Funil de vendas: um modelo estratégico adequado para quem quer vender mais - Ver e Fazer

Site de ideias criativas



Funil de vendas: um modelo estratégico adequado para quem quer vender mais


Confira esse Funil de vendas: um modelo estratégico adequado para quem quer vender mais para fazer em casa

 Funil de vendas: um modelo estratégico adequado para quem quer vender mais


Sua empresa tem um funil de vendas bem definido que se alinha com a jornada de compra do cliente? Apesar da importância desse modelo estratégico para o sucesso das iniciativas de marketing digital, muitas empresas ainda não percebem os benefícios do funil de conversão para o planejamento de conteúdo e vendas online e, portanto, ainda não o implementaram em suas operações internas. Diante dessa realidade e do potencial de ótimos resultados a partir dos detalhes do funil de vendas. A conta!




O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico em que as etapas do funil de compra são planejadas para planejar a distribuição do conteúdo de acordo com o nível de conhecimento do cliente sobre seu problema.


O objetivo é que o público passe gradativamente desde o estágio inicial, quando é afetado pelo conteúdo (webinar, propaganda, etc.), até a tão esperada conversão, ou seja, a concretização da transação. Esse modelo tem três estágios: o topo, o meio e o fundo do funil, cada um representando um ou mais estágios da jornada de compra. Para entender todo o processo, vamos primeiro dar uma olhada em como funciona a viagem de compras.


Passos da jornada do comprador para a compra

Há alguma discordância sobre o número de etapas, mas quatro níveis de consciência do consumidor serão considerados aqui: inconsciente do problema, ciente do problema, ciente da solução, totalmente ciente.


Não saber o problema - Neste nível o usuário não tem ou não estava totalmente ciente do problema a ser resolvido.

Reconhecendo o problema - Ao perceber que tem um problema, o usuário começa a buscar soluções em buscadores, redes sociais digitais, plataformas de vídeo, etc.

Alcançando a solução - No terceiro nível, o usuário já conhece alguma solução para o problema e começa a explorar alternativas.

Totalmente Consciente - Ao atingir este nível, o usuário compara as opções disponíveis e realiza pesquisas para escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

Etapas do funil de vendas

Topo do funil - esta etapa atrai o público, que ainda não entende o problema que precisa ser resolvido, mas pode se interessar pela proposta. Este é o estágio em que a maioria das pessoas está envolvida.

No meio do funil - O objetivo desta etapa é converter as pessoas que primeiro contataram sua empresa em leads, você precisa amadurecer e qualificar esse público para que ele possa avançar no funil de vendas. Nesse ponto, é claro, as pessoas estão um pouco deprimidas em comparação com o que está no topo do funil.

A parte inferior do funil de conversão é a etapa final do funil de conversão - para converter leads qualificados em clientes. Mais uma vez, o número de pessoas afetadas diminuiu e agora é a hora de tentar vender seu produto, mostrando como sua empresa pode resolver o problema.

Como você alinha seu funil de vendas, estágios do funil de compra e o tipo de conteúdo ideal?

Agora que cobrimos os estágios do funil de vendas e do funil de compra, é hora de fazer malabarismos com eles. A comunicação correta entre eles depende necessariamente do conhecimento sobre o cliente potencial, portanto, antes de prosseguir, é importante fazer uma pesquisa detalhada para avaliar quem são esses públicos, como está indo sua jornada, quais são suas necessidades e quais informações estão procurando na web para aceitar suas decisões. Assim que esta etapa for concluída, podemos seguir em frente!


Verifique abaixo qual tipo de conteúdo é mais adequado para cada uma das etapas mencionadas.


Fase de vendas do conteúdo do caminho de compra para trabalhar

na parte superior do funil. Você não sabe sobre o problema. Fornece conteúdo sobre tópicos gerais não diretamente relacionados ao problema. Escolha postagens em formatos diferentes (postagens de blog, vídeos, etc.) para perguntas gerais do público.

meio do funil. consciência do problema. Ele fornece conteúdo mais específico relacionado ao problema e às necessidades do usuário, mas sem qualquer reclamação de vendas por enquanto. Forneça infográficos, capítulos e e-books gratuitos preenchendo o formulário principal de coleta de dados.

fim da repressão. Conscientização da solução. Explique e, se possível, mostre como seu produto poderia resolver o problema do cliente potencial. Considere oferecer variações e sugestões de produtos, bem como provas sociais com depoimentos de clientes que já conquistaram.

Qual é a próxima etapa no funil de vendas?

A implementação do funil de vendas é um processo muito contínuo e dinâmico. Milhares de usuários estão conectados a diferentes perfis e momentos de vida todos os dias e distribuídos em diferentes níveis de consciência. Portanto, para atender seu público em todas as etapas do funil de vendas e da jornada de compra, é importante fazer um planejamento de conteúdo, incluindo materiais compatíveis para todas essas etapas. Dessa forma, a empresa incentiva um fluxo saudável para dentro e para fora do funil.


O funil de vendas termina quando clientes em potencial compram e se tornam clientes. No entanto, é importante ter em mente que muitas pessoas em diferentes estágios do funil de conversão conseguirão acessar suas postagens, mas não passarão para o próximo estágio. Nesses casos, o conselho é investir em remarketing como uma alternativa para retornar um público a um funil de conversão que mostrou interesse e não fez uma compra. Você pode oferecer condições especiais, bônus e garantias para tentar virar a foto.







Gostou do Funil de vendas: um modelo estratégico adequado para quem quer vender mais Compartilhe com seus amigos.

Deixe seu comentario

/ / /