Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil - Ver e Fazer Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil | Ver e Fazer

Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil

 Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil A terceira área da BNCC preconiza o uso de ex...




Veja Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil

 Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil

A terceira área da BNCC preconiza o uso de expressões artísticas para trabalhar a aparência, coordenação motora e percepção das crianças pequenas



Foto: Freepik


No campo da experimentação de efeitos, sons, cores e formas, as crianças exploram os sons de diferentes objetos.

Da primeira minuta à aprovação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil percorreu um longo caminho. O novo Centro Nacional de Comunicação Económica encontra-se ainda em fase de implementação nas redes públicas. Na formação, é normal ter dúvidas sobre a aplicação do que muitos professores consideram “diferente”, como nas cinco áreas de atuação.




Áreas de Atuação despertam a reflexão de professores e facilitadores sobre as experiências essenciais de aprendizagem e desenvolvimento da criança. 

Explore as cinco áreas de especialização

As cinco áreas de atuação ocupam um espaço importante no novo documento da Educação Infantil. são eles:

  • Eu e o outro e nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Efeitos, sons, cores e formas
  • Ouvir, falar, pensar e imaginar
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

Já exploramos os campos do “eu, o outro e nós” e “objetos, gestos e movimentos”. Desta vez, procuramos experiências e atividades desenhadas e implementadas com base no campo dos “efeitos, sons, cores e formas”.


Área de atuação: Temas, sons, cores e formas


A convivência com as diversas manifestações artísticas, culturais e científicas locais e globais no cotidiano da instituição escolar permite que as crianças, por meio de diversas experiências, vivenciem diferentes formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (desenho, modelagem, colagem, fotografia etc.) .), música, teatro, dança, audiovisual, entre outras coisas. A partir dessas experiências, eles se expressam em diferentes linguagens, criam seus próprios produtos artísticos ou culturais, praticam composição (coletiva e individual) com sons, efeitos, gestos, danças, mímica, teatro, músicas, desenhos, modelagem, manipulação de diversos materiais e recursos tecnológicos. Essas experiências ajudam as crianças a desenvolver um senso estético e crítico desde cedo, bem como o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a educação infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e lugares de produção, expressão e apreciação artística, de modo a estimular o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e expressão pessoal das crianças, permitindo que elas se encaixem e se reconfigurem permanentemente. cultura e valorizando sua singularidade, ampliando o repertório e interpretando suas experiências e conhecimentos artísticos.


Excertos do Documento Curricular Nacional Comum


As artes e suas expressões podem ser aliadas dos educadores em todos os momentos da vida de seus alunos. A área de atuação “Traços, Sons, Cores e Formas” inclui essa possibilidade para a educação infantil. Nesse campo, o foco está na socialização e interação das crianças com diversos materiais, ferramentas e manifestações expressivas. Eles são convidados a aprender e interagir com sons, músicas, cores, efeitos, luzes, cenários, imagens, gestos, movimentos, materiais e recursos tecnológicos”, explica o educador e autor Wagner Bryant, especialista em educação artística da Universidade Estadual Paulista (UNESP). ).




Essa conexão pode ajudar a criança a desenvolver outras características. Para a especialista educacional Rebeca Veras, do SAS Plataforma de Educação, o contato de bebês e crianças com esses recursos expressivos gera efeitos muito importantes no desenvolvimento infantil. Ele observa que “as crianças são levadas a desenvolver seu senso estético por meio de situações que geram momentos de apreciação e desenvolvem sensibilidade, criatividade e expressão”.


Além de outras áreas de atuação, os educadores podem focar em “temas, sons, cores e formas” para gerar experiências que despertem a curiosidade dos alunos. Uma oportunidade para começar a descobrir a cultura regional e nacional. “Precisamos fomentar situações em que as crianças possam conhecer e se enquadrar na cultura de seu grupo social, o que contribui para o desenvolvimento de sua identidade e autonomia, o que também diz respeito ao domínio do 'eu, o outro e nós'. , por exemplo”, avalia Wagner.


Abaixo reunimos algumas das atividades que os professores têm desenvolvido com seus alunos com base em suas áreas de atuação, principalmente a área de “efeitos, sons, cores e formas”. Você pode usá-los em sua sala de aula ou se inspirar para criar novas propostas, que também incluem outras áreas - ampliando ainda mais o desenvolvimento da criança.


 


banda infantil

Idade: Crianças (0 a 1 ano e 6 meses)


O grupo da creche viveu com entusiasmo esses momentos heróicos e, em um deles, criamos uma banda com diferentes instrumentos musicais. Havia pandeiros, maracas, chocalhos, sinos, tambores, entre outros. Estes objetos são sempre apresentados às crianças para que possam explorar não só o som, mas também as formas, as cores e as texturas.


Em um ponto desta prática, as crianças sentam-se em círculo. Eles seguram instrumentos e juntos cantamos uma música que já está no repertório do grupo. Orientamos as crianças com gestos e expressões e acompanhamos suas reações. Incentivamos cada criança e usamos sua ferramenta toda vez que chamamos seu nome. Percebemos que eles aguardam atentamente até ouvirem o som do seu nome e entenderem que é a sua vez de jogar - além de observar a vez do outro. Ouvindo a ordem para todos tocarem juntos, a banda se mantém unida.


As crianças entendem como nos expressamos através do ritmo da música, coreografia e interação conosco, demonstrando nossa compreensão do 'eu, o outro e nós'. É incrivelmente emocionante delinear o potencial dessas crianças e essas realizações diárias nos dão uma sensação de realização à medida que a turma se desenvolve.


Cleonis Espírito Santo e seus assistentes, Creche Emília Luz de Figueiredo - Carrapequipa (SP)


 


Objetivos de aprendizagem trabalhados


- explorar os sons produzidos pelo próprio corpo e com objetos do ambiente (EI01TS01);

- Descubra diferentes fontes de áudio e materiais que acompanham os Jogos Cantar, Cantar, Cantar e Melodias (EI01TS03).


 


Aprendendo


A unidade está localizada em uma comunidade carente, na região metropolitana de São Paulo, e nosso objetivo é proporcionar fácil acesso à arte e à cultura. No entanto, sempre tentamos despertar a curiosidade e incluir essa discussão sobre as diferentes formas de manifestações artísticas que existem, principalmente no Brasil, por meio de um layout que também foca no brincar e na interação com base nessa temática.


As áreas de atuação da BNCC somam-se à nossa intenção, pois nos orientam sobre a necessidade de “expandir o mundo da expertise”.


 .


Parque do Som

Idade: crianças muito pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)


No CEI Criança, organizamos uma visita ao Parque Sonoro, um lugar onde muitas coisas fazem barulho: pandeiros, flautas, tambores. Há também itens feitos com materiais reestruturados, como tampas de panelas, copos de alumínio, galões de água, conchas e colheres de diversos formatos e tamanhos. Em suma, qualquer coisa que possa produzir sons diversos.


As crianças adoram porque podem explorar as ferramentas disponíveis. Eles exploram a diversidade de sons e se encantam com as formas e sons que cada objeto produz. Algumas crianças preferem brincar com dois instrumentos ao mesmo tempo, como tocar flauta e bater no tambor, por exemplo, para explorar essa combinação.


O Parque Sonoro possui itens conhecidos do dia a dia, como tampas de panelas, colheres e copos. No início, as crianças têm medo de brincar com essas coisas porque pode não ser possível em casa. Nesse momento vem minha participação na torcida e mostrando que é possível jogar com esses potes.


Virgínia Reis de Sousa. Centro de Educação Infantil Feliz, São Paulo (SP)


 


Objetivos de aprendizagem trabalhados


- Incentivar a formação do hábito de apreciar música na infância (EI01TS01);

- Dar às crianças a oportunidade de se divertirem com elementos sonoros (EI02TS02);

Contribuir para o desenvolvimento da criatividade (EI03TS03).


 


Aprendendo


Nossa turma é muito ativa e alegre, e esses momentos de exploração das diferentes ferramentas disponíveis são um desafio para bebês e crianças. Faz com que agucem a imaginação, explorem a imaginação e criem sons diversos, sempre de forma lúdica e criativa, favorecendo assim o processo de desenvolvimento integrado criança/criança.


.


dançando com tecidos

Idade: crianças muito pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e bebês (4 a 5 anos e 11 meses)


Nesta atividade utilizamos uma grande quantidade de tecido, em diversas cores e formatos, retalhos de roupas velhas e algumas peças de TNT para atender a demanda da sala. A ideia é que todas as crianças possam ter um 'pano' para brincar. Damos a cada criança um pedaço de pano e elas usarão o material para interagir através do som da música e dançar ao ritmo.


Algumas das músicas que usamos fazem parte do cotidiano das crianças pequenas e de seu ambiente cultural. Eles imitam os movimentos dos adultos e também criam os seus com grande entusiasmo e alegria.


Jaren Moretti Alves da Silva e colaboradores. Creche Olympia Maria de Jesus Carvalho, Osasco (Espanha)


 


Objetivos de aprendizagem trabalhados


- Expresse-se livremente desenhando, colorindo, colando, dobrando e esculpindo, criando produções 2D e 3D (EI03TS02);

- reconhecimento das qualidades do som (sua intensidade, duração, altura e timbre), sua utilização na produção vocal e na audição de música e sons (EI03TS03);

- O uso de sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz-de-conta, dramatizações, criações musicais e festas (EI03TS01).


 


Aprendendo


Podemos observar que as crianças pequenas, enquanto ouvem música, conseguem dar um toque pessoal com “roupas”, aprimorar seus conhecimentos musicais e ampliar seus movimentos corporais. Aprendem a se expressar por meio de sons e movimentos e desenvolvem a fala e a escuta. Eles trabalham em seus pontos de vista e desenvolvem sua criatividade.



Gostou da Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos o Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil para apoiar o nosso trabalho!

COMMENTS

Nome

3d,28,A bela e a Fera,3,Abecedario,110,Abelha,69,Abobora,1,Acessorios,11,Ads,40,AdSense,44,Adwords,1,Aeronaves,2,Afiliados,27,Agulheiros,21,Alfabeto,104,Alfineteiras,28,Alice,4,Alice no pais das maravilhas,6,Alimentos,1,Almofadas,129,Aluminio,1,Amigurumi,283,Animal,43,Animes,91,Aniversario,6,Anjinhos,55,Anuncios,5,Aparador de canecas,10,Aplicativos,6,Apliques,45,Apostilas,141,Aranha,2,Arco iris,2,Arranjos,5,Art,20,Arte,82,Arteiras,22,Artes,55,Artesanato,5895,artesanato Croche,2,Artigos,787,Artisanat,162,Arvores,27,Astronauta,6,Astronave,3,Atividades educativas,156,Atividades para educação infantil,181,Atividades para imprimir,139,Autoestima,1,Aves,2,Aviões,2,Babador,3,Babuska,1,Baby,30,Bailarina,52,Baixar,4,Balão,18,Baleia,8,Bandeirinha,54,Bandeirinhas,61,Banheiro,3,Barbante,3,Barcos,1,Base,1,Bastidor,49,Batizados,6,Bebê,43,Beleza,2,Bendy Dolls,1,Bichinhos,1809,Bichos,113,Bidu,1,Bijuterias,1,Bird,1,Biscuit,20,BJD,1,Blog,54,Blogger,43,Blusa,3,Boa tarde,1,Boas ideias,28,Bode,1,Boinas,2,Bola,4,Boleros,1,Bolo,7,Bolo Fake,3,Bolsa,108,Bolsas,8,Bom dia,9,Boneca,445,Boneca de pano,332,Boneca lol,61,Bonecas,933,Bonecos,392,Bonecos de neve,57,Book,1,Borboletas,23,Bordado,141,Bota,31,Botinha,10,Botões,3,Branca de Neve,12,Bricolagem,2,Brindes,10,Brinquedos,18,Bruxa,7,Bruxinha,35,Buque,1,Cabelo,2,Cabra,1,Caça palavras,1,Cachecol,2,Cachorrinhos,91,Cacto,12,Caderno,2,Caixa de leite,1,Caixas,29,Calça,3,Calendario,3,Canguru,2,Capa de Caderno,47,Capas,28,Capinhas para celular,6,Capitao america,2,Caracol,2,Carnaval,5,Carregador,1,Carreira,5,Carrinho,4,Carro,11,Carruagem,4,Carteira,3,Casa,23,Casacos,3,Casal,5,Casamento,3,Castelo,4,Castor,1,Cats,3,Cavalo,16,Cavalo marinho,1,Cegonha,4,Celular,2,Cenoura,1,Centopeia,7,Centro de mesa,40,Cervos,5,Cestas,19,Cha de bebe,34,Chapeu,3,Chaveiro,29,Chaveiros,84,Chinelos,2,Cinema,1,Circo,17,Cisne,3,Clash Royale,1,Coala,3,Cobra,2,Coelho,75,Coelhos,484,Cogumelo,3,Colorir,83,Comidas,2,Como faço,47,Como Fazer,272,Comunhão,1,Construção,1,Contos,1,Contos de Fadas,3,Coração,26,Coroa,6,Corretoras,1,Corte,23,Corte e costura,116,Cortinas,5,Coruja,69,Cosplay,1,Costura,40,Cozinha,7,Crafts,1074,Credito,22,Crianca,32,Croche,584,CupCake,10,Curiosidades,1,Cursos,39,Customização,1,Dado,3,Daisy,1,Deadpool,1,Decoração,406,Decorar,47,Decoupage,2,Dedoches,14,Dente,6,Dentista,5,Desenhos,488,Desenhos para Colorir,437,Dev,92,Dia dos Namorados,10,Diadema,1,Dicas,277,Dicas para blog,44,Dinossauros,40,Disney,83,Diy,85,Diy Ideas,15,Doces,6,Docinhos,8,Dog,3,Doki,1,Doll,54,Dragao,10,Dragon Ball,5,Duende,20,Duendes,62,E.V.A,54,Economia,17,Educação Infantil,239,Educar,108,Educativo,12,Elefante,44,Emoticons,2,Emprestimo,1,Enfeite,33,Enfeites,558,Envelope,1,Enxoval,1,Escola,21,Esconde chave,5,Espanhol,10,Espantalho.,7,Esquilos,7,Estilo,1,Estojo,22,Estrelas,29,Etiquetas,1,Eucaristia,2,EVA,471,Eventos,7,Expressoes,1,Fada,15,Fadinha,14,Fantoches,15,Farol,1,Fashion,6,Faz Facil,3,Fazenda,4,Fazendinha,6,Felt,401,Felting,1,Feltmania,24,Feltragem,27,Feltragem com agulhas,4,Feltreiras,15,Feltro,2489,Feltro 3d,2,Feltro Felt,1,Ferramentas,1,Festa,68,Fieltro,885,Filtro dos sonhos,2,Fimo,2,Finanças,38,Fios,1,Fita,1,Flamingos,4,Flamula,56,Flor,141,Flores,118,Floresta,3,Fofos,1,Foguete,1,Folhas,5,Forex,12,Formatura,6,Formiga,1,Fotos,3,Frances,3,Franjas,1,Frases,108,Frida Kahlo,1,Frutas,27,Fundo,2,Fundo do Mar,16,Fuxico,24,Galinha,33,Ganhar Dinheiro,41,Ganso,2,Gatinhos,146,Gato,50,Girafa,21,Golfinhos,3,Goma,34,Google,5,Gorros,4,Grafico,29,Graficos,80,gratuito,4,Guarda Chuva,2,Guaxinim,2,Guirlandas,137,Halloween,30,Handmade,189,Handwierker,167,Hello Kitty,6,Heroinas,7,Herois,11,Hipopotamo,9,Historia,1,Homem,1,Homem de ferro,2,Hora de Aventura,1,Host,3,Hulk,1,Humor,2,Ideias,151,Ideias para festa,38,Imagem,1,Imagens,12,imprimir,4,Ingles,2,Insetos,2,Investimento,15,Jacare,4,Jardim,5,Jinx,2,Joaninha,95,Jogo de banheiro,9,Jogos,16,Kawaii,28,Kimono,1,Koala,2,La,11,Laco,12,Laços,21,Lampada,1,Lanches,2,Latas,1,Layout,1,Leao,14,Legumes,2,Lembrancinhas,404,Letras,128,Lhama,11,Ligar os pontos,11,Lilo Stitch,1,Linhas,9,Livro,30,Lobo,1,lol,59,Lua,8,Luva,6,Macaco,10,Macrame,14,Makeup,1,Mandala,1,Manta,6,Manualidades,5293,Maquiagem,1,Marca Paginas,24,Marinheiro,7,Marketing,38,Marvel,1,Mascara,31,Mascaras,480,Máscaras,10,Matematica,16,Maternal,2,Matrioska,4,MDF,1,Meias,17,Meio ambiente,1,Memes,2,Meninas,34,mensagem,7,Mensagens,89,Mercado financeiro,6,Metoo,3,Mickey,19,Mimin dolls,3,Mimos,16,Mingau,1,Minie,12,Minion,4,Minnie,2,Mobile,40,Mochila,15,Moda,19,Modelos,67,Molde,72,Moldes,9913,Moldes 3d,15,Moldes de feltro,1364,Moldes de Silicone,1,Moldes em feltro,313,Moldes para eva,223,Moldes para feltro,940,Molds,7,Molduras,3,Monograma,6,Monstrinhos,2,Moranguinho,10,Motivação,1,Motivos,6,Mulher,16,Muñeca,3,Munecas,19,Mural,22,Musicas,2,Nail-Art,9,Naninha,12,Natal,1457,Navios,2,Necessaire,14,Noivos,3,Novidades,4,Numeros,14,Nuvem,11,Organizadores,1,Origami,3,Orquidea,3,Os Flintstones,1,Osito,1,Ourico,1,Outono,1,Ovelha,21,Ovo,4,Ovos,6,Painel,29,Paisagem,1,Palhaço,16,Palitos,1,Panda,25,Pano,65,Panos de prato,1,Pantufas,14,Papel,12,Papel de parede,11,Pascoa,173,páscoa,1,Passarinhos,55,Passo a passo,2,Patchwork,86,Pateta,1,Patinho,10,Pato,7,Pato Donald,1,Patrones,27,Patrulha Canina,4,Patterns,24,Pegasus,2,Peixes,10,Pelicano,1,Pelucia,41,Pena,2,Penteados,1,Peppa pig,2,Personagens,80,Personalização,2,Peru,1,Peso de porta,27,Peter pan,1,Pets,17,Piadas,1,Picole,1,Pingentes,54,Pinguim,13,Pinoquio,1,Pintar,75,Pintura,116,Pintura em tecido,122,Pirata,5,Placas,3,Plantas,5,Plantilla,3,Pluto,1,Pocket,1,Polvo,4,Ponei,1,Ponteira,7,Pontilhados,20,Ponto Cruz,20,Porquinha,1,Porta agenda,1,Porta agulhas,4,Porta Aliança,2,Porta copos,6,Porta docinhos,13,Porta fone,1,Porta Maternidade,44,Porta moedas,13,Porta oculos,1,Porta pano de pratos,9,Porta retratos,17,Porta trecos,10,Portugal,14,Prendedor de cabelo,2,Prendedor de Cortina,8,Presentes,34,Presepio,7,Primavera,1,Princesa,66,Principe,9,Protetor de Berço,17,Publicidade,2,Puff,10,Pulseiras,4,Quadro,37,Quarto,12,Quarto de bebê,20,Quarto de Criança,17,Quebra Cabeça,3,Quiet Book,38,Raposa,29,Ratinhos,24,Rato,5,Receitas,30,Reciclagem,21,Recrutamento,5,Rei,3,Relogio,4,Rena,148,Retalhos,1,Revista,73,Riscos,139,Robo,2,Rosa,12,Rosita,1,Roupas,58,Sache,1,Sacolinhas,16,Safari,25,Sala,1,Sansao,1,Santinhas,8,Sapatinhos,32,Sapinhos,12,Sapo,11,Saquinhos,13,Saúde,1,Scrap,13,Scrapbook,10,Script,1,Seguro,5,SEO,19,Sereia,17,Serie,4,Shorts,6,Show da Luna,1,Silicone,1,Slider,27,Sol,1,Sonic,2,Sorvete,3,Star wars,3,Surpresa,4,Tapete,28,Tartarugas,10,Tear,3,Tecido,176,Teia,1,Tela,1,Tema,4,Tenis,8,Terrarios,1,Thor,1,Tiara,9,Tigre,2,Tildas,4,Toalhas,5,Toalhinhas de mao,4,Toca,1,Topo de bolo,5,Torre,1,Torta,1,Torta Fake,1,Touca,5,Toy Story,2,Toys,1,Trabalhos manuais,639,Trader,2,Trafego,10,Trança,1,Travesseiros,3,Trico,28,Tucano,1,Turismo,2,Turma,11,Turma da Monica,5,Turma do Chaves,6,Tutorial,116,Tv,1,Unhas,5,Unicornio,82,Ursinho,112,Ursinho Pooh,8,Ursinhos,536,Urso,42,Vaca,16,Veados,3,Vegetais,2,Veiculos,3,Velcro,1,Ver e Fazer,3,Verduras,2,Vestido,32,vide,1,Video,50,Videos,721,Visual,1,Wallpaper,27,web-stories,3,Youtube,22,Zebra,4,Zumbi,19,
ltr
item
Ver e Fazer: Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil
Áreas de Atuação na Prática: Como Traços, Sons, Cores e Formas Funcionam na Educação Infantil
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiy0z7CK6W5LPQT6FcNs7XKMNOqV7ORQV7L3Lz_ixUe2NvkjpuN-HIGPdnnmBBPOF0xP5OdGaREHZj3NOfbQVoyMBz479SnJweDlaHQpSAedyCt3-UI3m-1X5vG2KSJ5wgm1xl8vHA1KlXc79Qy6Nd7CGHC1I3S7xsnLLOkpyWaElGXNOg3AYdmikL8Qw=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiy0z7CK6W5LPQT6FcNs7XKMNOqV7ORQV7L3Lz_ixUe2NvkjpuN-HIGPdnnmBBPOF0xP5OdGaREHZj3NOfbQVoyMBz479SnJweDlaHQpSAedyCt3-UI3m-1X5vG2KSJ5wgm1xl8vHA1KlXc79Qy6Nd7CGHC1I3S7xsnLLOkpyWaElGXNOg3AYdmikL8Qw=s72-c
Ver e Fazer
https://www.verefazer.org/2022/02/areas-de-atuacao-na-pratica-como-tracos-sons-cores-formas-na-educacao-infantil.html
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/2022/02/areas-de-atuacao-na-pratica-como-tracos-sons-cores-formas-na-educacao-infantil.html
true
4084861044654339844
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All Veja também LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow Conteúdo Exclusivo Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy