Google drive cheio Como resolver.







Cores, emoções e significado (você sabia?)





 Cores, emoções e significado (você sabia?)



Você sabe usar as cores para despertar nós sentimentos em seus cliente? Não? Então bora lá conferir essas super dicas para você passar a usar as cores corretamente em seu negócio. 


Você sabe quais emoções as cores das marcas provocam?

 


Você sabia que quando falamos em cores e emoções, escolher a cor da roupa, por exemplo, traz à tona muitos sentimentos que estão no subconsciente e na personalidade? Alguns dizem que as cores influenciam as pessoas com quem entramos em contato, atraindo, repelindo, motivando, etc. Portanto, você pode contar com uma ajudinha extra e escolher as cores que mais chamam sua atenção para atrair mais pessoas para seu negócio. 


Tem dúvidas em escolher as cores certas para construir a sua marca? Você já se perguntou que tipo de sentimento deseja evocar? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, ou está apenas curioso, continue lendo este artigo para saber como as marcas despertam emoção em suas cores.


Você ouviu que as primeiras impressões permanecem as mesmas, certo? Tal como o nome, as cores do logótipo e a forma como funcionam são concebidos para evocar emoções que podem ter um impacto neutro, negativo ou positivo. Se o efeito for positivo, você poderá atrair um potencial comprador desde o primeiro contato com a marca.


Pesquisas de neuromarketing sobre a psicologia da cor mostram que a cor é responsável por 85% dos motivos pelos quais escolhemos consumir um produto, serviço ou conteúdo de uma determinada marca.


Por isso, antes de definir a paleta de cores do seu logotipo e tornar sua marca única e inesquecível no mercado, confira nossas dicas e entenda como funciona a psicologia das cores!


Para entender como uma marca pode se sentir, é necessário estudar e analisar o significado das cores. Com base nisso, os designers, por exemplo, associam as cores de uma marca a uma proposta de produto ou serviço.


Como funciona a psicologia das cores?



As cores têm um grande impacto em nossas vidas e nas escolhas que fazemos todos os dias: comer, vestir ou comprar. Um estudo da psicologia das cores mostra que as empresas que entendem o significado das cores vendem mais. Antes de saber o que cada um significa, aprenda como as cores afetam nossas decisões.



4 efeitos básicos de cor

Efeito biológico

Você sabia que as cores afetam até mesmo nossos corpos? A pesquisa mostra que o verde e o azul brilhantes fazem com que nossos corpos produzam substâncias químicas mais relaxantes e calmantes. Por outro lado, o vermelho aumenta a freqüência cardíaca e estimula a fome.


Efeito emocional

As cores também afetam nosso humor. O amarelo, por exemplo, desperta alegria e otimismo. O excesso de cinza pode ter o efeito oposto, causando depressão.


Efeito psicológico

A cor também produz efeitos como memorização e reconhecimento. Por exemplo, as guias e títulos no Globo.com são separados por cores e cada um representa um editorial. Quem conhece o site, quando quer ler notícias esportivas, procura automaticamente a seção verde.


Influência cultural

As cores estão intimamente relacionadas com as tradições culturais, que também têm grande impacto no nosso dia-a-dia, desde a infância. Um exemplo marcante, mas controverso, é a associação tradicional de azul para meninos e rosa para meninas. O preto costuma ser associado ao luto, e a composição verde-azul-amarela remete aos brasileiros, à bandeira brasileira.


Conhecendo as quatro principais influências da cor, é hora de descobrir o que cada uma delas significa e que tipo de emoção a cor pode evocar. Vamos lá?


O que as cores significam? (Significado das cores)



Azul: traz confiança, calma e tranquilidade, traz senso de ordem, paz e lealdade. Essa cor é amplamente utilizada em marketing.


As principais redes sociais como Facebook e LinkedIn usam azul em sua marca. Além dessas instituições, o azul é usado por empresas financeiras para incutir estabilidade e confiança.


Azul: proporciona uma sensação de frescor e limpeza, não apenas produtividade e sucesso. Portanto, é amplamente utilizado para se referir a marcas corporativas relacionadas a saneamento, meio ambiente e limpeza.


Azul escuro: denota confiança e segurança. É usado em negócios corporativos para construir credibilidade de marca. Além disso, ele personifica ordem, contentamento e lealdade.


Vermelho: é a cor que simboliza fogo, sangue e amor. Traz uma sensação de energia, vitalidade, força, força, aventura e emoção. O vermelho está diretamente relacionado ao prazer e à fome, pois desperta o apetite.


Normalmente a cor usada por empresas de alimentos como McDonald's e Bob e marcas que oferecem energia e aventura como a Coca-Cola. O vermelho também é usado em campanhas de filtro para obter mais atenção.


Amarelo: usado sozinho, evoca pensamentos de otimismo, esperança, entusiasmo e aceitação. Também é usado quando você deseja chamar a atenção. É comumente usado em vitrines para atrair o interesse dos compradores. Além disso, o amarelo representa cautela, cautela e parada.


Verde: associado à natureza e ao meio ambiente. Traz saúde, harmonia e equilíbrio. A cor verde é muito utilizada por empresas que buscam erguer a bandeira da sustentabilidade.


Laranja: Uma cor mais brilhante e amigável, que desperta energia, alegria e criatividade, e ajuda a atrair mais clientes. Ótima opção para criar frases de chamariz como: Slots limitados! Compre Agora!


Cinza: Neutro, calmo e cinza sugere equilíbrio, profissionalismo e responsabilidade. Muitas vezes, é usado como um adjunto para criar combinações de cores mais brilhantes para realçar os tons quentes e frios.


Marrom: expressa seriedade, elegância e sofisticação. A cor da terra e da madeira associada à natureza é amplamente utilizada em design de interiores. Além disso, incorpora conforto físico e simplicidade.


Cor rosa: expressa modernidade e opulência. Frequentemente usado para chamar a atenção dos espectadores. Desperta o desejo de compra dos compradores porque incorpora inovação e originalidade.


Rosa claro: indica inocência, ternura, proteção e romance. Ele incorpora a beleza e a pureza do universo feminino. Também é muito popular no esmalte e na estética.


Branco: o branco evoca neutralidade, pureza, pureza e calma. Essa cor também é usada nas cores de outras marcas. Uma cor frequentemente usada na loja para parecer espaçosa.


Preto: Representa força, poder e luxo. Isso também se aplica a quebra-cabeças e memória emocional. Utilizada em empresas de moda e joalheria, essa cor evoca sofisticação, distinção e confiança.


Agora que você sabe mais sobre o sentimento que as marcas podem evocar com suas cores e o significado de cada uma, é mais fácil aplicá-las de acordo com a personalidade de sua marca e a mensagem que deseja transmitir ao seu público-alvo.


Sabendo disso, você estará mais preparado para influenciar e encantar seus clientes, tornando sua marca inesquecível e reconhecível no mercado.


Quer criar uma marca de sucesso a partir das necessidades do seu público-alvo e totalmente conectada ao rosto da sua empresa? Confira outros artigos úteis para empreendedores


Para desenhar um logotipo, estude seu negócio e o mercado de seus concorrentes para dar à sua marca a cor para despertar o sentimento que você deseja evocar em seus clientes. 









Postar um comentário











© Ver e Fazer. All rights reserved. Developed by Jago Desain