Como se proteger dos ataques às portas SSH, HTTPS e HTTP

0

 Veja neste artigo sobre os ataques às portas SSH, HTTPS e HTTP. Aqui está um possível esboço do artigo, com títulos, subtítulos, descrições e listas. Você pode usar as informações que eu encontrei na web para preencher os detalhes.


# Artigo: Como se proteger dos ataques às portas SSH, HTTPS e HTTP


## Introdução


As portas são aberturas que permitem a comunicação entre dispositivos na rede. Cada porta tem um número único e uma função específica. Algumas portas são mais vulneráveis a ataques do que outras, pois são usadas por serviços populares ou críticos. Neste artigo, vamos explicar quais são as portas mais comuns que sofrem ataques, como eles funcionam e como se proteger deles.


## Porta SSH 22/TCP


A porta SSH (Secure Shell) é usada para estabelecer conexões seguras e criptografadas entre dispositivos remotos. Ela permite o acesso remoto ao sistema operacional e aos arquivos do dispositivo alvo. A porta SSH é usada por vários serviços, como o OpenSSH, o Bitvise SSH Server e o PuTTY.


Um dos ataques mais comuns à porta SSH é o brute force, que consiste em tentar adivinhar a senha do usuário por meio de tentativas aleatórias até encontrar a correta. Esse ataque pode ser realizado por hackers que querem invadir sistemas ou roubar dados sensíveis. Para se proteger desse ataque, é recomendável usar senhas fortes e únicas para cada serviço, além de habilitar a autenticação de dois fatores (2FA) sempre que possível.


Outro ataque à porta SSH é o escaneamento de porta, que consiste em verificar quais serviços estão rodando em uma determinada porta usando ferramentas como o nmap ou o netcat. Esse ataque pode ser usado para identificar vulnerabilidades ou explorar falhas nos serviços alvo. Para se proteger desse ataque, é recomendável usar firewalls e filtros para bloquear as portas não necessárias ou suspeitas.


## Porta HTTPS 443/TCP


A porta HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) é usada para estabelecer conexões seguras e criptografadas entre dispositivos na web. Ela permite o acesso à internet sem expor os dados transmitidos à rede ou aos sites visitados. A porta HTTPS é usada por vários serviços, como o Apache HTTP Server, o Nginx Web Server e o IIS Web Server.


Um dos ataques mais comuns à porta HTTPS é o injeção de SQL (SQL Injection), que consiste em inserir comandos SQL maliciosos em uma entrada de dados fornecida pelo usuário ou pelo servidor web. Esse ataque pode ser usado para acessar ou modificar bancos de dados sensíveis ou realizar outras ações maliciosas. Para se proteger desse ataque, é recomendável usar consultas parametrizadas ou preparadas para evitar a execução de código SQL arbitrário.


Outro ataque à porta HTTPS é o cross-site scripting (XSS), que consiste em inserir scripts maliciosos em uma página web fornecida pelo servidor web. Esse ataque pode ser usado para roubar cookies ou credenciais do usuário ou realizar outras ações maliciosas no navegador do usuário. Para se proteger desse ataque, é recomendável usar filtros XSS nos servidores web e validar os dados recebidos dos usuários.


## Porta HTTP 80/TCP


A porta HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é usada para estabelecer conexões não seguras entre dispositivos na web. Ela permite o acesso à internet sem criptografar os dados transmitidos à rede ou aos sites visitados. A porta HTTP é usada por vários serviços, como o Apache HTTP Server, o Nginx Web Server e o IIS Web Server.


Um dos ataques mais comuns à porta HTTP é o cross-site request forgery (CSRF), que consiste em induzir um usuário a realizar uma solicitação não autorizada ao seu próprio site usando seu navegador como intermediário. Esse ataque pode ser usado para roubar informações pessoais ou financeiras do usuário ou realizar outras ações maliciosas no site do usuário. Para se proteger desse ataque, é recomendável usar tokens CSRF nos servidores web e verificar as solicitações recebidas dos usuários.


Outro ataque à porta HTTP é o man-in-the-middle (MITM), que consist



Tags

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)


#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ver
Accept !