Site de ideias criativas

Molde de quebra cabeça para imprimir


Confira esse Molde de quebra cabeça para imprimir para fazer em casa



 Molde de quebra cabeça para imprimir


Baixar molde de quebra cabeça simples para usar atividades para educação infantil em páginas de livro sensorial (quiet book)

Em uma sociedade em que televisores, tablets e smartphones ocupam muito espaço nas famílias, os pais estão cada vez mais preocupados em oferecer aos filhos menos alternativas digitais e mais tradicionais de entretenimento.

Livros, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças são uma ótima maneira de tirar seus filhos do trabalho e ensiná-los a se divertir como nós.

Quantas horas você passou quando criança tentando juntar aquela cena de campo que você viu na caixa do quebra-cabeça? Lembra como você ficou orgulhoso de colocar a última peça? Os quebra-cabeças são divertidos, interativos, educacionais e melhoram o desenvolvimento físico e intelectual das crianças.

Neste artigo, apresentaremos várias razões importantes para incentivar e reforçar os quebra-cabeças para crianças. Prosseguir!

Quebra-cabeças para crianças melhoram o aprendizado
Montar um quebra-cabeça não é apenas um jogo ou entretenimento, é um companheiro para pensamento, foco e estabilidade.


Se os quebra-cabeças para crianças são educacionais usando imagens como formas geométricas, números ou o corpo humano, você pode aproveitar a oportunidade para falar sobre o que está na imagem.

Melhora a capacidade de resolver problemas
Ao montar os quebra-cabeças, você não apenas treina sua memória visual, mas também desenvolve habilidades de resolução de problemas.

A criança analisa e desenvolve estratégias de montagem, por exemplo, pode começar pelas arestas ou dividir pela cor das peças para iniciar a montagem.

Assim, estimula o seu raciocínio lógico! Essa habilidade será muito importante em disciplinas como matemática. Quanto mais o cérebro é estimulado a encontrar soluções, mais fácil é resolver os problemas.

Brincar aumenta a autoestima e a criatividade
O quebra-cabeça é um desafio, e superá-lo dá grande satisfação à criança e aumenta sua autoestima. Isso ocorre porque eles compreenderão sua capacidade de resolver problemas.

Sua criatividade também é muito estimulada quando ela tem que traçar suas próprias estratégias para colocar cada detalhe no lugar certo.

Melhora as habilidades motoras
Montá-los permite explorar e manipular as peças, ao mesmo tempo que ajuda a desenvolver habilidades motoras finas. A criança pode aprender a usar os músculos dos dedinhos, que usam para juntar e montar as partes pequenas.

Fortalece os laços familiares
Montar quebra-cabeças com seu filho é uma forma de se aproximar e se dar bem com ele. Faça deste um momento especial de convivência familiar onde toda a atenção seja dada ao seu filho e ele ficará feliz e satisfeito com a experiência.

Lembre-se de complementar os pequenos sucessos de cada criança. O reforço positivo também é uma forma eficaz de ajudar as crianças a se desenvolverem e a se envolverem mais na aprendizagem.


Os quebra-cabeças infantis são sempre uma forma eficaz de entreter o aprendizado e melhorar a integração com a família e os amigos.

Na azáfama do dia a dia, é importante encontrar um pouco de tempo, mesmo que curto, para dar atenção especial aos mais pequenos e acompanhar o seu desenvolvimento.

É muito importante ver e fazer isso para que seu filho aprenda de forma divertida e natural. É por isso que oferecemos muitas atividades divertidas que ajudarão as crianças a se divertir e a descobrir o mundo!
Temos muitas atividades educacionais para o desenvolvimento do seu filho.


Por que incentivamos as crianças a usar o quebra-cabeça?

 
A garota recolhe o quebra-cabeça em cima da mesa. Brincar é uma ótima ferramenta para desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e sociais das crianças.
Quem não se sentou por horas em uma mesa ou no chão, juntando as peças do quebra-cabeça para formar uma imagem coesa? A sensação de encaixe da última peça foi incrível, não foi?

Mas engana-se quem pensa que os quebra-cabeças são apenas um hobby. No mundo das telas, os quebra-cabeças se tornaram uma ótima opção para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais de uma criança, além de uma forma de conviver com a família.

Por isso, neste post, falaremos sobre os benefícios desse jogo para a educação infantil, além de dar dicas de quebra-cabeças gratuitos que você pode imprimir e brincar com seu filho.

Qual é o propósito do quebra-cabeça na educação infantil?
Como outros jogos educativos, o quebra-cabeça é projetado para ensinar a criança por meio de brincadeiras. Os jogos são promovidos como materiais alternativos de aprendizagem, especialmente durante a infância, tornando as atividades mais divertidas e significativas e motivando os alunos a aprender.



Por causa de sua versatilidade, o quebra-cabeça pode ser resolvido em várias disciplinas, abrangendo conceitos e tópicos que vão desde o reconhecimento de padrões, uma habilidade importante em matemática, até a coordenação precisa de movimentos, essencial para o desenvolvimento da escrita.

Ao manusear objetos com as mãos e os olhos, a criança também desenvolve habilidades de leitura. Além disso, o jogo também promove a cooperação e a interação social entre os alunos.

Benefícios do quebra-cabeça para crianças
O quebra-cabeça contribui para o desenvolvimento geral da criança ao estimular diversas habilidades, tais como:
  • A capacidade de se concentrar e se concentrar.
  • conceito espacial
  • Desenvolvimento neurológico e psicológico.
  • explicação lógica;
  • memória;
  • resolvendo problemas;
  • determinação;
  • fortalecimento de vínculos com amigos e familiares;
  • Promove relaxamento.
Além disso, a brincadeira força as crianças a treinar sua criatividade, desenvolver teorias e testar hipóteses até encontrar a combinação certa de partes. Essa habilidade pode ser ainda mais aprimorada se a criança completar seu quebra-cabeça.

O quebra-cabeça também incentiva a habilidade de reconhecer padrões e estabelecer relacionamentos. Isso porque, ao dividir as partes em grupos de acordo com cores e formas, a criança aprende a antecipar os resultados e predizer o desenrolar dos acontecimentos, além de desenvolver a intuição.


Tipos de quebra-cabeças adequados para todas as idades
Não há idade mínima para começar a jogar quebra-cabeças. As crianças podem brincar desde tenra idade, mas o ideal é que o nível de dificuldade aumente gradualmente à medida que crescem, estimulando o seu desenvolvimento cognitivo. O melhor quebra-cabeça para qualquer idade
Para crianças de dois a três anos: Escolha um quebra-cabeça de quatro peças. Mostre a ele o quebra-cabeça colorido, desamarre-o e ajude a montá-lo

Abaixo, categorizamos os tipos de quebra-cabeças para cada idade:

2 a 3 anos

Dê preferência aos quebra-cabeças com no máximo quatro peças. Você pode ajudar seu filho mostrando a ele o brinquedo que você fez, desmontando-o e ajudando-o a juntar as peças. Nessa idade, é bom que o quebra-cabeça tenha texturas diferentes e cores que chamam a atenção, estimulando os sentidos dos mais pequenos.

3-4 anos

Para crianças dessa faixa etária, o quebra-cabeça pode conter até 12 peças.

4 a 5 anos

Além de aumentar o número de detalhes, gráficos e histórias podem aparecer no quebra-cabeça.

5-9 anos

A partir dos 5 anos pode-se escolher jogos com mais de 48 peças, aumentando a dificuldade do puzzle dependendo da idade da criança.

a partir de 10 anos

Nesta fase, a criança já possui o pensamento lógico e as representações espaciais mais desenvolvidos, podendo os quebra-cabeças apresentar um maior grau de dificuldade. Os formatos 3D são uma ótima maneira de manter o tempo das crianças ocupado. Uma opção que foi recentemente colocada no mercado mas que testa a capacidade do espaço e permite decorar o seu espaço quando estiver pronto.


Quebra-cabeça infantil grátis

Seja online ou para impressão, existem muitas opções de quebra-cabeças grátis para crianças. Selecionamos vários para você, dê uma olhada:

Este jogo educativo, disponível no Google Play e no iTunes, tem muitas fotos para colecionar por crianças de até quatro anos.

A plataforma contém uma variedade de quebra-cabeças para crianças de todas as idades. Frozen O Rei Leão e muito mais.

Este puzzle é perfeito para crianças em idade de leitura e escrita. O template, criado pela professora Adriana, tem download gratuito para você imprimir e brincar com seu filho. Dica: Cole as peças cortadas no papelão para facilitar a montagem.

A professora Carla Santana, fundadora do blog Ideias e Palavras, criou um documento com mais de 50 quebra-cabeças gratuitos que pais e professores podem usar com seus filhos. Para baixar o jogo, basta digitar a senha



Faça download desses moldes de quebra cabeça de artesanato em feltro


























Crédito nas imagens

Gostou do Molde de quebra cabeça para imprimir Compartilhe com seus amigos.

Deixe seu comentario

/ / /