Aprenda Go (Golang) - Ver e Fazer Aprenda Go (Golang) | Ver e Fazer

Aprenda Go (Golang)

  Aprenda Golang Encontre aqui  diversos conteúdos relevantes para aprender sobre a linguagem Go | Golang. Introdução ao Golang Configurando...




Veja Aprenda Go (Golang)

 

Aprenda Golang

Encontre aqui  diversos conteúdos relevantes para aprender sobre a linguagem Go | Golang.


  • Introdução ao Golang
  • Configurando o ambiente de desenvolvimento para Golang
  • Principais recursos e sintaxe do Golang
  • Trabalhando com tipos de dados e variáveis em Golang
  • Compreendendo funções e métodos em Golang
  • Lidando com erros e situações excepcionais em Golang
  • Implementando Simultaneidade e Goroutines em Golang
  • Construindo um aplicativo simples com Golang



1. Introdução ao Golang

Go, muitas vezes referido como Golang, é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida pelo Google. Com sua sintaxe eficiente e concisa, modelo de simultaneidade poderoso e biblioteca padrão robusta, Golang ganhou popularidade entre os desenvolvedores por construir aplicativos escalonáveis e de alto desempenho. Neste artigo, exploraremos os conceitos fundamentais do Golang, aprenderemos como configurar o ambiente de desenvolvimento, mergulhar em seus principais recursos e sintaxe, trabalhar com tipos de dados e variáveis, compreender funções e métodos, lidar com erros e situações excepcionais, implementar simultaneidade usando goroutines e, por fim, construir um aplicativo simples para aplicar nosso conhecimento recém-adquirido. Quer você seja um programador iniciante ou experiente, este guia irá equipá-lo com as habilidades necessárias para começar a usar Golang e liberar seu potencial para seus projetos.

1. Introdução ao Golang

1.1 O que é Golang?

Golang, abreviação de Go, é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida pelo Google. Ele foi criado com foco na simplicidade, eficiência e facilidade de uso. Go foi projetado para ser uma linguagem de tipo estaticamente que fornece suporte para programação simultânea e oferece uma biblioteca padrão forte.

1.2 História e antecedentes

Go foi anunciado oficialmente em novembro de 2009 e disponibilizado ao público em março de 2012. Foi desenvolvido por uma equipe do Google, incluindo Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson. A equipe pretendia enfrentar os desafios da programação de sistemas em larga escala criando uma linguagem que combinasse o desempenho de linguagens de baixo nível como C e C++ com a produtividade de linguagens de alto nível como Python e Ruby.

1.3 Vantagens do Golang

Existem várias vantagens em usar Golang para seus projetos de programação. Em primeiro lugar, Go possui uma sintaxe simples e concisa, facilitando a leitura e a escrita de código. Além disso, o suporte integrado do Go para simultaneidade permite aplicativos eficientes e escaláveis. Go também fornece uma biblioteca padrão forte, o que significa que você tem acesso a uma ampla gama de funcionalidades sem precisar depender muito de bibliotecas de terceiros. Finalmente, o processo de compilação do Go é rápido, permitindo ciclos de desenvolvimento rápidos e implantação eficiente.

2. Configurando o ambiente de desenvolvimento para Golang

2.1 Instalando Golang

Para começar a codificar em Go, você precisará instalar a linguagem de programação Go em sua máquina. O processo de instalação é simples e pode ser feito baixando o instalador apropriado para o seu sistema operacional no site oficial do Go. Basta executar o instalador e seguir as instruções fornecidas.

2.2 Configurando as variáveis de ambiente

Depois de instalar o Go, você precisará configurar suas variáveis de ambiente para garantir que seu sistema reconheça a instalação do Go. Isso normalmente envolve adicionar o diretório binário Go à variável PATH do seu sistema. As instruções específicas para configurar variáveis de ambiente podem variar dependendo do seu sistema operacional, mas a documentação do Go fornece orientações detalhadas para cada plataforma suportada.

2.3 Escolhendo um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE)

Embora Go possa ser desenvolvido usando um editor de texto simples, muitos desenvolvedores preferem usar um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) para uma experiência de codificação mais simplificada. Existem vários IDEs populares disponíveis para Go, como Visual Studio Code, GoLand e Atom, cada um oferecendo vários recursos e plug-ins personalizados para o desenvolvimento Go. Escolha um IDE que atenda às suas preferências e instale quaisquer extensões ou plug-ins necessários para aprimorar seu fluxo de trabalho de codificação.

