Artesão: Tudo que você precisa saber - Ver e Fazer Artesão: Tudo que você precisa saber | Ver e Fazer

Artesão: Tudo que você precisa saber

 Artesão: Tudo que você precisa saber Foto: Revista pequenas empresas grandes negócios pegn Descubra aqui o que é, o que faz, quanto ganha e...




Veja Artesão: Tudo que você precisa saber

 Artesão: Tudo que você precisa saber

Foto: Revista pequenas empresas grandes negócios pegn


Descubra aqui o que é, o que faz, quanto ganha e muito mais. 



O que faz?

Confecciona produtos artesanais por meio de processo manual ou com auxílio de ferramentas

Quer saber como ser um artesão?

Indice:

  • Quem é artesão
  • Quanto ganha um artesão
  • Carteira nacional de artesão
  • Empréstimo para artesão
  • Dúvidas frequentes


Média Salarial do artesão

R$ 1.192,40


Salários por estado

Veja quanto ganha, em média, um Artesão em cada estado.


Dados insuficientes:

BA, RN, AP, PI, AC, PR, PA, MS, TO, MA, SP, ES, RR, CE, RS, AM, RJ, AL, PE, PB, MG, MT, SE, GO, SC, DF, RO


Artesão:

O artesão é o profissional que dispõe de todos os recursos para produzir artesanalmente itens que garantam sua sobrevivência econômica. Ele geralmente não tem formação técnica, mas tem um talento especial para usar as ferramentas e materiais certos para criar o que é conhecido como artesanato.


Esta arte inclui todos os artesanatos, que quase sempre são feitos por uma pessoa, por isso é difícil considerá-los coletivos. Neste trabalho, mais de 80% do objeto é criado convertendo os materiais usados ​​pelo assistente em um objeto feito à mão. Via de regra, o resultado dessa criatividade reproduz a interação desse profissional com o contexto em que está inserido, o que também é reflexo de sua vida cultural.


Tal pessoa sempre possui recursos não mecânicos, ou seja, de natureza artesanal, por isso produz um produto único e original, geralmente de cunho cultural. Os objetos criados não precisam ser para fins comerciais. Com o desenvolvimento da industrialização com a consequente mecanização da produção, o artesanato adquire cada vez mais a sombra do instrumento da cultura de massa, o que estende essa situação ao próprio artesão.


Existem vários tipos de artesãos, determinados de acordo com os objetivos desse profissional na hora de criar seus produtos. Qualquer pessoa que busca obter a profunda admiração e dedicação do público usando sua engenhosidade, criatividade e habilidades para fazer isso é considerado um artista realizado.


Por outro lado, o artesão é o profissional que persegue mais os objetivos do negócio e, portanto, produz coisas constantemente, mesmo que utilizando apenas ferramentas básicas. Ele dá atenção especial à natureza prática da produção, fazendo objetos de cerâmica ricamente decorados, por exemplo, feitos à mão.


O artesão semi-industrial combina técnicas manuais e industriais, sempre partindo de modelos acabados e outros mecanismos semiautomáticos, para que ele seja capaz de produzir muitos itens semelhantes como tigelas, jarros, faiança, etc. É o mestre que se destaca em seu trabalho, desperta um profundo sentimento de admiração em seus colegas. Ele também tende a transmitir seu conhecimento a outras pessoas, transmitindo-o às gerações futuras.


Normalmente, esses profissionais formam grupos de artesãos com muitos membros que compartilham o desejo de expandir e aprimorar seus conhecimentos de artesanato. Eles projetam atividades como gestão, desenvolvimento, distribuição, apresentação do mercado de trabalho e educação, todas relacionadas à produção de artesanato.


Esses grupos também são divididos em diferentes tipos de acordo com seus objetivos. Existem centros de artesanato que visam uma estruturação menos formal dos artesãos que atuam na mesma área; uma família composta por membros da mesma família; e mistas, formadas por trabalhadores que fabricam seus produtos com diferentes materiais e processos de produção, ligados de forma formal ou informal, para atingir objetivos comuns e, juntos, criarem meios de distribuição e venda mais eficazes. 


Quais são suas funções?

