientes sobre o sistema de sinalização, como uma sigla, o que é e como evoluiu ao longo de um longo período - nós representamos. Você também tem uma ideia de como usá-lo antes. Mas a era agora é bem diferente do que era quando a taquigrafia era mais comum. Onde o sistema de taquigrafia é usado hoje?


Taquigrafia em nosso tempo

A importância de copiar informações está guardada em nosso tempo. Estudos mostraram que a fala humana é cinco vezes mais rápida do que ser capaz de gravar sua mão, e uma pessoa pode escrever cerca de 20 palavras por minuto com cerca de 100 a 120 sendo ditas.


Adquirir habilidades de escrita rápida hoje seria útil em um trabalho de assistente administrativo, estudantes, estudantes do ensino médio e jornalistas preferem se registrar manualmente - todas as pessoas que precisam de algo para escrever com rapidez e precisão, como palestras, seminários, conferências de imprensa e outras aparições públicas. Para os alunos, os textos informativos podem ter outro uso muito importante - a escrita no berço. Eles ficam compactos e incompreensíveis para os outros, então mesmo quando você os encontra, os berços simplesmente não são reconhecíveis como tal.



Benefícios O conhecimento da taquigrafia não se limita à conveniência da fixação rápida da fala. Descubra o quanto o downsampling economiza tempo e esforço e melhora a qualidade do trabalho. Além disso, se a sigla provar desenvolver o pensamento, a capacidade de expressar seus pensamentos com clareza e propósito.


Como aprender taquigrafia

Hoje, não há nada complicado em possuir essas habilidades úteis, o que dá taquigrafia. A educação pode levar apenas algumas semanas. Se possível, você pode se inscrever em cursos especiais. Aqui, taquigrafistas profissionais apresentarão a você os fundamentos da taquigrafia e ensinarão o que sabem fazer.


Para atender a abreviatura do curso não precisa de nenhum treinamento especial. A única coisa que você vai precisar - este atendimento, vontade de aprender e materiais pishushih (caderno, caneta ou lápis). Quando o atalho de aprendizado é superficial, você pode aprender a escrever de 60 a 70 palavras por minuto (em vez de 20 palavras na linguagem cotidiana) e, se levar o treinamento a sério, de 100 a 120 palavras por minuto. Grandes resultados não serão mais relevantes, porque as pessoas raramente falam mais rápido.



A taquigrafia parece um recém-chegado incomum. No início do treinamento, é sempre difícil se acostumar com os novos princípios do ofício, mas depois de um certo número de horas de treinamento se acostuma naturalmente.


Palavras literalmente negativas

Com todas as vantagens, a taquigrafia não é perfeita. Com a gravação tão rápida, é sempre arriscado escrever os sinais para que você possa entendê-los, será muito difícil.


Taquigrafia de computador A desvantagem mais séria da caligrafia é seu quase desrespeito pelas regras de ortografia. O exemplo mais simples - é escrever o prefixo "a" em vez de "on" devido ao fato de que chamar "a" é mais simples. Para resumos fiéis para uso próprio, não é um incômodo. No entanto, você pode ter uma ideia desse princípio de escrita que é seguido quando você precisa escrever em linguagem simples. Afinal, não há ortografia cancelada.

nova tendência

Durante séculos, estava disponível apenas para as pessoas, o atalho clássico usado à mão. O que é isso, estudamos em detalhes. Mas agora está de cara nova. Qual é a abreviação do computador para o qual foi criado, se as tecnologias modernas são muitas outras maneiras de gravar som rapidamente?


Em primeiro lugar, este sistema trata da segurança da informação. Por muito tempo após a descoberta desta região, nenhuma terminologia padronizada foi desenvolvida. Estabelecemos conceitos diferentes e, no final, identificamos a principal diferença na criptografia: se esta envolve a criptografia de dados, mascara o fato de sua transmissão - um problema que deve ser resolvido por taquigrafia. Programas de complexidade variável são projetados para isso. Fácil de usar, acessível e ao mesmo tempo gratuito - Fox Secret 1.00. Você pode usá-lo para ocultar informações em formatos comuns de texto, gráficos e áudio. Como resultado, o usuário recebe um container com informações ocultas. O arquivo no qual está oculto aumenta de tamanho naturalmente. A partir do contêiner, as informações são recuperadas usando uma senha.