3. Principais recursos e sintaxe do Golang

3.1 Estrutura Básica de um Programa Golang

Um programa Go consiste em pacotes, que são coleções de arquivos Go relacionados. Cada arquivo Go começa com uma declaração de pacote, seguida por instruções de importação para trazer os pacotes externos necessários. A função principal serve como ponto de entrada do programa e é onde a execução começa.

3.2 Variáveis e Constantes

No Go, as variáveis são declaradas usando a palavra-chave “var”, seguida do nome da variável e seu tipo. As constantes, por outro lado, são declaradas usando a palavra-chave “const” e não podem ser alteradas depois de atribuído um valor. Go oferece suporte a vários tipos de dados, incluindo inteiros, flutuantes, strings, booleanos e muito mais.

3.3 Instruções de fluxo de controle (if-else, switch, loops)

Go fornece instruções de fluxo de controle para controlar o fluxo de execução do seu programa. A instrução if-else permite executar blocos de código condicionalmente, enquanto a instrução switch fornece uma maneira concisa de lidar com múltiplas condições. Loops, como loops for e while, são usados para repetir um bloco de código até que uma condição específica seja atendida.

4. Trabalhando com tipos de dados e variáveis em Golang

4.1 Tipos de dados primitivos

Go suporta vários tipos de dados primitivos, incluindo números inteiros de vários tamanhos, números de ponto flutuante, booleanos e caracteres. Esses tipos de dados servem como blocos de construção para estruturas e operações de dados mais complexas em Go.

4.2 Tipos de dados complexos (matrizes, fatias, mapas, estruturas)

Além dos tipos de dados primitivos, Go fornece tipos de dados complexos para lidar com dados mais estruturados e dinâmicos. Matrizes e fatias permitem armazenar vários valores do mesmo tipo, enquanto os mapas fornecem pares de valores-chave para recuperação eficiente de dados. As estruturas permitem definir tipos de dados personalizados combinando diferentes campos de vários tipos de dados.

4.3 Conversões de tipo e asserções de tipo

Go permite converter variáveis de um tipo para outro usando conversão de tipo. Essa flexibilidade permite trabalhar com diferentes tipos de dados e realizar operações entre eles. Asserções de tipo são usadas para extrair o valor subjacente de uma variável de interface quando seu tipo dinâmico é conhecido. Agora que você tem um conhecimento sólido dos fundamentos do Golang, está pronto para começar a codificar nesta linguagem de programação poderosa e eficiente. Boa codificação!

5. Compreendendo funções e métodos em Golang

No Golang, as funções são os blocos de construção do seu código. Eles permitem agrupar um conjunto de instruções e executá-las quando necessário. Criar funções em Golang é tão fácil quanto uma torta (ou golang, neste caso). Basta usar a palavra-chave `func` seguida do nome da função, parâmetros (se houver), tipo de retorno (se houver) e o corpo da função entre colchetes.

5.1 Criando e invocando funções

Para criar uma função, você pode usar a seguinte sintaxe: ``` func functionName(parâmetros) returnType { //Corpo da função } ``` Por exemplo, digamos que você queira criar uma função para somar dois números: ``` função add(a, b int) int { retornar a + b } ``` Para invocar ou chamar uma função, basta escrever o nome da função seguido dos argumentos entre parênteses. Para nossa função `add`, você pode chamá-la assim: ``` resultado := adicionar (5, 3) ``` E pronto! A variável `result` terá o valor `8`.

5.2 Parâmetros de função e valores de retorno

As funções em Golang podem assumir zero ou mais parâmetros. Esses parâmetros permitem passar valores para a função ao chamá-la. Você especifica o tipo de parâmetro antes do nome do parâmetro. Se a função tiver vários parâmetros, separe-os com vírgulas. Por exemplo: ``` func saudação(nome string, idade int) { fmt.Println("Olá,", nome, "! Você tem", idade, "anos.") } ``` Neste exemplo, a função `greet` leva dois parâmetros, `name` do tipo string e `age` do tipo int. As funções também podem ter valores de retorno. Você especifica o tipo de retorno após a lista de parâmetros. Por exemplo: ``` func multiplicar(a, b int) int { retornar a*b } ``` Neste exemplo, a função `multiply` recebe dois parâmetros, `a` e `b`, ambos do tipo int, e retorna seu produto, que é um int.