Um artesão profissional não precisa de nenhum treinamento técnico especial. Mas você deve ter muito trabalho manual e também conhecimento especializado em uma ou mais áreas específicas.


Produz artigos funcionais ou decorativos. No entanto, ele também é responsável por todos os processos de fabricação, desde a seleção e preparação do material até a fabricação das peças, passando pelo desenvolvimento de desenhos e / ou moldes.


Você também precisa conhecer as ferramentas utilizadas e as matérias-primas com as quais as peças são feitas.


Um artesão pode trabalhar em um campo mais artístico onde a criatividade e a inovação são importantes. No entanto, ele pode se envolver em atividades mais tradicionais, repetindo ensinamentos antigos e fazendo produtos produzidos em massa para venda.


Além disso, pode combinar o artesanato com métodos industriais, trabalhar a partir de moldes e de forma semi-automática. Esses profissionais produzem peças muito semelhantes, por exemplo, em fábricas.


Vagas no mercado de trabalho

Não há muitas oportunidades de carreira para artesãos. No entanto, eles podem encontrar trabalho em fábricas de artesanato, estúdios de arte ou oficinas.


Muitos artesãos são autônomos, por isso criam empregos para si próprios.


Mas, além de fabricar e comercializar seus produtos, também podem ministrar treinamentos, como seminários ou cursos.


A solução para alguns profissionais é se reunir com outros professores em equipes. Dessa forma, eles podem fazer uso de diferentes artes e atingir um público mais amplo.


Porém, para começar a trabalhar como artesão profissional, ou seja, para vender produtos, é necessária uma carteira de artesão nacional.


Carteira Nacional do Artesão


A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico, válido em todo o país, que formaliza as atividades artesanais. Seus titulares têm acesso a treinamentos, exposições e eventos apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), além das atividades do Departamento de Inovação e Tecnologia (SebraeTec).


A Carteira Nacional do Artesão, totalmente gratuita, sem anuidades e taxa de adesão, criada em 2012 pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério da Economia, regulamenta a atividade e abre oportunidades para a geração de renda aos trabalhadores artesãos e desperta para uma produção artesanal com maior qualidade, com o objetivo de se manterem no mercado competitivo de maneira efetiva. 


Quem pode usar este serviço?

Artesãos de todas as partes a partir dos 16 anos.


Aprenda como se registrar

Todo o processo é feito online. Acesse www.gov.br/artesanato e siga as etapas de pré-cadastro (guia arquivado abaixo).


Confira o guia e saiba como se inscrever:


Em seguida, o registrador será contatado pelo servidor da Diretoria de Artesanato, que enviará online todas as instruções de como realizar uma mostra de artesanato.

O Serviço de Registro manterá toda a precisão necessária para concluir a avaliação, a fim de cumprir as regras de avaliação estabelecidas no Regulamento nº 1.007-SEI de 11 de junho de 2018.

Após a confirmação do registro, o departamento de personagem emite a carteira em formato PDF e a envia ao gerente cadastrado. O documento físico será enviado sem data após o levantamento das restrições à interação social.


Valores

  • Gratuito


Quanto tempo isso levaria? Para obter um serviço online:

30 dias após a finalização do portal do Governo Federal;

30 dias corridos após o envio de todos os documentos de teste de habilidades digitais e de vídeo;

Se o artesão não enviar a solicitação em 45 dias, seu cadastro no sistema será rejeitado por falta de informações.


Dúvidas frequentes: 


1. Como fazer o pré-registro para a emissão do MasterCard?

Acesso ao site: www.gov.br/artesanato


2. Quais são os documentos necessários para o registro?

Envie os seguintes documentos digitalmente:

1. Prova de identidade; e / ou identificação com foto;

II. Cadastro de Pessoal (CPF);

Terceiro. comprovante de residência ou autorização de acordo com a Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983; (recebimento recente);

Em quarto lugar. Documento de registro do PIS / PASEP;

Em quinto lugar - site de propaganda científica.


3. Quando vou enviar o vídeo?

O avaliador entrará em contato com você dentro de 30 dias corridos após o preenchimento do portal do governo federal.


4. Qual deve ser a aparência deste vídeo?

O vídeo deve ter pelo menos 2 minutos de duração e boa resolução e o rosto e as mãos do candidato devem aparecer sempre ao mesmo tempo.

A pedido, você pode enviar o vídeo para o WhatsApp ou salvá-lo em uma rede social como Facebook, Instagram ou Youtube e enviar o link para as referências.

Você também pode salvar em alguns serviços em nuvem e compartilhar o link com o residente.


5. Os vídeos do teste de habilidades estão arquivados?

Sim, então deixe claro como você está sendo produzido.


6. Os artesãos estrangeiros podem obter um MasterCard nacional?

Para obter o registro de comerciante estrangeiro com visto temporário no Brasil, o requerente deve apresentar os seguintes documentos:

a) cópia do passaporte, nomeadamente das páginas que contêm o visto temporário e da data de entrada no país;

b) Duas fotos pessoais 3x4.

Perceptível. O Master Card Nacional será emitido pelo mesmo período do visto temporário.


7. É grátis?

Sim com certeza.


8. Quais são os benefícios da Carteira Nacional de Artesão?

Quem possui este documento poderá acessar cursos de capacitação, exposições e eventos apoiados pelo Governo e pelo Programa Brasileiro de Artesanato (PAB) por meio de editais, bem como ações do Serviço de Inovação e Tecnologia (SebraeTec).


9. Qual é o prazo de validade do Carteira nacional de artesão?

6 anos.


10. Todas as operações estão online?

Sim com certeza.


11. A carteira chega em casa ou preciso recolhê-la em algum lugar?

O setor de artesanato emite um espelho de carteira (foto da carteira recebida no sistema) em formato digital (via e-mail ou WhatsApp).


12. Os aposentados com deficiência podem obter um National MasterCard?

A obtenção do cartão principal para pessoas é qualificar o cidadão como empregado nessa área, ou seja, atividade laboral, por isso não emitimos cartão para aposentados com deficiência.


Microcrédito para artesão

Pequenos empréstimos para artesãos

Se você é artesão e já possui a carteira do Artesão Nacional, o Microcrédito Orientado à Produção da AgeRio, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, pode ajudar na manutenção ou expansão do seu negócio! Leia todos os termos e solicite um empréstimo!


Documentos para obtenção de empréstimo:


Artesão:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Conta em banco;
  • Fotos de trabalho;
  • Carteira Nacional do Artesão.


Fiador: 

  • RG; 
  •  CPF; 
  • Comprovante de Residência; 
  • Email; 
  • Telefone; 
  • Comprovante de Renda; 
  •  RG e CPF do Cônjuge (se houver).

Onde você estuda artesanato?

Existem vários cursos de artesanato oferecidos por estúdios de arte e escolas, por exemplo.

Mesmo assim, muitas pessoas aprendem esse ofício com artesãos ou na prática.

No entanto, se você gosta ou está aprendendo uma determinada área, pode ser interessante melhorar suas habilidades com mais treinamento.

Para isso, basta ficar atento aos seminários e cursos que parecem escolher o melhor para sua situação.

Aqui estão algumas soluções que podem lhe interessar ...


Este ofício é claramente uma profissão de várias camadas, mas também tem muitos desafios. No entanto, se você acha que tem tudo para lidar com essa difícil questão, você só precisa seguir seu próprio caminho. E comece a moldar o futuro!



Gostou da Artesão: Tudo que você precisa saber Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos o Artesão: Tudo que você precisa saber para apoiar o nosso trabalho!