Resultados


Taquigrafia - um método de registro rápido de informações, usado há séculos. Ele evoluiu e se transformou antes de nossa era, ainda não foi criado um sistema desse tipo, que possa atender às necessidades de muitas linguagens, além de ser compacto e fácil de usar. Nesse desenvolvimento da taquigrafia, como qualquer outra linguagem, ela não parou, pois ainda há muito a ser feito para torná-la mais diversificada. É para esta abreviação todos os nossos dias.


Entendemos o básico, que inclui taquigrafia, o que é e por que você vai precisar dele na vida, aprender sobre sistemas de classificação literal, traços de caráter e conexões.


Agora que temos uma ideia sobre esse sistema de escrita incomum para nós, podemos avaliar todos os argumentos para um maior desenvolvimento. 


Veja técnicas de taquigrafia para melhorar suas anotações


Abaixo mostraremos dois exemplos de taquigrafia para auxiliar o aprendizado


 Vamos falar sobre Taquigrafia no ambiente escolar.
 
 
A taquigrafia é um sistema de escrita abreviado. Geralmente eles usam sinais tirados da geometria, mas também podem ser tirados de caracteres comuns. É escrita fonética, ou seja, cada signo abreviado denota um som específico, ou sons específicos.
 
Um resumo do que foi dito acima
Escrita sintética.
Sistema de escrita baseado em voz (Voice Typing).
Um sistema de escrita avançado que permite grande velocidade.
útil para todos
 
Dependendo da tecnologia usada, os símbolos usados ​​mudam. Existem diferentes técnicas de taquigrafia, as mais utilizadas no país são os métodos de Maron e Leite Alves, e bem brasileiras.
 
O método de taquigrafia de Maron: idealizado por Afonso Maron.
Depois de analisar muitos métodos estrangeiros existentes, dedicou-se à tarefa de criar um método abreviado adaptado à língua portuguesa. Seu objetivo era criar siglas que representassem nossas vozes. Escreveu então o Tratado de Taquegravia, um trabalho detalhado sobre história, teoria e aplicação dessa teoria à língua portuguesa, concluído e lançado em 1932.
 
- O Método Litt Elvis: Criado por Oscar Litt Alves.
Na faculdade de medicina, ele estava escrevendo lições abreviadas e vendê-las aos colegas, então ao final do curso, em 1929, desenvolveu um novo método de taquigrafia e em 19 de fevereiro de 1929, gravou seu livro: A New Way of Stories , Ministério da Cultura.
O método consiste em atribuir uma velocidade-velocidade a cada som de vogal, uma consoante ou um par de sons consonantais (P, B - Q, G - T, D - F, V - S, C - X, G). São dez taquigramas que representam o som das consoantes, os seis sons consonantais e consoantes já reproduzidos: L, M, N e R. E seis vogais (a vogal E é separada em alta e baixa).
Só isso não torna a abreviação rápida, são 40 "end" (conhecidos em português com sufixos), que são pequenos símbolos ao lado da abreviação e indicam como a palavra termina: em pessoa no tempo, no infinitivo, o particípio , gerúndio, entre outros.
 
 
Por serem abreviadas, as técnicas taquigráficas possibilitam grande rapidez, gravação simultânea do que está sendo dito (discurso, palestras, aulas, cursos, etc.), o que ajuda a exercitar a mente de quem as aprende, desenvolve foco, atenção, coordenação, desenho, memória brilhante Agilidade lógica e mental.










Taquigrafia Alfabeto para imprimir

As figuras apresentadas a seguir são totalmente originais, da apostila que elaborada pela Irene Rocha do blog taquigrafia para todos. para saber mais acesse o site da autora taquigrafiaparatodos.blogspot.com

Para melhor visualização, clicar sobre as imagens.

O alfabeto taquigráfico é dividido em quatro grupos, que compartilho a seguir, observando o sentido (direção) da seta:


Sinais retos e abertos:


Sinais retos e fechados:


Sinais curvos e abertos:


Sinais curvos e fechados:




 Exercicio de taquigrafia para iniciantes

   




 Taquigrafia Portuguesa, Taquigrafia símbolos, Taquigrafia aprender, Taquigrafia alfabeto,Taquigrafia, taquigrafia alfabeto

Esperamos que nosso artigo tenha sido útil e útil para você.




Gostou da Taquigrafia Alfabeto: O que é e como é feito? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos o Taquigrafia Alfabeto: O que é e como é feito? para apoiar o nosso trabalho!

COMMENTS

Nome

3d,28,A bela e a Fera,3,Abecedario,110,Abelha,69,Abobora,1,Acessorios,11,Ads,39,AdSense,42,Adwords,1,Aeronaves,2,Afiliados,27,Agulheiros,21,Alfabeto,104,Alfineteiras,28,Alice,4,Alice no pais das maravilhas,6,Alimentos,1,Almofadas,129,Aluminio,1,Amigurumi,283,Animal,43,Animes,91,Aniversario,6,Anjinhos,55,Anuncios,5,Aparador de canecas,10,Aplicativos,6,Apliques,45,Apostilas,141,Aranha,2,Arco iris,2,Arranjos,5,Art,20,Arte,82,Arteiras,22,Artes,55,Artesanato,5895,artesanato Croche,2,Artigos,734,Artisanat,162,Arvores,27,Astronauta,6,Astronave,3,Atividades educativas,156,Atividades para educação infantil,180,Atividades para imprimir,139,Autoestima,1,Aves,2,Aviões,2,Babador,3,Babuska,1,Baby,30,Bailarina,52,Baixar,4,Balão,18,Baleia,8,Bandeirinha,54,Bandeirinhas,61,Banheiro,3,Barbante,3,Barcos,1,Base,1,Bastidor,49,Batizados,6,Bebê,43,Beleza,2,Bendy Dolls,1,Bichinhos,1809,Bichos,113,Bidu,1,Bijuterias,1,Bird,1,Biscuit,20,BJD,1,Blog,54,Blogger,43,Blusa,3,Boa tarde,1,Boas ideias,28,Bode,1,Boinas,2,Bola,4,Boleros,1,Bolo,7,Bolo Fake,3,Bolsa,108,Bolsas,8,Bom dia,9,Boneca,445,Boneca de pano,332,Boneca lol,61,Bonecas,933,Bonecos,392,Bonecos de neve,57,Book,1,Borboletas,23,Bordado,141,Bota,31,Botinha,10,Botões,3,Branca de Neve,12,Bricolagem,2,Brindes,10,Brinquedos,18,Bruxa,7,Bruxinha,35,Buque,1,Cabelo,2,Cabra,1,Caça palavras,1,Cachecol,2,Cachorrinhos,91,Cacto,12,Caderno,2,Caixa de leite,1,Caixas,29,Calça,3,Calendario,3,Canguru,2,Capa de Caderno,47,Capas,28,Capinhas para celular,6,Capitao america,2,Caracol,2,Carnaval,5,Carregador,1,Carreira,5,Carrinho,4,Carro,11,Carruagem,4,Carteira,3,Casa,23,Casacos,3,Casal,5,Casamento,3,Castelo,4,Castor,1,Cats,3,Cavalo,16,Cavalo marinho,1,Cegonha,4,Celular,2,Cenoura,1,Centopeia,7,Centro de mesa,40,Cervos,5,Cestas,19,Cha de bebe,34,Chapeu,3,Chaveiro,29,Chaveiros,84,Chinelos,2,Cinema,1,Circo,17,Cisne,3,Clash Royale,1,Coala,3,Cobra,2,Coelho,75,Coelhos,484,Cogumelo,3,Colorir,83,Comidas,2,Como faço,47,Como Fazer,272,Comunhão,1,Construção,1,Contos,1,Contos de Fadas,3,Coração,26,Coroa,6,Corretoras,1,Corte,23,Corte e costura,116,Cortinas,5,Coruja,69,Cosplay,1,Costura,40,Cozinha,7,Crafts,1074,Credito,21,Crianca,32,Croche,584,CupCake,10,Curiosidades,1,Cursos,39,Customização,1,Dado,3,Daisy,1,Deadpool,1,Decoração,406,Decorar,47,Decoupage,2,Dedoches,14,Dente,6,Dentista,5,Desenhos,363,Desenhos para Colorir,312,Dev,92,Dia dos Namorados,10,Diadema,1,Dicas,277,Dicas para blog,44,Dinossauros,40,Disney,83,Diy,85,Diy Ideas,15,Doces,6,Docinhos,8,Dog,3,Doki,1,Doll,54,Dragao,10,Dragon Ball,5,Duende,20,Duendes,62,E.V.A,54,Economia,17,Educação Infantil,239,Educar,108,Educativo,12,Elefante,44,Emoticons,2,Enfeite,33,Enfeites,558,Envelope,1,Enxoval,1,Escola,21,Esconde chave,5,Espanhol,10,Espantalho.,7,Esquilos,7,Estilo,1,Estojo,22,Estrelas,29,Etiquetas,1,Eucaristia,2,EVA,471,Eventos,7,Expressoes,1,Fada,15,Fadinha,14,Fantoches,15,Farol,1,Fashion,6,Faz Facil,3,Fazenda,4,Fazendinha,6,Felt,401,Felting,1,Feltmania,24,Feltragem,27,Feltragem com agulhas,4,Feltreiras,15,Feltro,2489,Feltro 3d,2,Feltro Felt,1,Ferramentas,1,Festa,68,Fieltro,885,Filtro dos sonhos,2,Fimo,2,Finanças,36,Fios,1,Fita,1,Flamingos,4,Flamula,56,Flor,141,Flores,118,Floresta,3,Fofos,1,Foguete,1,Folhas,5,Forex,12,Formatura,6,Formiga,1,Fotos,3,Frances,3,Franjas,1,Frases,108,Frida Kahlo,1,Frutas,27,Fundo,2,Fundo do Mar,16,Fuxico,24,Galinha,33,Ganhar Dinheiro,41,Ganso,2,Gatinhos,146,Gato,50,Girafa,21,Golfinhos,3,Goma,34,Google,5,Gorros,4,Grafico,29,Graficos,80,gratuito,4,Guarda Chuva,2,Guaxinim,2,Guirlandas,137,Halloween,30,Handmade,189,Handwierker,167,Hello Kitty,6,Heroinas,7,Herois,11,Hipopotamo,9,Historia,1,Homem,1,Homem de ferro,2,Hora de Aventura,1,Host,3,Hulk,1,Humor,2,Ideias,151,Ideias para festa,38,Imagem,1,Imagens,12,imprimir,4,Ingles,2,Insetos,2,Investimento,15,Jacare,4,Jardim,5,Jinx,2,Joaninha,95,Jogo de banheiro,9,Jogos,16,Kawaii,8,Kimono,1,Koala,2,La,11,Laco,12,Laços,21,Lampada,1,Lanches,2,Latas,1,Layout,1,Leao,14,Legumes,2,Lembrancinhas,404,Letras,128,Lhama,11,Ligar os pontos,11,Lilo Stitch,1,Linhas,9,Livro,30,Lobo,1,lol,59,Lua,8,Luva,6,Macaco,10,Macrame,14,Makeup,1,Mandala,1,Manta,6,Manualidades,5293,Maquiagem,1,Marca Paginas,24,Marinheiro,7,Marketing,28,Marvel,1,Mascara,31,Mascaras,480,Máscaras,10,Matematica,16,Maternal,2,Matrioska,4,MDF,1,Meias,17,Meio ambiente,1,Memes,2,Meninas,34,mensagem,7,Mensagens,89,Mercado financeiro,6,Metoo,3,Mickey,19,Mimin dolls,3,Mimos,16,Mingau,1,Minie,12,Minion,4,Minnie,2,Mobile,40,Mochila,15,Moda,19,Modelos,67,Molde,72,Moldes,9911,Moldes 3d,15,Moldes de feltro,1364,Moldes de Silicone,1,Moldes em feltro,313,Moldes para eva,223,Moldes para feltro,940,Molds,7,Molduras,3,Monograma,6,Monstrinhos,2,Moranguinho,10,Motivação,1,Motivos,6,Mulher,16,Muñeca,3,Munecas,19,Mural,22,Musicas,2,Nail-Art,9,Naninha,12,Natal,1457,Navios,2,Necessaire,14,Noivos,3,Novidades,4,Numeros,14,Nuvem,11,Organizadores,1,Origami,3,Orquidea,3,Os Flintstones,1,Osito,1,Ourico,1,Outono,1,Ovelha,21,Ovo,4,Ovos,6,Painel,29,Paisagem,1,Palhaço,16,Palitos,1,Panda,25,Pano,65,Panos de prato,1,Pantufas,14,Papel,12,Papel de parede,11,Pascoa,173,páscoa,1,Passarinhos,55,Passo a passo,2,Patchwork,86,Pateta,1,Patinho,10,Pato,7,Pato Donald,1,Patrones,27,Patrulha Canina,4,Patterns,24,Pegasus,2,Peixes,10,Pelicano,1,Pelucia,41,Pena,2,Penteados,1,Peppa pig,2,Personagens,80,Personalização,2,Peru,1,Peso de porta,27,Peter pan,1,Pets,17,Piadas,1,Picole,1,Pingentes,54,Pinguim,13,Pinoquio,1,Pintar,75,Pintura,116,Pintura em tecido,122,Pirata,5,Placas,3,Plantas,5,Plantilla,3,Pluto,1,Pocket,1,Polvo,4,Ponei,1,Ponteira,7,Pontilhados,20,Ponto Cruz,20,Porquinha,1,Porta agenda,1,Porta agulhas,4,Porta Aliança,2,Porta copos,6,Porta docinhos,13,Porta fone,1,Porta Maternidade,44,Porta moedas,13,Porta oculos,1,Porta pano de pratos,9,Porta retratos,17,Porta trecos,10,Portugal,14,Prendedor de cabelo,2,Prendedor de Cortina,8,Presentes,34,Presepio,7,Primavera,1,Princesa,66,Principe,9,Protetor de Berço,17,Publicidade,2,Puff,10,Pulseiras,4,Quadro,37,Quarto,12,Quarto de bebê,20,Quarto de Criança,17,Quebra Cabeça,3,Quiet Book,38,Raposa,29,Ratinhos,24,Rato,5,Receitas,30,Reciclagem,21,Recrutamento,5,Rei,3,Relogio,4,Rena,148,Retalhos,1,Revista,73,Riscos,139,Robo,2,Rosa,12,Rosita,1,Roupas,58,Sache,1,Sacolinhas,16,Safari,25,Sala,1,Sansao,1,Santinhas,8,Sapatinhos,32,Sapinhos,12,Sapo,11,Saquinhos,13,Saúde,1,Scrap,13,Scrapbook,10,Script,1,Seguro,5,SEO,11,Sereia,17,Serie,4,Shorts,6,Show da Luna,1,Silicone,1,Slider,27,Sol,1,Sonic,2,Sorvete,3,Star wars,3,Surpresa,4,Tapete,28,Tartarugas,10,Tear,3,Tecido,176,Teia,1,Tela,1,Tema,4,Tenis,8,Terrarios,1,Thor,1,Tiara,9,Tigre,2,Tildas,4,Toalhas,5,Toalhinhas de mao,4,Toca,1,Topo de bolo,5,Torre,1,Torta,1,Torta Fake,1,Touca,5,Toy Story,2,Toys,1,Trabalhos manuais,639,Trader,2,Trafego,10,Trança,1,Travesseiros,3,Trico,28,Tucano,1,Turma,11,Turma da Monica,5,Turma do Chaves,6,Tutorial,116,Tv,1,Unhas,5,Unicornio,82,Ursinho,112,Ursinho Pooh,8,Ursinhos,536,Urso,42,Vaca,16,Veados,3,Vegetais,2,Veiculos,3,Velcro,1,Ver e Fazer,3,Verduras,2,Vestido,32,vide,1,Video,50,Videos,721,Visual,1,Wallpaper,26,web-stories,3,Youtube,22,Zebra,4,Zumbi,19,
ltr
item
Ver e Fazer: Taquigrafia Alfabeto: O que é e como é feito?
Taquigrafia Alfabeto: O que é e como é feito?
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjC7BSE2ZO63HS15bzQaeSrz_5Yudb17ycw4e09X8bUFqKA7XCS24Fl4L1zvjBKDX5WkED4PqrX5bOE1f0YQztRIjq14unexMSULQxljjqBxGOy4gFxXS2VZCLyjxBAsK1G2-IeKH63f6iycgsIbrjXtRzIWlR7F3CY7tLHkTDsP9Iwr0ab0T7OXs_c=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjC7BSE2ZO63HS15bzQaeSrz_5Yudb17ycw4e09X8bUFqKA7XCS24Fl4L1zvjBKDX5WkED4PqrX5bOE1f0YQztRIjq14unexMSULQxljjqBxGOy4gFxXS2VZCLyjxBAsK1G2-IeKH63f6iycgsIbrjXtRzIWlR7F3CY7tLHkTDsP9Iwr0ab0T7OXs_c=s72-c
Ver e Fazer
https://www.verefazer.org/2022/03/taquigrafia-alfabeto.html
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/2022/03/taquigrafia-alfabeto.html
true
4084861044654339844
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All Veja também LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow Conteúdo Exclusivo Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy