Veja como instalar o Golang Migrate no Windows, você pode seguir os seguintes passos:
Quer saber mais: Aprenda golang
Github golang-migrate
Verifique se o Go está instalado: Antes de instalar o Golang Migrate, certifique-se de que o Go está instalado no seu PC. Você pode verificar isso executando o seguinte comando no prompt de comando:
go version
Se isso mostrar um erro ou o comando go não for reconhecido como interno ou externo, significa que você não tem o Go instalado no seu PC.
Instale o Go (se necessário): Se a sua versão do Go for inferior a 1.15, siga este artigo e instale a versão mais recente do Go.
Instale o Scoop: O Scoop é um instalador de linha de comando para Windows que facilita a instalação de programas. Para instalar o Scoop, abra o PowerShell do Windows no seu PC e execute o seguinte comando:
irm get.scoop.sh | iex
Instale o Golang Migrate: Com o Scoop instalado, você pode instalar o Golang Migrate executando o seguinte comando no PowerShell do Windows:
scoop install migrate
Instale a partir do GitHub: Alternativamente, você pode instalar o Golang Migrate diretamente do GitHub com o seguinte comando1:
go get -u -d github.com/golang-migrate/migrate/cmd/migrate
Ao executar o comando acima, percorra o seu PC, encontre o caminho onde ele está localizado e execute o comando. Ele pode estar em uma unidade ou diretório diferente, então verifique cuidadosamente todos os diretórios possíveis com nomes relacionados ao Go1.
POSSIVEL ERRO
PowerShell requires an execution policy in [Unrestricted, RemoteSigned, ByPass] to run Scoop. For example, to set the execution policy to 'RemoteSigned' please run 'Set-ExecutionPolicy RemoteSigned -Scope CurrentUser
COMO RESOLVER
O erro que você está vendo é porque o PowerShell tem uma política de execução que determina como os scripts são executados. Para instalar o Scoop, você precisa definir a política de execução como ‘RemoteSigned’. Aqui estão os passos para fazer isso:
Abra o PowerShell como administrador. Você pode fazer isso pesquisando ‘PowerShell’ no menu Iniciar, clicando com o botão direito do mouse no ‘Windows PowerShell’ e selecionando ‘Executar como administrador’.
No PowerShell, execute o seguinte comando:
Set-ExecutionPolicy RemoteSigned -Scope CurrentUser
Este comando define a política de execução para ‘RemoteSigned’ apenas para o usuário atual.
O PowerShell perguntará se você deseja alterar a política de execução. Digite ‘Y’ ou ‘A’ (para ‘Sim’ ou ‘Todos’) e pressione Enter.
Agora você deve ser capaz de instalar o Scoop com o comando que mencionei anteriormente.
Por favor, note que alterar a política de execução pode ter implicações de segurança. A política ‘RemoteSigned’ exige que todos os scripts e arquivos de configuração baixados da Internet sejam assinados por um editor confiável antes de poderem ser executados. Se você estiver preocupado com a segurança, certifique-se de entender as implicações antes de alterar a política de execução. Se você tiver mais perguntas, fique à vontade para perguntar.
POSSIVEL ERRO
'irm' is not recognized as an internal or external command, operable program or batch file.
COMO RESOLVER
O comando ‘irm’ é um alias para o comando ‘Invoke-RestMethod’ no PowerShell. Se você está recebendo um erro, pode ser que o alias ‘irm’ não esteja disponível na sua versão do PowerShell.
Vamos tentar usar o comando completo ‘Invoke-RestMethod’ em vez do alias ‘irm’. Por favor, tente o seguinte comando no PowerShell:
Invoke-RestMethod get.scoop.sh | iex
Certifique-se de que todo o comando esteja em uma única linha. Depois de colar o comando, pressione Enter para executá-lo.
Espero que isso resolva o problema!
ao rodar este comando e der este resultado
Initializing...
Running the installer as administrator is disabled by default, see https://github.com/ScoopInstaller/Install#for-admin for details.
Abort.
Como Resolver
Parece que você está tentando executar o instalador do Scoop como administrador, o que está desativado por padrão. Isso é uma medida de segurança para evitar a execução acidental de scripts maliciosos.
No entanto, se você ainda quiser executar o Scoop como administrador, você pode seguir estas etapas:
Abra o PowerShell como administrador.
Execute o seguinte comando para permitir a execução do Scoop como administrador:
Set-ExecutionPolicy RemoteSigned -scope CurrentUser
Agora você pode instalar o Scoop com o seguinte comando:
iex (new-object net.webclient).downloadstring('https://get.scoop.sh')
Por favor, note que a execução do Scoop como administrador pode ter implicações de segurança. Certifique-se de entender as implicações antes de alterar as configurações.
APOS esta instalação rode o seguinte comando para e comando para instalar o MIGRATE
scoop install migrate
Adicionando o pacote golang-migrate
go get -u -d github.com/golang-migrate/migrate/cmd/migrate
POSSIVEL ERRO
module github.com/golang-migrate/migrate@upgrade found (v3.5.4+incompatible), but does not contain package github.com/golang-migrate/migrate/cmd/migrate
Você está tentando instalar a versão mais recente do pacote github.com/golang-migrate/migrate, mas está encontrando um erro porque o módulo encontrado (v3.5.4) é incompatível e não contém o pacote github.com/golang-migrate/migrate/cmd/migrate.
COMO RESOLVER
Uma solução possível para esse problema é especificar a versão correta do módulo ao instalar. O pacote github.com/golang-migrate/migrate/cmd/migrate está disponível na versão 4 do módulo. Você pode tentar instalar a versão correta com o seguinte comando:
go get -u -d github.com/golang-migrate/migrate/v4/cmd/migrate
O comando go get que você está executando baixar e instalar o pacote github.com/golang-migrate/migrate/v4/cmd/migrate e todas as suas dependências.
O Golang Migrate é uma biblioteca que ajuda a lidar com migrações de banco de dados. Ele tem muitas funcionalidades e suporta muitos tipos diferentes de bancos de dados, então tem muitas dependências.
Se você ver muitos pacotes sendo instalados, é porque todas essas dependências estão sendo baixadas e instaladas. Isso é normal e é necessário para que o Golang Migrate funcione corretamente.
como saber e o golang-migrate foi instalado com sucesso
Você pode verificar se o Golang Migrate foi instalado com sucesso executando o seguinte comando no prompt de comando:
migrate -version
Se o Golang Migrate foi instalado corretamente, este comando deve imprimir a versão do Golang Migrate. Se o comando não for reconhecido, pode ser que o Golang Migrate não tenha sido instalado corretamente ou o caminho para o executável do Golang Migrate não esteja no PATH do seu sistema.
Como configurar caminho para o executável do Golang Migrate não esteja no PATH do seu sistema windows
Para adicionar o Golang Migrate ao PATH do seu sistema no Windows, você pode seguir os seguintes passos:
Encontre o local do executável do Golang Migrate: O primeiro passo é encontrar onde o executável do Golang Migrate está no seu sistema. Se você usou o comando go get para instalar o Golang Migrate, o executável provavelmente estará no diretório bin dentro do seu workspace do Go.
Copie o caminho do executável: Navegue até o diretório onde o executável do Golang Migrate está e copie o caminho completo. Por exemplo, o caminho pode ser algo como C:\Users\SeuNome\go\bin.
Adicione o caminho ao PATH do sistema: No menu Iniciar, pesquise por ‘Editar as variáveis de ambiente do sistema’ e abra-o. Na janela que aparece, clique em ‘Variáveis de Ambiente’. Em ‘Variáveis do sistema’, procure por ‘Path’ e clique em ‘Editar’. Na janela que aparece, clique em ‘Novo’ e cole o caminho que você copiou na etapa 2. Clique em ‘OK’ em todas as janelas para fechá-las.
Verifique a instalação: Para verificar se o Golang Migrate foi adicionado corretamente ao PATH, abra um novo prompt de comando e digite migrate -version. Se o Golang Migrate foi instalado corretamente, este comando deve imprimir a versão do Golang Migrate.
Para criar o migrate rode o seguinte comando
migrate create -ext=sql -dir=sql/migrations -seq inicial
sql/migrations sera a pasta que vai conter o aquivo .up e .down
Para executar as migrações usando o Golang Migrate, você pode usar o seguinte comando:
migrate -path sql/migrations -database "mysql://root:root@tcp(localhost:3306)/dbname" up
Por favor, substitua “dbname” pelo nome do seu banco de dados.
Para remover a migrate
migrate -path sql/migrations -database "mysql://root:root@tcp(localhost:3306)/dbname" down
Este comando irá aplicar todas as migrações na pasta sql/migrations ao seu banco de dados MySQL. O comando up significa que você quer aplicar as migrações. Se você quiser desfazer as migrações, você pode usar o comando down em vez de up.
Espero que isso ajude! Se você tiver mais perguntas, fique à vontade para perguntar.
Espero que isso ajude! Se você tiver alguma divida, fique à vontade para deixar nos comentario.
Tags: instalar o Golang Migrate no Windows, install golang migrate on windows