5.3 Métodos e Programação Orientada a Objetos em Golang

Agora, vamos falar sobre métodos em Golang. Métodos são funções especiais associadas a um tipo específico, conhecido como tipo de receptor. Eles permitem que você adicione comportamento aos seus tipos personalizados. Em outras palavras, métodos são funções que têm acesso às propriedades e campos de um objeto específico. Para definir um método, você precisa especificar o tipo de receptor antes do nome do método. O tipo de receptor pode ser um valor ou um ponteiro. Vejamos um exemplo: ``` tipo Retângulo estrutura { largura, altura float64 } func (r retângulo) calculaArea() float64 { retornar r.largura * r.altura } ``` Neste exemplo, definimos um tipo chamado `Rectangle` com dois campos, `width` e `height`. Em seguida, definimos um método chamado `calculateArea` com um tipo de receptor `Rectangle`. Este método calcula e retorna a área do retângulo. Para invocar um método, basta chamá-lo em uma variável do tipo receptor. Por exemplo: ``` rect := Retângulo{largura: 5, altura: 3} área := rect.calculateArea() ``` Aqui, criamos uma variável `rect` do tipo `Rectangle` e chamamos o método `calculateArea` para calcular a área. Os métodos em Golang também podem ter receptores de ponteiro, o que lhes permite modificar o estado do objeto. Usar um receptor de ponteiro é útil quando você deseja evitar a cópia de todo o objeto ao chamar o método. Para especificar um receptor de ponteiro, use um asterisco (*) antes do tipo de receptor. Com métodos, Golang adota princípios de programação orientada a objetos sem as complexidades das linguagens OOP tradicionais. Então vá em frente e libere o poder dos métodos em Golang!

6. Lidando com erros e situações excepcionais em Golang

6.1 Noções básicas de tratamento de erros

Vamos enfrentá-lo, erros acontecem. E quando isso acontece, Golang oferece uma maneira limpa e elegante de lidar com eles. No Golang, os erros são apenas valores que podem ser retornados de funções. Isso significa que o tratamento de erros se torna uma parte natural do fluxo de código. Quando uma função encontra um erro, ela pode retornar um valor de erro junto com os valores de retorno regulares. A convenção é retornar o erro como o último valor de retorno e geralmente é do tipo `error`. Você pode então verificar se o valor do erro é `nil` (indicando nenhum erro) ou tratar o erro de acordo. Aqui está um exemplo de função que divide dois números e retorna um erro quando o denominador é zero: ``` func dividir(a, b float64) (float64, erro) { se b == 0 { retorne 0, fmt.Errorf("divisão por zero") } retornar a / b, nulo } ``` Neste exemplo, se o denominador (`b`) for zero, a função retornará um erro usando `fmt.Errorf` para criar um novo valor de erro. Caso contrário, retorna o resultado da divisão. Ao chamar uma função que pode retornar um erro, é uma boa prática verificar se o erro é nulo antes de continuar. Você pode usar uma instrução `if` para isso: ``` resultado, err := dividir(10, 2) se errar! = nulo { fmt.Println("Erro:", err) } outro { fmt.Println("Resultado:", resultado) } ``` Neste exemplo, dividimos `10` por `2` usando a função `divide`. Em seguida, verificamos se `err` é `nil`, indicando que não há erro. Se houver algum erro, imprimimos a mensagem de erro; caso contrário, imprimimos o resultado.

6.2 Mecanismo de pânico e recuperação

Às vezes, as coisas dão realmente errado e você precisa interromper a execução do seu programa imediatamente. Nesses casos, Golang fornece o mecanismo de “pânico”. Quando você entra em pânico, você cria um erro de execução e interrompe o fluxo normal de execução do seu programa. Você pode `panic` usando a função `panic`: ``` func algoBad() { pânico("algo ruim aconteceu!") } ``` Neste exemplo, a função `somethingBad` entra em pânico com a mensagem "algo ruim aconteceu!" Para lidar com o pânico e se recuperar deles normalmente, Golang fornece o mecanismo de `recuperação`. Você pode usar a função `recover` em uma função adiada para capturar e lidar com pânicos. Aqui está um exemplo: ``` func handlePanic() { adiar func() { se errar := recuperar(); err! = nulo { fmt.Println("Recuperado do pânico:", err) } }() algo ruim() fmt.Println("A execução normal é retomada após o pânico.") } ``` Neste exemplo, usamos uma função adiada para capturar qualquer pânico que possa ocorrer. Se ocorrer um pânico, a função adiada será chamada e podemos lidar com o pânico imprimindo uma mensagem.

6.3 Instruções de adiamento para limpeza de recursos

Adiar, em Golang, é uma coisa linda. Ele permite que você agende uma chamada de função para ser executada apenas. Concluindo, dominar o Golang abre um mundo de possibilidades para a criação de aplicativos eficientes e robustos. Com sua simplicidade e recursos poderosos, Golang oferece aos desenvolvedores uma experiência única na construção de soluções de software escalonáveis e simultâneas. Seguindo os conceitos e técnicas descritos neste artigo, você estará no caminho certo para se tornar proficiente em Golang e aproveitar seus recursos para desenvolver aplicativos de alto desempenho. Então, comece sua jornada Golang hoje e desbloqueie um novo nível de excelência em programação. Codificação feliz!

Perguntas frequentes

1. Golang é adequado para iniciantes?

Golang é conhecido por sua simplicidade e legibilidade, tornando-o relativamente mais fácil de entender para iniciantes. Sua sintaxe concisa e sua forte biblioteca padrão contribuem para uma curva de aprendizado suave. No entanto, ter conhecimento prévio de programação será, sem dúvida, benéfico para a compreensão dos conceitos básicos de programação.

2. Posso usar Golang para desenvolvimento web?

Absolutamente! Golang oferece excelente suporte para desenvolvimento web. Ele oferece uma biblioteca padrão robusta e uma infinidade de pacotes de terceiros para construção de aplicativos web, APIs REST e até microsserviços. Com seu forte desempenho e modelo de simultaneidade, Golang é uma escolha popular para aplicações de alto tráfego e em tempo real.

3. Como Golang lida com a simultaneidade?

Golang tem uma abordagem única para simultaneidade por meio de goroutines e canais. Goroutines são threads leves que permitem execução simultânea, enquanto canais facilitam a comunicação segura e a sincronização entre goroutines. Essa combinação eficaz simplifica o gerenciamento de operações simultâneas e garante a utilização eficiente de recursos.

4. Golang é uma boa escolha para projetos de grande escala?

Sim, Golang é adequado para projetos de grande escala. Oferece suporte integrado para simultaneidade, o que permite a utilização eficiente dos recursos do sistema. Além disso, a tipagem estática e o forte desempenho do Golang o tornam uma escolha confiável para projetos que exigem escalabilidade, confiabilidade e capacidade de manutenção.



Site da linguagem

Playgrounds

Site para aprender sobre Go

Tutoriais

Blogs

Artigos

Livros

Canais no Youtube

Cursos no Youtube

Podcasts (Episódios)

Alura

2Devs Podcast

Castálio Podcast

Programação Falada

Grok Podcast

Cursos gratuitos

Udemy

Cursos pagos

Udemy

Alura

DIO

Vagas

Comunidades

Newsletters




Gostou da Aprenda Go (Golang) Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos o Aprenda Go (Golang) para apoiar o nosso trabalho!

COMMENTS

Nome

3d,28,A bela e a Fera,3,Abecedario,110,Abelha,69,Abobora,1,Acessorios,11,Ads,40,AdSense,44,Adwords,1,Aeronaves,2,Afiliados,27,Agulheiros,21,Alfabeto,104,Alfineteiras,28,Alice,4,Alice no pais das maravilhas,6,Alimentos,1,Almofadas,129,Aluminio,1,Amigurumi,283,Animal,43,Animes,91,Aniversario,6,Anjinhos,55,Anuncios,5,Aparador de canecas,10,Aplicativos,6,Apliques,45,Apostilas,141,Aranha,2,Arco iris,2,Arranjos,5,Art,20,Arte,82,Arteiras,22,Artes,55,Artesanato,5895,artesanato Croche,2,Artigos,788,Artisanat,162,Arvores,27,Astronauta,6,Astronave,3,Atividades educativas,156,Atividades para educação infantil,181,Atividades para imprimir,139,Autoestima,1,Aves,2,Aviões,2,Babador,3,Babuska,1,Baby,30,Bailarina,52,Baixar,4,Balão,18,Baleia,8,Bandeirinha,54,Bandeirinhas,61,Banheiro,3,Barbante,3,Barcos,1,Base,1,Bastidor,49,Batizados,6,Bebê,43,Beleza,2,Bendy Dolls,1,Bichinhos,1809,Bichos,113,Bidu,1,Bijuterias,1,Bird,1,Biscuit,20,BJD,1,Blog,54,Blogger,43,Blusa,3,Boa tarde,1,Boas ideias,28,Bode,1,Boinas,2,Bola,4,Boleros,1,Bolo,7,Bolo Fake,3,Bolsa,108,Bolsas,8,Bom dia,9,Boneca,445,Boneca de pano,332,Boneca lol,61,Bonecas,933,Bonecos,392,Bonecos de neve,57,Book,1,Borboletas,23,Bordado,141,Bota,31,Botinha,10,Botões,3,Branca de Neve,12,Bricolagem,2,Brindes,10,Brinquedos,18,Bruxa,7,Bruxinha,35,Buque,1,Cabelo,2,Cabra,1,Caça palavras,1,Cachecol,2,Cachorrinhos,91,Cacto,12,Caderno,2,Caixa de leite,1,Caixas,29,Calça,3,Calendario,3,Canguru,2,Capa de Caderno,47,Capas,28,Capinhas para celular,6,Capitao america,2,Caracol,2,Carnaval,5,Carregador,1,Carreira,5,Carrinho,4,Carro,11,Carruagem,4,Carteira,3,Casa,23,Casacos,3,Casal,5,Casamento,3,Castelo,4,Castor,1,Cats,3,Cavalo,16,Cavalo marinho,1,Cegonha,4,Celular,2,Cenoura,1,Centopeia,7,Centro de mesa,40,Cervos,5,Cestas,19,Cha de bebe,34,Chapeu,3,Chaveiro,29,Chaveiros,84,Chinelos,2,Cinema,1,Circo,17,Cisne,3,Clash Royale,1,Coala,3,Cobra,2,Coelho,75,Coelhos,484,Cogumelo,3,Colorir,83,Comidas,2,Como faço,47,Como Fazer,272,Comunhão,1,Construção,1,Contos,1,Contos de Fadas,3,Coração,26,Coroa,6,Corretoras,1,Corte,23,Corte e costura,116,Cortinas,5,Coruja,69,Cosplay,1,Costura,40,Cozinha,7,Crafts,1074,Credito,22,Crianca,32,Croche,584,CupCake,10,Curiosidades,1,Cursos,39,Customização,1,Dado,3,Daisy,1,Deadpool,1,Decoração,406,Decorar,47,Decoupage,2,Dedoches,14,Dente,6,Dentista,5,Desenhos,488,Desenhos para Colorir,437,Dev,92,Dia dos Namorados,10,Diadema,1,Dicas,277,Dicas para blog,44,Dinossauros,40,Disney,83,Diy,85,Diy Ideas,15,Doces,6,Docinhos,8,Dog,3,Doki,1,Doll,54,Dragao,10,Dragon Ball,5,Duende,20,Duendes,62,E.V.A,54,Economia,17,Educação Infantil,239,Educar,108,Educativo,12,Elefante,44,Emoticons,2,Emprestimo,1,Enfeite,33,Enfeites,558,Envelope,1,Enxoval,1,Escola,21,Esconde chave,5,Espanhol,10,Espantalho.,7,Esquilos,7,Estilo,1,Estojo,22,Estrelas,29,Etiquetas,1,Eucaristia,2,EVA,471,Eventos,7,Expressoes,1,Fada,15,Fadinha,14,Fantoches,15,Farol,1,Fashion,6,Faz Facil,3,Fazenda,4,Fazendinha,6,Felt,401,Felting,1,Feltmania,24,Feltragem,27,Feltragem com agulhas,4,Feltreiras,15,Feltro,2489,Feltro 3d,2,Feltro Felt,1,Ferramentas,1,Festa,68,Fieltro,885,Filtro dos sonhos,2,Fimo,2,Finanças,38,Fios,1,Fita,1,Flamingos,4,Flamula,56,Flor,141,Flores,118,Floresta,3,Fofos,1,Foguete,1,Folhas,5,Forex,12,Formatura,6,Formiga,1,Fotos,3,Frances,3,Franjas,1,Frases,108,Frida Kahlo,1,Frutas,27,Fundo,2,Fundo do Mar,16,Fuxico,24,Galinha,33,Ganhar Dinheiro,41,Ganso,2,Gatinhos,146,Gato,50,Girafa,21,Golfinhos,3,Goma,34,Google,5,Gorros,4,Grafico,29,Graficos,80,gratuito,4,Guarda Chuva,2,Guaxinim,2,Guirlandas,137,Halloween,30,Handmade,189,Handwierker,167,Hello Kitty,6,Heroinas,7,Herois,11,Hipopotamo,9,Historia,1,Homem,1,Homem de ferro,2,Hora de Aventura,1,Host,3,Hulk,1,Humor,2,Ideias,151,Ideias para festa,38,Imagem,1,Imagens,12,imprimir,4,Ingles,2,Insetos,2,Investimento,15,Jacare,4,Jardim,5,Jinx,2,Joaninha,95,Jogo de banheiro,9,Jogos,16,Kawaii,28,Kimono,1,Koala,2,La,11,Laco,12,Laços,21,Lampada,1,Lanches,2,Latas,1,Layout,1,Leao,14,Legumes,2,Lembrancinhas,404,Letras,128,Lhama,11,Ligar os pontos,11,Lilo Stitch,1,Linhas,9,Livro,30,Lobo,1,lol,59,Lua,8,Luva,6,Macaco,10,Macrame,14,Makeup,1,Mandala,1,Manta,6,Manualidades,5293,Maquiagem,1,Marca Paginas,24,Marinheiro,7,Marketing,38,Marvel,1,Mascara,31,Mascaras,480,Máscaras,10,Matematica,16,Maternal,2,Matrioska,4,MDF,1,Meias,17,Meio ambiente,1,Memes,2,Meninas,34,mensagem,7,Mensagens,89,Mercado financeiro,6,Metoo,3,Mickey,19,Mimin dolls,3,Mimos,16,Mingau,1,Minie,12,Minion,4,Minnie,2,Mobile,40,Mochila,15,Moda,19,Modelos,67,Molde,72,Moldes,9913,Moldes 3d,15,Moldes de feltro,1364,Moldes de Silicone,1,Moldes em feltro,313,Moldes para eva,223,Moldes para feltro,940,Molds,7,Molduras,3,Monograma,6,Monstrinhos,2,Moranguinho,10,Motivação,1,Motivos,6,Mulher,16,Muñeca,3,Munecas,19,Mural,22,Musicas,2,Nail-Art,9,Naninha,12,Natal,1457,Navios,2,Necessaire,14,Noivos,3,Novidades,4,Numeros,14,Nuvem,11,Organizadores,1,Origami,3,Orquidea,3,Os Flintstones,1,Osito,1,Ourico,1,Outono,1,Ovelha,21,Ovo,4,Ovos,6,Painel,29,Paisagem,1,Palhaço,16,Palitos,1,Panda,25,Pano,65,Panos de prato,1,Pantufas,14,Papel,12,Papel de parede,11,Pascoa,173,páscoa,1,Passarinhos,55,Passo a passo,2,Patchwork,86,Pateta,1,Patinho,10,Pato,7,Pato Donald,1,Patrones,27,Patrulha Canina,4,Patterns,24,Pegasus,2,Peixes,10,Pelicano,1,Pelucia,41,Pena,2,Penteados,1,Peppa pig,2,Personagens,80,Personalização,2,Peru,1,Peso de porta,27,Peter pan,1,Pets,17,Piadas,1,Picole,1,Pingentes,54,Pinguim,13,Pinoquio,1,Pintar,75,Pintura,116,Pintura em tecido,122,Pirata,5,Placas,3,Plantas,5,Plantilla,3,Pluto,1,Pocket,1,Polvo,4,Ponei,1,Ponteira,7,Pontilhados,20,Ponto Cruz,20,Porquinha,1,Porta agenda,1,Porta agulhas,4,Porta Aliança,2,Porta copos,6,Porta docinhos,13,Porta fone,1,Porta Maternidade,44,Porta moedas,13,Porta oculos,1,Porta pano de pratos,9,Porta retratos,17,Porta trecos,10,Portugal,14,Prendedor de cabelo,2,Prendedor de Cortina,8,Presentes,34,Presepio,7,Primavera,1,Princesa,66,Principe,9,Protetor de Berço,17,Publicidade,2,Puff,10,Pulseiras,4,Quadro,37,Quarto,12,Quarto de bebê,20,Quarto de Criança,17,Quebra Cabeça,3,Quiet Book,38,Raposa,29,Ratinhos,24,Rato,5,Receitas,30,Reciclagem,21,Recrutamento,5,Rei,3,Relogio,4,Rena,148,Retalhos,1,Revista,73,Riscos,139,Robo,2,Rosa,12,Rosita,1,Roupas,58,Sache,1,Sacolinhas,16,Safari,25,Sala,1,Sansao,1,Santinhas,8,Sapatinhos,32,Sapinhos,12,Sapo,11,Saquinhos,13,Saúde,1,Scrap,13,Scrapbook,10,Script,1,Seguro,5,SEO,19,Sereia,17,Serie,4,Shorts,6,Show da Luna,1,Silicone,1,Slider,27,Sol,1,Sonic,2,Sorvete,3,Star wars,3,Surpresa,4,Tapete,28,Tartarugas,10,Tear,3,Tecido,176,Teia,1,Tela,1,Tema,4,Tenis,8,Terrarios,1,Thor,1,Tiara,9,Tigre,2,Tildas,4,Toalhas,5,Toalhinhas de mao,4,Toca,1,Topo de bolo,5,Torre,1,Torta,1,Torta Fake,1,Touca,5,Toy Story,2,Toys,1,Trabalhos manuais,639,Trader,2,Trafego,10,Trança,1,Travesseiros,3,Trico,28,Tucano,1,Turismo,2,Turma,11,Turma da Monica,5,Turma do Chaves,6,Tutorial,116,Tv,1,Unhas,5,Unicornio,82,Ursinho,112,Ursinho Pooh,8,Ursinhos,536,Urso,42,Vaca,16,Veados,3,Vegetais,2,Veiculos,3,Velcro,1,Ver e Fazer,3,Verduras,2,Vestido,32,vide,1,Video,50,Videos,721,Visual,1,Wallpaper,27,web-stories,3,Youtube,22,Zebra,4,Zumbi,19,
ltr
item
Ver e Fazer: Aprenda Go (Golang)
Aprenda Go (Golang)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqzq8-eQ-pcEnAQWdO6TCJcCvP_tdPjgoQ0InYor7Mjn1TgEv5bw7HkDaoN0G9PF_lfSOP2bKsjobIrfq2-_t_Db9Xe2_Mc82wn9bTf2078aq1LtGsvGzdokJH1WsfSN_C4M2hj87TnNpQ5ipVkEe0f0_KNZzDL9mM_8QqfHAmGYh8pltaPivcyKjC8XOG/s320/go-lang-dev-aprenda-golang.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqzq8-eQ-pcEnAQWdO6TCJcCvP_tdPjgoQ0InYor7Mjn1TgEv5bw7HkDaoN0G9PF_lfSOP2bKsjobIrfq2-_t_Db9Xe2_Mc82wn9bTf2078aq1LtGsvGzdokJH1WsfSN_C4M2hj87TnNpQ5ipVkEe0f0_KNZzDL9mM_8QqfHAmGYh8pltaPivcyKjC8XOG/s72-c/go-lang-dev-aprenda-golang.png
Ver e Fazer
https://www.verefazer.org/2023/08/aprenda-go-golang.html
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/2023/08/aprenda-go-golang.html
true
4084861044654339844
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All Veja também LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow Conteúdo Exclusivo Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy