Persona: o que é e como criar uma para sua estrategia de marketing?

  Como você cria uma personalidade para sua estratégia de marketing?




Veja Persona: o que é e como criar uma para sua estrategia de marketing?

  Como você cria uma personalidade para sua estratégia de marketing?

Foto: Freepik


Você já ouviu falar de uma persona ou personalidade de comprador quando se trata de criar uma estratégia de marketing digital? OK então! Este é um aspecto central de qualquer estratégia de marketing e deve ser feito com extrema cautela. Para ajudá-lo nesse sentido, aqui está um guia completo para criar um personagem.




Quando falamos de personas, ou buyer personas, estamos falando dos personagens que criamos para representar nosso cliente ideal. Esses personagens são fictícios e sempre variam de empresa para empresa e de empresa para empresa.




Sendo a base de todas as estratégias de marketing da empresa, é imprescindível que o processo de criação ocorra com perfeição.




Mas como criamos nossas personalidades?




É o que veremos aqui!




Qual é o personagem?


Um personagem é uma persona criada por empresas para representar seu cliente ideal. Este personagem fictício possui todas as características desejadas por nossos clientes, tais como:




idade


Tipo


Profissão


Estado civil


interesses pessoais


hobbies


Problemas pessoais/sociais/financeiros


objetivos de vida


Com base nesse personagem fictício, criaremos postagens em nosso blog e redes sociais, onde determinaremos a partir desse personagem os temas a serem abordados.




Para entrar em nossa persona de comprador, analisamos muito nosso público-alvo e o banco de dados de clientes existente.




Sem dúvida, este é um excelente ponto de partida, pois conseguimos perceber quem se interessa pelos nossos produtos e serviços e, consequentemente, conseguimos definir com maior precisão a nossa personalidade.




Qual é a diferença entre personagem e público?


Uma das dúvidas mais comuns é a diferença entre um personagem e um público-alvo. Muitos tendem a considerá-los sinônimos, mas não são!




Público-alvo é um termo muito utilizado no mundo dos negócios. Identifica as pessoas que têm interesse potencial nos serviços e produtos oferecidos pela empresa. Aqui incluímos diferentes pessoas, com diferentes perfis, com interesses comuns que possam ter nos Serviços e/ou Produtos.




Embora esse conceito seja muito útil, é muito vago e amplo, fornecendo, por exemplo, uma faixa de idades, classe social, gênero e comportamentos de certas pessoas.




O personagem, ao contrário, é bastante focado e objetivo. É um perfil de cliente quase fictício perfeito. Este personagem é criado com nome, idade adequada, sexo, ocupação, habilitações literárias, gostos pessoais, problemas, desafios, sonhos, objetivos, entre outras características, tendo em mente o cliente ideal.




Agora vamos ver um exemplo de trabalho para entender melhor a diferença entre um personagem e um público-alvo.




o público alvo




Homens de 22 a 30 anos, solteiros, formados em artes, salário médio de 1.000 euros. Eles sonham em crescer profissionalmente e adoram viajar.




Personagem




pessoa exemplo




Roy tem 24 anos e é solteiro.




Acabei de me formar em literatura.




Ele trabalha como escritor freelance.




Seu objetivo de curto prazo é obter um mestrado em um país europeu.




Gostava de combinar os estudos com o gosto pelas viagens.




Para isso, procura uma instituição para encontrar outras universidades europeias que recebam estudantes de outros países.




 




Você notou a diferença? O personagem é muito mais objetivo e detalhado do que o público-alvo.




Marketing Pessoal e Digital


O marketing digital se beneficia muito de campanhas de marketing cujo público é segmentado. Nesse sentido, criar um personagem é essencial, principalmente se quisermos reduzir nossos custos por meio de campanhas pagas.




Quando podemos definir nossa persona de comprador, podemos desenvolver uma estratégia de marketing digital mais focada, objetiva e precisa.




Porque? Para ver agora!




Imagine que você tem uma empresa que vende produtos esportivos. Se criarmos uma campanha de marketing digital paga e direcionada para pessoas:


20 a 40 anos


Morar em Coimbra


casado / casado


licenciado


mulher


Eu amo ler e esportes


Já imaginou quantas pessoas você alcança? Muitos, certo? Mas eles estão todos interessados ​​nos produtos que devemos vender? E se usássemos em vez desta divisão:




mulher


25 anos


Coimbra


Ex-alunos em esportes


Eu amo esportes e ler sobre esportes


Essa segmentação é mais direcionada e objetiva e atinge menos pessoas. No entanto, ao contrário do que poderíamos pensar, tem melhores resultados.




Além de alcançar pessoas que já podem se interessar por seus produtos, você gasta menos em suas campanhas de marketing digital. É por isso que devemos sempre criar nossa buyer persona antes de fazer qualquer campanha de marketing.




Agora que entendemos o que é personalidade e por que é tão importante para o marketing digital, é hora de descobrir como criar uma.




Como você cria um personagem?


Para criar seu próprio personagem, antes de mais nada, você precisa pensar nas pessoas que se interessam pelo seu local de trabalho. No que eles podem estar interessados? Quais tópicos eles estão procurando em seu campo de especialização?




Responder a essas perguntas é muito importante, pois é a primeira porta que você abre para conhecer seu cliente ideal. Se você tem uma base de clientes, tente coletar dados sobre alguns aspectos, como:




idade


Tipo


Profissão


sua localização


interesses pessoais


Hábitos


hobbies


frustração


Obstáculos e desafios


estilo de vida


hábitos de consumo


Crenças


Depois de ter todas as informações em mãos, é hora de criar uma pequena história. Crie um nome para a pessoa. Ao nomear nossa buyer persona, nós a personalizamos, tornando o processo mais realista e também auxiliando nas discussões com a equipe.




Observação: as informações coletadas sempre dependem do seu setor, produtos e serviços. Se para alguns projetos os hobbies são mais interessantes, para outros pode ser interessante aprender mais sobre a vida amorosa. Portanto, mantenha sempre seus objetivos e seu negócio em mente.




Conte com os melhores profissionais de marketing digital para ajudá-lo com sua estratégia e campanhas de marketing. Conheça todas as nossas soluções!




ligue para nós


Pessoas: Exemplos


É mais fácil entender como tudo funciona usando exemplos práticos. Agora vamos ver alguns.




Imagine que você tem um restaurante. Seus clientes são muitos e têm características diferentes. Portanto, definir a persona do comprador é mais difícil e pode ser necessário criar mais de uma persona.




A primeira coisa que você deve fazer é apreciar o que ele oferece de forma diferente. Portanto, seu cliente ideal deve valorizar seus diferenciais, como serviço de fast food e música ao vivo.




Tendo em conta a grande diversidade de clientes, decidimos criar duas personalidades diferentes. vamos ver!




pessoa exemplo 2




Ruti tem 21 anos e estuda na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Para pagar as contas da casa e da universidade, ela trabalha meio período em uma loja de roupas. Ganhe 500 euros por mês.




Ela volta para casa todos os dias depois das 19h. e odeia o trabalho doméstico, incluindo cozinhar. Gosta de estar no Facebook.




Exemplo de personagem 3




Ruy tem 50 anos. Ele é casado e tem dois filhos (um tem 18 anos e o outro 20). Ele é um empresário de sucesso na área de vendas no varejo,


Gosta de relaxar com a família e amigos aos fins-de-semana num bom restaurante ou bar em Lisboa. Ele adora comer bem, mesmo que tenha que pagar mais por isso, e adora ouvir boa música.




Agora suponha que você tenha que criar um personagem para um banco ou instituição financeira. Como os clientes são mais amplos do que no primeiro exemplo, decidimos criar três personas de comprador.




olhe agora!




Exemplo de caractere 4




Sílvia tem 26 anos, vive em Lisboa, num apartamento alugado com mais dois colegas, e terminou recentemente os seus estudos em economia.




A empresa onde fez o estágio gostou muito do seu trabalho e fez dele um contrato eficaz. Ela ganha em média 2.500 euros por mês.




Agora ela quer abrir sua própria empresa de RH. No entanto, sem poupança, eles precisam de um empréstimo com taxas de juros fixas e baixas/médias.




Exemplo de caractere 5




Carla tem 40 anos e é uma profissional de arquitetura freelance. Vive no Porto, nunca se casou e não tem filhos. Ela mora sozinha com dois gatos.




Por ser solteira e não ter a estabilidade do contrato de trabalho, quer economizar para qualquer eventualidade, além de garantir uma boa aposentadoria. Seu salário médio é de 2.000 euros.




Seu objetivo é se aposentar aos 60 anos e, para isso, precisa de um banco para garantir um bom retorno da economia que deseja fazer.




Exemplo de personagem 6




Carlos tem 18 anos e acaba de fazer o curso de jornalismo na Universidade do Porto. Ele teve a sorte de entrar em uma faculdade da cidade, o que lhe permitiria morar com seus pais.




Ele é solteiro, não tem filhos, mas seus pais não podem pagar a faculdade. Por isso, Carlos precisa de um empréstimo para estudar, com juros baixos e isso permite que ele comece a pagar depois de concluir o curso.




Como você pode ver, existem muitas maneiras de criar seu personagem. É importante conhecer seu público para criar uma personalidade o mais fiel possível ao seu cliente ideal.


Perguntas sobre a personalidade do comprador perfeito


Para determinar nossa buyer persona, existem algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo que podem ajudar muito nesse negócio. Observe que você deve considerar sua base de clientes para responder a essas perguntas.




É um erro muito comum responder a perguntas com base no que pensamos e não no que a maioria dos clientes pensa. Lembre-se que o negócio é seu, mas o foco é satisfazer e atingir seu público.




Depois de esclarecer este ponto importante, vamos ver as perguntas que você deve responder para criar seu personagem.




Quais são as características físicas do cliente potencial?


Quais são as características psicológicas do cliente ideal?


Quais são suas qualificações educacionais?


O que você costuma fazer no seu tempo livre?


Qual é o seu papel no trabalho?


Qual assunto te interessa?


Quais são seus maiores desafios?


Quais são seus objetivos de vida?


Que tipo de informação gostaria de receber?


Onde você consome essas informações?


Quem influencia suas decisões?


De quais empresas você compra produtos/serviços?


De quem você compra?


Se você está apenas começando seu negócio, naturalmente achará muito difícil responder a essas perguntas. Tudo fica mais fácil quando temos uma base de clientes.




Nota: O personagem não precisa ser estático. Você pode ajustá-lo de acordo com sua compreensão do seu cliente ideal. Além disso, você pode criar muitos personagens.




Entrevistas para criar personas de comprador


Conhecer seus clientes é uma das melhores (e mais eficazes) maneiras de criar sua persona de comprador. Afinal, quem melhor do que nossos clientes para responder a essas perguntas?




Um dos erros mais comuns é criar nosso personagem com base no que pensamos, com base na nossa percepção do público-alvo e das pessoas que podem se interessar por nossos produtos e serviços. Portanto, as entrevistas ajudam a evitar esse erro.




As melhores pessoas entrevistadas são aquelas que realmente interagem muito com a marca. Você poderá ver quem tem mais interações nas redes sociais, por exemplo.




Quem gosta das suas postagens? Quem tem mais comentários? Essas pessoas definitivamente estarão mais do que dispostas a conversar com você.




Escolha também os clientes mais frequentes, ou aqueles que compram uma quantidade maior de produtos.




Se você ainda não tiver um banco de dados de clientes, poderá solicitar a outras pessoas alguns contatos que tenham seu perfil de cliente em potencial.




Para atrair pessoas, você pode oferecer um brinde, amostra ou qualquer outro benefício sobre os produtos ou serviços da empresa.




Ferramentas gratuitas de criação de personagens online


Ainda está com problemas para configurar sua persona de comprador? Então você pode usar algumas ferramentas para criar um personagem online grátis.




Hoje em dia, você pode encontrar muitas ferramentas gratuitas na internet, principalmente quando se trata de marketing digital.




Embora ajude muito, não esqueça que não há ninguém melhor do que você e sua equipe para definir a personalidade da empresa.




Portanto, use essas ferramentas, mas sempre com cautela. Pode haver perguntas sem resposta, ou outras perguntas que não são de grande importância. Veja essas ferramentas como úteis, mas não como uma solução perfeita.




Veja alguns deles e experimente!




super personalidade


fazer meu personagem


Gerador Maicon Persona


Conclusão:


Como vimos ao longo deste post, criar um personagem é essencial para garantir o sucesso de uma campanha de marketing. Saber construir uma buyer persona é essencial para obter bons resultados, principalmente quando se trata de varejo e marketing digital.




É verdade que este não é um processo fácil e requer muito estudo e treinamento para poder determinar perfeitamente a personalidade do comprador. Se você tiver uma base de clientes, poderá usar os dados para determinar quem você é. Caso contrário, é melhor entrevistar pessoas que tenham o seu perfil de cliente ideal.



Gostou da Persona: o que é e como criar uma para sua estrategia de marketing??

Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos o Persona: o que é e como criar uma para sua estrategia de marketing? para apoiar o nosso trabalho!

COMMENTS

Nome

3d,28,A bela e a Fera,3,Abecedario,110,Abelha,69,Abobora,1,Acessorios,11,Ads,39,AdSense,42,Adwords,1,Aeronaves,2,Afiliados,21,Agulheiros,21,Alfabeto,104,Alfineteiras,28,Alice,4,Alice no pais das maravilhas,6,Alimentos,1,Almofadas,128,Aluminio,1,Amigurumi,283,Animal,42,Animes,91,Aniversario,6,Anjinhos,53,Anuncios,2,Aparador de canecas,10,Aplicativos,6,Apliques,44,Apostilas,141,Aranha,2,Arco iris,2,Arranjos,4,Art,20,Arte,82,Arteiras,22,Artes,55,Artesanato,5889,artesanato Croche,2,Artigos,451,Artisanat,162,Arvores,27,Astronauta,6,Astronave,3,Atividades educativas,151,Atividades para educação infantil,175,Atividades para imprimir,134,Autoestima,1,Aves,2,Aviões,2,Babador,3,Babuska,1,Baby,30,Bailarina,41,Baixar,4,Balão,18,Baleia,8,Bandeirinha,54,Bandeirinhas,61,Banheiro,3,Barbante,3,Barcos,1,Base,1,Bastidor,47,Batizados,5,Bebê,43,Beleza,2,Bendy Dolls,1,Bichinhos,1807,Bichos,113,Bidu,1,Bijuterias,1,Bird,1,Biscuit,20,BJD,1,Blog,54,Blogger,43,Blusa,3,Boa tarde,1,Boas ideias,27,Bode,1,Boinas,1,Bola,4,Boleros,1,Bolo,7,Bolo Fake,3,Bolsa,106,Bolsas,8,Bom dia,8,Boneca,440,Boneca de pano,321,Boneca lol,61,Bonecas,932,Bonecos,391,Bonecos de neve,57,Book,1,Borboletas,22,Bordado,130,Bota,31,Botinha,10,Botões,3,Branca de Neve,12,Bricolagem,2,Brindes,10,Brinquedos,18,Bruxa,6,Bruxinha,35,Buque,1,Cabelo,2,Cabra,1,Caça palavras,1,Cachecol,2,Cachorrinhos,88,Cacto,12,Caderno,2,Caixa de leite,1,Caixas,29,Calça,3,Calendario,3,Canguru,2,Capa de Caderno,46,Capas,28,Capinhas para celular,6,Capitao america,2,Caracol,2,Carnaval,5,Carregador,1,Carreira,5,Carrinho,4,Carro,11,Carruagem,4,Carteira,3,Casa,23,Casacos,2,Casal,5,Casamento,3,Castelo,4,Castor,1,Cats,3,Cavalo,16,Cavalo marinho,1,Cegonha,4,Celular,2,Cenoura,1,Centopeia,7,Centro de mesa,40,Cervos,5,Cestas,19,Cha de bebe,34,Chapeu,3,Chaveiro,28,Chaveiros,84,Chinelos,2,Cinema,1,Circo,17,Cisne,3,Clash Royale,1,Coala,2,Cobra,2,Coelho,70,Coelhos,482,Cogumelo,3,Colorir,22,Comidas,2,Como faço,29,Como Fazer,240,Comunhão,1,Construção,1,Contos,1,Contos de Fadas,3,Coração,25,Coroa,6,Corretoras,1,Corte,23,Corte e costura,114,Cortinas,5,Coruja,69,Cosplay,1,Costura,38,Cozinha,7,Crafts,1074,Credito,21,Crianca,32,Croche,580,CupCake,10,Curiosidades,1,Cursos,37,Customização,1,Dado,3,Daisy,1,Deadpool,1,Decoração,404,Decorar,47,Decoupage,2,Dedoches,14,Dente,6,Dentista,5,Desenhos,213,Desenhos para Colorir,181,Dia dos Namorados,10,Diadema,1,Dicas,277,Dicas para blog,44,Dinossauros,40,Disney,83,Diy,85,Diy Ideas,14,Doces,6,Docinhos,8,Dog,1,Doki,1,Doll,54,Dragao,10,Dragon Ball,5,Duende,20,Duendes,62,E.V.A,54,Economia,17,Educação Infantil,236,Educar,107,Educativo,11,Elefante,43,Emoticons,2,Enfeite,33,Enfeites,558,Envelope,1,Enxoval,1,Escola,21,Esconde chave,5,Espanhol,10,Espantalho.,7,Esquilos,7,Estilo,1,Estojo,21,Estrelas,29,Etiquetas,1,Eucaristia,2,EVA,466,Eventos,7,Expressoes,1,Fada,15,Fadinha,14,Fantoches,14,Farol,1,Fashion,6,Faz Facil,1,Fazenda,4,Fazendinha,6,Felt,400,Felting,1,Feltmania,24,Feltragem,27,Feltragem com agulhas,4,Feltreiras,15,Feltro,2471,Feltro 3d,2,Feltro Felt,1,Ferramentas,1,Festa,68,Fieltro,885,Filtro dos sonhos,2,Fimo,2,Finanças,36,Fios,1,Fita,1,Flamingos,4,Flamula,55,Flor,140,Flores,116,Floresta,3,Fofos,1,Foguete,1,Folhas,3,Forex,12,Formatura,6,Formiga,1,Fotos,3,Frances,3,Franjas,1,Frases,102,Frida Kahlo,1,Frutas,26,Fundo,2,Fundo do Mar,16,Fuxico,23,Galinha,33,Ganhar Dinheiro,41,Ganso,2,Gatinhos,145,Gato,43,Girafa,21,Golfinhos,3,Goma,34,Google,5,Gorros,3,Grafico,28,Graficos,73,gratuito,2,Guarda Chuva,2,Guaxinim,2,Guirlandas,137,Halloween,28,Handmade,189,Handwierker,167,Hello Kitty,6,Heroinas,7,Herois,11,Hipopotamo,9,Historia,1,Homem,1,Homem de ferro,2,Hora de Aventura,1,Hulk,1,Humor,2,Ideias,144,Ideias para festa,38,Imagem,1,Imagens,12,imprimir,4,Ingles,2,Insetos,2,Investimento,15,Jacare,4,Jardim,5,Jinx,2,Joaninha,95,Jogo de banheiro,9,Jogos,16,Kimono,1,Koala,2,La,11,Laco,12,Laços,21,Lampada,1,Lanches,2,Latas,1,Layout,1,Leao,14,Legumes,2,Lembrancinhas,402,Letras,128,Lhama,11,Ligar os pontos,11,Lilo Stitch,1,Linhas,9,Livro,30,Lobo,1,lol,59,Lua,8,Luva,6,Macaco,9,Macrame,14,Makeup,1,Mandala,1,Manta,6,Manualidades,5282,Maquiagem,1,Marca Paginas,23,Marinheiro,7,Marketing,27,Marvel,1,Mascara,30,Mascaras,479,Máscaras,10,Matematica,16,Maternal,2,Matrioska,4,MDF,1,Meias,15,Memes,2,Meninas,24,mensagem,7,Mensagens,88,Mercado financeiro,6,Metoo,3,Mickey,19,Mimin dolls,3,Mimos,16,Mingau,1,Minie,12,Minion,4,Minnie,2,Mobile,40,Mochila,15,Moda,19,Modelos,67,Molde,12,Moldes,9835,Moldes 3d,15,Moldes de feltro,1363,Moldes de Silicone,1,Moldes em feltro,313,Moldes para eva,222,Moldes para feltro,940,Molds,7,Molduras,3,Monograma,6,Monstrinhos,2,Moranguinho,9,Motivação,1,Motivos,6,Mulher,16,Muñeca,3,Munecas,19,Mural,7,Musicas,2,Nail-Art,9,Naninha,12,Natal,1407,Navios,2,Necessaire,14,Noivos,3,Novidades,4,Numeros,14,Nuvem,11,Organizadores,1,Origami,3,Orquidea,3,Os Flintstones,1,Osito,1,Ourico,1,Ovelha,19,Ovo,4,Ovos,6,Painel,14,Paisagem,1,Palhaço,16,Palitos,1,Panda,25,Pano,64,Panos de prato,1,Pantufas,14,Papel,12,Papel de parede,11,Pascoa,169,Passarinhos,55,Passo a passo,1,Patchwork,86,Pateta,1,Patinho,10,Pato,6,Pato Donald,1,Patrones,27,Patrulha Canina,4,Patterns,24,Pegasus,2,Peixes,10,Pelicano,1,Pelucia,41,Pena,2,Penteados,1,Peppa pig,2,Personagens,80,Personalização,2,Peru,1,Peso de porta,27,Peter pan,1,Pets,17,Piadas,1,Picole,1,Pingentes,53,Pinguim,12,Pinoquio,1,Pintar,75,Pintura,116,Pintura em tecido,122,Pirata,5,Placas,2,Plantas,5,Plantilla,3,Pluto,1,Pocket,1,Polvo,4,Ponei,1,Ponteira,6,Pontilhados,20,Ponto Cruz,20,Porta agenda,1,Porta agulhas,4,Porta Aliança,2,Porta copos,6,Porta docinhos,13,Porta fone,1,Porta Maternidade,44,Porta moedas,13,Porta oculos,1,Porta pano de pratos,9,Porta retratos,17,Porta trecos,10,Portugal,14,Prendedor de cabelo,2,Prendedor de Cortina,8,Presentes,34,Presepio,7,Primavera,1,Princesa,66,Principe,9,Protetor de Berço,17,Publicidade,2,Puff,10,Pulseiras,4,Quadro,37,Quarto,12,Quarto de bebê,20,Quarto de Criança,17,Quebra Cabeça,3,Quiet Book,38,Raposa,29,Ratinhos,23,Rato,4,Receitas,30,Reciclagem,20,Recrutamento,5,Rei,3,Relogio,4,Rena,148,Revista,73,Riscos,135,Robo,2,Rosa,12,Rosita,1,Roupas,56,Sache,1,Sacolinhas,16,Safari,25,Sala,1,Sansao,1,Santinhas,7,Sapatinhos,32,Sapinhos,12,Sapo,11,Saquinhos,13,Saúde,1,Scrap,13,Scrapbook,10,Script,1,Seguro,5,SEO,11,Sereia,16,Serie,4,Shorts,6,Show da Luna,1,Silicone,1,Slider,27,Sol,1,Sonic,2,Sorvete,2,Star wars,3,Surpresa,4,Tapete,28,Tartarugas,10,Tear,3,Tecido,175,Teia,1,Tela,1,Tema,4,Tenis,7,Terrarios,1,Thor,1,Tiara,9,Tigre,2,Tildas,4,Toalhas,5,Toalhinhas de mao,4,Toca,1,Topo de bolo,5,Torre,1,Torta,1,Torta Fake,1,Touca,5,Toy Story,2,Toys,1,Trabalhos manuais,625,Trader,2,Trafego,10,Trança,1,Travesseiros,3,Trico,27,Tucano,1,Turma,11,Turma da Monica,5,Turma do Chaves,6,Tutorial,116,Tv,1,Unhas,5,Unicornio,82,Ursinho,112,Ursinho Pooh,8,Ursinhos,536,Urso,37,Vaca,15,Veados,3,Vegetais,2,Veiculos,3,Velcro,1,Ver e Fazer,3,Verduras,2,Vestido,31,vide,1,Video,50,Videos,721,Visual,1,Wallpaper,21,web-stories,3,Youtube,22,Zebra,3,Zumbi,19,
ltr
item
Ver e Fazer: Persona: o que é e como criar uma para sua estrategia de marketing?
Persona: o que é e como criar uma para sua estrategia de marketing?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguLusncGj7nMWw9seXWf_qU_m3QsO5vDqo8WPmfNS7SB4SqLjn90CAoBE-bnFn_ZQduUyTwsVRkfoKsk4MlV02ncQgvsVSnoAp9SXWaXeYpGfuXglMg4mctPBSmV8HsW9SWDcbb4KR_3_gJ3gMdvrP3vZYGsAQktOaTB9thvsuzrSPUostJ_RLRDoeGw/s1600/persona-marketing-lead.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguLusncGj7nMWw9seXWf_qU_m3QsO5vDqo8WPmfNS7SB4SqLjn90CAoBE-bnFn_ZQduUyTwsVRkfoKsk4MlV02ncQgvsVSnoAp9SXWaXeYpGfuXglMg4mctPBSmV8HsW9SWDcbb4KR_3_gJ3gMdvrP3vZYGsAQktOaTB9thvsuzrSPUostJ_RLRDoeGw/s72-c/persona-marketing-lead.jpg
Ver e Fazer
https://www.verefazer.org/2022/04/persona-o-que-e-e-como-criar-uma-para-sua-estrategia-de-marketing.html
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/2022/04/persona-o-que-e-e-como-criar-uma-para-sua-estrategia-de-marketing.html
true
4084861044654339844
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All Veja também LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow Conteúdo Exclusivo Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy