Como depurar javascript no vscode usando deno

0

 Para depurar JavaScript no VS Code usando Deno, você precisa seguir alguns passos:


Instale o Deno CLI, que é o executável do Deno que permite rodar e depurar programas JavaScript e TypeScript com o Deno.  

Instale a extensão do Deno para o VS Code, que adiciona suporte para usar o Deno com o VS Code, usando o servidor de linguagem do Deno.  


Certifique-se de que o Deno está disponível no caminho do ambiente, ou configure o caminho para o executável do Deno nas configurações do VS Code, usando a opção deno.path.

Abra o paleta de comandos do VS Code com Ctrl+Shift+P, e execute o comando Deno: Initialize Workspace Configuration. Isso vai criar um arquivo .vscode/settings.json na sua pasta de trabalho, que habilita o Deno para o seu projeto.

Crie um arquivo JavaScript ou TypeScript que você quer depurar, e salve-o com a extensão .js ou .ts. Por exemplo, você pode criar um arquivo chamado app.js com o seguinte código:

console.log("Hello, Deno!");


Crie um arquivo de configuração de depuração na pasta .vscode, chamado launch.json, com o seguinte conteúdo:

JSON

{

  "version": "0.2.0",

  "configurations": [

    {

      "name": "Deno",

      "request": "launch",

      "type": "pwa-node",

      "program": "${workspaceFolder}/app.js",

      "cwd": "${workspaceFolder}",

      "runtimeExecutable": "deno",

      "runtimeArgs": ["run", "--inspect-brk", "-A", "${file}"],

      "attachSimplePort": 9229

    }

  ]

}

Esse arquivo define uma configuração de depuração chamada Deno, que usa o executável do Deno para rodar o arquivo app.js com a opção --inspect-brk, que pausa a execução na primeira linha e permite que o VS Code se conecte ao processo do Deno na porta 9229.


Abra o arquivo que você quer depurar, e pressione F5 para iniciar a depuração. Você verá uma barra de ferramentas na parte superior da tela, com botões para controlar a execução, como continuar, pausar, parar, etc. Você também poderá adicionar pontos de interrupção, inspecionar variáveis, avaliar expressões, e usar a janela de console para interagir com o programa.

Você pode encontrar mais informações sobre como depurar JavaScript com o Deno no VS Code na documentação oficial ou em alguns tutoriais online.


 Como usar variáveis no launch.json do VS Code

EDITE  "program": "${workspaceFolder}/app.js", para que acesse qualquer pasta e arquivo que eu estiver trabalhando

Para editar o campo “program” no launch.json do VS Code, você pode usar algumas variáveis que o VS Code fornece para referenciar o arquivo ou a pasta que você está trabalhando. Por exemplo, você pode usar as seguintes variáveis:

${file}: O caminho completo do arquivo atual. Por exemplo, se você está editando o arquivo app.js na pasta src, o valor será C:\Users\username\src\app.js.

${fileBasename}: O nome do arquivo atual sem a extensão. Por exemplo, se você está editando o arquivo app.js na pasta src, o valor será app.

${fileBasenameNoExtension}: O nome do arquivo atual sem a extensão e sem o ponto. Por exemplo, se você está editando o arquivo app.js na pasta src, o valor será app.

${fileDirname}: O caminho completo da pasta do arquivo atual. Por exemplo, se você está editando o arquivo app.js na pasta src, o valor será C:\Users\username\src.

${fileExtname}: A extensão do arquivo atual, incluindo o ponto. Por exemplo, se você está editando o arquivo app.js na pasta src, o valor será .js.

${relativeFile}: O caminho relativo do arquivo atual em relação à pasta de trabalho. Por exemplo, se você está editando o arquivo app.js na pasta src, e a pasta de trabalho é C:\Users\username, o valor será src\app.js.

${relativeFileDirname}: O caminho relativo da pasta do arquivo atual em relação à pasta de trabalho. Por exemplo, se você está editando o arquivo app.js na pasta src, e a pasta de trabalho é C:\Users\username, o valor será src.

Você pode usar essas variáveis para substituir o valor fixo de app.js no campo “program”, e assim o VS Code vai usar o arquivo que você está editando como o programa a ser depurado. Por exemplo, você pode usar ${file} para usar o caminho completo do arquivo atual, ou ${workspaceFolder}/${relativeFile} para usar o caminho relativo do arquivo atual em relação à pasta de trabalho. Você pode encontrar mais informações sobre as variáveis do VS Code na documentação oficial ou em alguns tutoriais online. Espero que isso ajude a resolver o seu problema. Se você quiser mais ajuda com código, basta deixar nos comentarios.


Tags

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)


#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ver
Accept !