COMMENTS

Nome

3d,28,A bela e a Fera,3,Abecedario,110,Abelha,69,Abobora,1,Acessorios,11,Ads,40,AdSense,44,Adwords,1,Aeronaves,2,Afiliados,27,Agulheiros,21,Alfabeto,104,Alfineteiras,28,Alice,4,Alice no pais das maravilhas,6,Alimentos,1,Almofadas,129,Aluminio,1,Amigurumi,283,Animal,43,Animes,91,Aniversario,6,Anjinhos,55,Anuncios,5,Aparador de canecas,10,Aplicativos,6,Apliques,45,Apostilas,141,Aranha,2,Arco iris,2,Arranjos,5,Art,20,Arte,82,Arteiras,22,Artes,55,Artesanato,5895,artesanato Croche,2,Artigos,783,Artisanat,162,Arvores,27,Astronauta,6,Astronave,3,Atividades educativas,156,Atividades para educação infantil,180,Atividades para imprimir,139,Autoestima,1,Aves,2,Aviões,2,Babador,3,Babuska,1,Baby,30,Bailarina,52,Baixar,4,Balão,18,Baleia,8,Bandeirinha,54,Bandeirinhas,61,Banheiro,3,Barbante,3,Barcos,1,Base,1,Bastidor,49,Batizados,6,Bebê,43,Beleza,2,Bendy Dolls,1,Bichinhos,1809,Bichos,113,Bidu,1,Bijuterias,1,Bird,1,Biscuit,20,BJD,1,Blog,54,Blogger,43,Blusa,3,Boa tarde,1,Boas ideias,28,Bode,1,Boinas,2,Bola,4,Boleros,1,Bolo,7,Bolo Fake,3,Bolsa,108,Bolsas,8,Bom dia,9,Boneca,445,Boneca de pano,332,Boneca lol,61,Bonecas,933,Bonecos,392,Bonecos de neve,57,Book,1,Borboletas,23,Bordado,141,Bota,31,Botinha,10,Botões,3,Branca de Neve,12,Bricolagem,2,Brindes,10,Brinquedos,18,Bruxa,7,Bruxinha,35,Buque,1,Cabelo,2,Cabra,1,Caça palavras,1,Cachecol,2,Cachorrinhos,91,Cacto,12,Caderno,2,Caixa de leite,1,Caixas,29,Calça,3,Calendario,3,Canguru,2,Capa de Caderno,47,Capas,28,Capinhas para celular,6,Capitao america,2,Caracol,2,Carnaval,5,Carregador,1,Carreira,5,Carrinho,4,Carro,11,Carruagem,4,Carteira,3,Casa,23,Casacos,3,Casal,5,Casamento,3,Castelo,4,Castor,1,Cats,3,Cavalo,16,Cavalo marinho,1,Cegonha,4,Celular,2,Cenoura,1,Centopeia,7,Centro de mesa,40,Cervos,5,Cestas,19,Cha de bebe,34,Chapeu,3,Chaveiro,29,Chaveiros,84,Chinelos,2,Cinema,1,Circo,17,Cisne,3,Clash Royale,1,Coala,3,Cobra,2,Coelho,75,Coelhos,484,Cogumelo,3,Colorir,83,Comidas,2,Como faço,47,Como Fazer,272,Comunhão,1,Construção,1,Contos,1,Contos de Fadas,3,Coração,26,Coroa,6,Corretoras,1,Corte,23,Corte e costura,116,Cortinas,5,Coruja,69,Cosplay,1,Costura,40,Cozinha,7,Crafts,1074,Credito,22,Crianca,32,Croche,584,CupCake,10,Curiosidades,1,Cursos,39,Customização,1,Dado,3,Daisy,1,Deadpool,1,Decoração,406,Decorar,47,Decoupage,2,Dedoches,14,Dente,6,Dentista,5,Desenhos,478,Desenhos para Colorir,427,Dev,92,Dia dos Namorados,10,Diadema,1,Dicas,277,Dicas para blog,44,Dinossauros,40,Disney,83,Diy,85,Diy Ideas,15,Doces,6,Docinhos,8,Dog,3,Doki,1,Doll,54,Dragao,10,Dragon Ball,5,Duende,20,Duendes,62,E.V.A,54,Economia,17,Educação Infantil,239,Educar,108,Educativo,12,Elefante,44,Emoticons,2,Emprestimo,1,Enfeite,33,Enfeites,558,Envelope,1,Enxoval,1,Escola,21,Esconde chave,5,Espanhol,10,Espantalho.,7,Esquilos,7,Estilo,1,Estojo,22,Estrelas,29,Etiquetas,1,Eucaristia,2,EVA,471,Eventos,7,Expressoes,1,Fada,15,Fadinha,14,Fantoches,15,Farol,1,Fashion,6,Faz Facil,3,Fazenda,4,Fazendinha,6,Felt,401,Felting,1,Feltmania,24,Feltragem,27,Feltragem com agulhas,4,Feltreiras,15,Feltro,2489,Feltro 3d,2,Feltro Felt,1,Ferramentas,1,Festa,68,Fieltro,885,Filtro dos sonhos,2,Fimo,2,Finanças,38,Fios,1,Fita,1,Flamingos,4,Flamula,56,Flor,141,Flores,118,Floresta,3,Fofos,1,Foguete,1,Folhas,5,Forex,12,Formatura,6,Formiga,1,Fotos,3,Frances,3,Franjas,1,Frases,108,Frida Kahlo,1,Frutas,27,Fundo,2,Fundo do Mar,16,Fuxico,24,Galinha,33,Ganhar Dinheiro,41,Ganso,2,Gatinhos,146,Gato,50,Girafa,21,Golfinhos,3,Goma,34,Google,5,Gorros,4,Grafico,29,Graficos,80,gratuito,4,Guarda Chuva,2,Guaxinim,2,Guirlandas,137,Halloween,30,Handmade,189,Handwierker,167,Hello Kitty,6,Heroinas,7,Herois,11,Hipopotamo,9,Historia,1,Homem,1,Homem de ferro,2,Hora de Aventura,1,Host,3,Hulk,1,Humor,2,Ideias,151,Ideias para festa,38,Imagem,1,Imagens,12,imprimir,4,Ingles,2,Insetos,2,Investimento,15,Jacare,4,Jardim,5,Jinx,2,Joaninha,95,Jogo de banheiro,9,Jogos,16,Kawaii,28,Kimono,1,Koala,2,La,11,Laco,12,Laços,21,Lampada,1,Lanches,2,Latas,1,Layout,1,Leao,14,Legumes,2,Lembrancinhas,404,Letras,128,Lhama,11,Ligar os pontos,11,Lilo Stitch,1,Linhas,9,Livro,30,Lobo,1,lol,59,Lua,8,Luva,6,Macaco,10,Macrame,14,Makeup,1,Mandala,1,Manta,6,Manualidades,5293,Maquiagem,1,Marca Paginas,24,Marinheiro,7,Marketing,38,Marvel,1,Mascara,31,Mascaras,480,Máscaras,10,Matematica,16,Maternal,2,Matrioska,4,MDF,1,Meias,17,Meio ambiente,1,Memes,2,Meninas,34,mensagem,7,Mensagens,89,Mercado financeiro,6,Metoo,3,Mickey,19,Mimin dolls,3,Mimos,16,Mingau,1,Minie,12,Minion,4,Minnie,2,Mobile,40,Mochila,15,Moda,19,Modelos,67,Molde,72,Moldes,9913,Moldes 3d,15,Moldes de feltro,1364,Moldes de Silicone,1,Moldes em feltro,313,Moldes para eva,223,Moldes para feltro,940,Molds,7,Molduras,3,Monograma,6,Monstrinhos,2,Moranguinho,10,Motivação,1,Motivos,6,Mulher,16,Muñeca,3,Munecas,19,Mural,22,Musicas,2,Nail-Art,9,Naninha,12,Natal,1457,Navios,2,Necessaire,14,Noivos,3,Novidades,4,Numeros,14,Nuvem,11,Organizadores,1,Origami,3,Orquidea,3,Os Flintstones,1,Osito,1,Ourico,1,Outono,1,Ovelha,21,Ovo,4,Ovos,6,Painel,29,Paisagem,1,Palhaço,16,Palitos,1,Panda,25,Pano,65,Panos de prato,1,Pantufas,14,Papel,12,Papel de parede,11,Pascoa,173,páscoa,1,Passarinhos,55,Passo a passo,2,Patchwork,86,Pateta,1,Patinho,10,Pato,7,Pato Donald,1,Patrones,27,Patrulha Canina,4,Patterns,24,Pegasus,2,Peixes,10,Pelicano,1,Pelucia,41,Pena,2,Penteados,1,Peppa pig,2,Personagens,80,Personalização,2,Peru,1,Peso de porta,27,Peter pan,1,Pets,17,Piadas,1,Picole,1,Pingentes,54,Pinguim,13,Pinoquio,1,Pintar,75,Pintura,116,Pintura em tecido,122,Pirata,5,Placas,3,Plantas,5,Plantilla,3,Pluto,1,Pocket,1,Polvo,4,Ponei,1,Ponteira,7,Pontilhados,20,Ponto Cruz,20,Porquinha,1,Porta agenda,1,Porta agulhas,4,Porta Aliança,2,Porta copos,6,Porta docinhos,13,Porta fone,1,Porta Maternidade,44,Porta moedas,13,Porta oculos,1,Porta pano de pratos,9,Porta retratos,17,Porta trecos,10,Portugal,14,Prendedor de cabelo,2,Prendedor de Cortina,8,Presentes,34,Presepio,7,Primavera,1,Princesa,66,Principe,9,Protetor de Berço,17,Publicidade,2,Puff,10,Pulseiras,4,Quadro,37,Quarto,12,Quarto de bebê,20,Quarto de Criança,17,Quebra Cabeça,3,Quiet Book,38,Raposa,29,Ratinhos,24,Rato,5,Receitas,30,Reciclagem,21,Recrutamento,5,Rei,3,Relogio,4,Rena,148,Retalhos,1,Revista,73,Riscos,139,Robo,2,Rosa,12,Rosita,1,Roupas,58,Sache,1,Sacolinhas,16,Safari,25,Sala,1,Sansao,1,Santinhas,8,Sapatinhos,32,Sapinhos,12,Sapo,11,Saquinhos,13,Saúde,1,Scrap,13,Scrapbook,10,Script,1,Seguro,5,SEO,19,Sereia,17,Serie,4,Shorts,6,Show da Luna,1,Silicone,1,Slider,27,Sol,1,Sonic,2,Sorvete,3,Star wars,3,Surpresa,4,Tapete,28,Tartarugas,10,Tear,3,Tecido,176,Teia,1,Tela,1,Tema,4,Tenis,8,Terrarios,1,Thor,1,Tiara,9,Tigre,2,Tildas,4,Toalhas,5,Toalhinhas de mao,4,Toca,1,Topo de bolo,5,Torre,1,Torta,1,Torta Fake,1,Touca,5,Toy Story,2,Toys,1,Trabalhos manuais,639,Trader,2,Trafego,10,Trança,1,Travesseiros,3,Trico,28,Tucano,1,Turismo,2,Turma,11,Turma da Monica,5,Turma do Chaves,6,Tutorial,116,Tv,1,Unhas,5,Unicornio,82,Ursinho,112,Ursinho Pooh,8,Ursinhos,536,Urso,42,Vaca,16,Veados,3,Vegetais,2,Veiculos,3,Velcro,1,Ver e Fazer,3,Verduras,2,Vestido,32,vide,1,Video,50,Videos,721,Visual,1,Wallpaper,27,web-stories,3,Youtube,22,Zebra,4,Zumbi,19,
ltr
item
Ver e Fazer: Artesão: Tudo que você precisa saber
Artesão: Tudo que você precisa saber
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhEb2e2vUF6cuPxzwHajITxaXnWxs6BjH8o2vKt4HUc13YWt4Z8QV6YaXiwQBU25uAzbWarE2Z94jwkBQE5pv-JJZ3uVCPX0rqNvXkckYSLgrsj5WHLBcQG3uobB2JFSfj1SUMNLjqdreRto2O7PPw7ZZ9JmFsQajNonkcjl8XJ3R-kj3XwKdwahf-7fg=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhEb2e2vUF6cuPxzwHajITxaXnWxs6BjH8o2vKt4HUc13YWt4Z8QV6YaXiwQBU25uAzbWarE2Z94jwkBQE5pv-JJZ3uVCPX0rqNvXkckYSLgrsj5WHLBcQG3uobB2JFSfj1SUMNLjqdreRto2O7PPw7ZZ9JmFsQajNonkcjl8XJ3R-kj3XwKdwahf-7fg=s72-c
Ver e Fazer
https://www.verefazer.org/2021/10/artesao-tudo-que-voce-precisa-saber.html
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/2021/10/artesao-tudo-que-voce-precisa-saber.html
true
4084861044654339844
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All Veja também LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow Conteúdo Exclusivo Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy