Portugal

Portugal

 Portugal



Portugal

geografia

Portugal está localizado na Europa Ocidental, rodeado pelo Oceano Atlântico e limitado apenas pela Espanha. Lisboa, a sua capital, concentra quase um terço da sua população total.


SE voce vai visitar Portugal como turista ou se pretende morar em Portugal Temos alguns artigos que pode ser util no seu planejamento. Entao SE voce tem alguma duvida entre em contato eu vou te ajudar.


Bandeira portuguesa. (Bandeira de Portugal)



Portugal é um país europeu localizado na Península Ibérica, onde faz fronteira com Espanha e é inundado pelas águas do Oceano Atlântico. É considerado um dos países mais antigos do continente. A sua capital é Lisboa, e é também a sua cidade mais populosa. No total, Portugal tem uma população de 10 milhões, vivendo principalmente na região costeira.


Este país tem um clima temperado e terreno que varia de montanhoso no norte a terreno macio no sul. O turismo, as atividades financeiras e comerciais compõem grande parte da economia e a força de trabalho é a mais concentrada. Além disso, Portugal tem uma região industrial diversificada.



Resumo de Portugal

Portugal é um país europeu localizado na Península Ibérica.


Está submerso pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com a Espanha.


A sua capital é a cidade de Lisboa.


Seu clima é moderado e seu relevo é dividido entre montanhoso no norte e temperado no sul, onde existem colinas e planícies.


O país tem uma população de mais de 10 milhões de pessoas.


É uma área urbana, e cerca de 30% da população portuguesa está concentrada na sua capital.


A economia portuguesa é liderada pelo setor dos serviços. Tem uma indústria diversificada. O país é famoso pela produção de vinho e azeite.


Tem uma matriz energética limpa, principalmente.


É um dos países mais antigos da Europa. Tornou-se um reino em 1143. Portugal é hoje uma república democrática parlamentar.



Dados gerais de Portugal

  • Nome oficial: República Portuguesa.
  • Gentios: portugueses.
  • Extensão territorial: 92.226 quilômetros quadrados.
  • Localização: Europa Ocidental.
  • Capital: Lisboa.
  • Clima: Mediterrâneo.
  • Governo: uma república semi-presidencialista.
  • Divisão administrativa: 18 regiões e 2 regiões autónomas.
  • Português.
  • Religiões:
  • Católica Romana: 81%;
  • Outras religiões cristãs: 3%;
  • Outras religiões: 0,6%;
  • Nenhum ou não especificado: 15,1%.
  • População: 10.197.000 pessoas.
  • Densidade populacional: 111,3 pessoas/quilômetro quadrado.
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,864.
  • moeda europeia.
  • Produto Interno Bruto: 251,71 bilhões de dólares.
  • PIB per capita: $ 24.460.
  • Jenny: 0,338.
  • fuso horário: GMT; GMT +1.
  • Relações Estrangeiras:
  • União Européia;
  • Organização Mundial do Comércio (OMC);
  • Nações Unidas (ONU);
  • Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN);
  • Fundo Monetário Internacional (FMI);
  • Banco Mundial;
  • Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).



Mapa de Portugal.

geografia de portugal

Portugal, oficialmente a República Portuguesa, é um país do sudoeste da Europa localizado em uma região chamada Península Ibérica. A sua capital é a cidade de Lisboa. O território português faz fronteira com um país, Espanha, a leste e a norte. As águas do Oceano Atlântico banham Portugal a oeste e a sul, onde se localiza o Golfo de Cádiz.


Tempo Portugal

Portugal tem dois climas: mediterrânico e continental temperado. A primeira ocorre principalmente nas terras ao norte e ao sul, e é caracterizada por verões quentes e secos e invernos frios e úmidos, com precipitação na forma de neve em algumas áreas.


No sul, a precipitação é menor do que no norte, com um volume de 2.000 mm e 1.000 mm, respectivamente. Nas demais regiões, o clima é ameno e úmido, caracterizado por invernos muito frios, com média de 10°C, e a precipitação é bem distribuída ao longo do ano.


Topografia de Portugal

A topografia de Portugal divide-se entre terreno montanhoso, no norte do país, e colinas e planícies, prevalecendo desde o centro e sul até à maior parte das terras do sul. Esta separação de duas regiões geomorfológicas distintas é conseguida pelo rio Tejo, que atravessa o país de oeste a leste pelo centro. A altura média do relevo português é de 372 metros.


Vegetação portugal

Para além do relevo e do clima, a vegetação de Portugal divide-se entre as áreas abrangidas pelas formações conhecidas como atlânticas ou europeias a norte, constituídas por carvalhos, pinheiros, oliveiras e eucaliptos, e a vegetação predominantemente mediterrânica a sul, composto por espécies arbustivas e gramíneas.


hidrografia de portugal

O rio Mondego é o maior rio que passa apenas em território português e estende-se por 220 quilómetros desde a Serra da Estrela a leste até à sua foz no Oceano Atlântico. A maioria dos importantes rios portugueses tem origem na Espanha, como os rios Tejo, Douro e Guardiana.


Um barco no rio Tejo com o horizonte da cidade de Lisboa, capital de Portugal, ao fundo.

O rio Tejo é um dos rios mais importantes de Portugal.

demografia de portugal

A população de Portugal é atualmente de 10.197.000 habitantes, segundo dados das Nações Unidas. As regiões mais próximas da costa atlântica são as de maior concentração populacional, o que caracteriza a má distribuição da população em todo o território. Quantitativamente, temos que a densidade populacional de Portugal é de 111,3 habitantes/km².


Cerca de 67% da população portuguesa vive em cidades, tornando Portugal um país urbano. Apenas a capital, Lisboa, concentra 29,1% da população total do país, o que equivale a um total de 2,97 milhões de pessoas. A segunda cidade mais populosa de Portugal é o Porto, que também se localiza na costa, a cerca de 300 quilómetros da capital, e tem uma população de 1,31 milhões.


Portugal apresenta taxas de crescimento populacional negativas, o que indica o seu encolhimento populacional. Este fenômeno é generalizado em países europeus e países desenvolvidos em outros continentes e é causado por uma desaceleração no número de nascimentos e um aumento no número de mortes. Outra característica da população portuguesa é a elevada longevidade média (44,6 anos), a 13ª do mundo, que indica o processo de envelhecimento populacional. Destaca-se também a alta expectativa de vida, que atualmente é de 81,29 anos.



Paisagem de Lisboa, a capital e cidade mais populosa de Portugal.

economia portuguesa

O PIB de Portugal é de 251,71 mil milhões de dólares americanos, segundo dados do Fundo Monetário Internacional. O país era membro da Comunidade Europeia, tendo aderido ao grupo em 1986. Desta forma, o país faz parte da União Europeia desde a sua criação. Além disso, Portugal foi um dos primeiros países a entrar na zona euro, que é a sua moeda oficial.

A economia portuguesa concentra-se atualmente no setor dos serviços ou serviços, que é responsável por 75,7% do PIB e 67,5% da população ativa. As atividades se destacam no setor financeiro e no turismo. A indústria em Portugal, que representa 22,1% da economia, passou por um intenso processo de transformação e modernização industrial e hoje se volta para o setor tecnológico, para a produção de peças de reposição e automóveis - que têm forte presença nas exportações do país . Navios, combustível, produtos químicos, têxteis e outros produtos alimentares.


A atividade core representa 2,2% da economia portuguesa. Entre os produtos agrícolas estão azeitonas, uvas e seus derivados como azeite, vinho, batata, maçã, laranja, leite e seus derivados como queijo, iogurte e carne.



cultura portuguesa


O galo de Barcelos, um dos principais símbolos de Portugal.

Portugal tem uma cultura rica, seus elementos e costumes são fortemente encontrados no Brasil. A maioria da população do país é de Portugal ou da Península Ibérica, embora existam grandes grupos de imigrantes de outros países de língua portuguesa, que é a língua oficial do país.


Muitas tradições portuguesas estão associadas à religião dominante no país, que é a católica romana, especialmente quando se trata de datas memoriais que se referem a santos, como o dia de São João, Santo Antônio e Nossa Senhora dos Remédios.


Em termos de eventos culturais, Portugal tem um estilo musical único que caracteriza o país: o fado. Outro elemento bem conhecido da cultura portuguesa é a arquitetura. Trata-se de um azulejo tradicional português, feito em cerâmica, com a face decorada com desenhos cheios de detalhes e totalmente coloridos.


A cozinha portuguesa é composta por vários pratos e preparações tradicionais que incluem marisco, como o bacalhau. Há também azeite, azeitonas, ovos e vinho. Uma das sobremesas portuguesas mais consumidas dentro e fora do país é o pastel de belem, feito com natas e gema de ovo.


Infraestrutura de Portugal

Portugal oferece uma boa qualidade de vida aos seus residentes, destacando-se em alguns aspetos como a habitação e a segurança pessoal. Em comparação com outros países da OCDE, destaca-se também a qualidade do meio ambiente, que inclui principalmente a arborização urbana. Em termos de acesso a serviços básicos, 92,7% da população urbana portuguesa tem acesso a redes de esgotos e água potável, segundo as Nações Unidas, e a eletricidade é quase 100%.


A matriz energética portuguesa é maioritariamente constituída por fontes renováveis. Ao somar as hidrelétricas com outras formas de geração de energia, chega-se a aproximadamente 60%. O restante é representado por combustíveis fósseis.


O transporte é feito principalmente por rodovias que atravessam quase 83 mil km do país, enquanto a malha ferroviária é de 3 mil km. Os rios Douro e Tejo constituem as principais vias navegáveis ​​com uma extensão de 210 km de troços navegáveis. O maior porto de Portugal está localizado em Lixuez, enquanto os principais aeroportos estão localizados em Lisboa e na área metropolitana do Grande Porto.


governo de portugal

Portugal é uma república democrática semipresidencialista. O Presidente da República, principal autoridade do Poder Executivo e chefe de Estado, é eleito por voto popular para um mandato de cinco anos, com possibilidade de reeleição. O chefe de governo é o primeiro-ministro nomeado pelo presidente. O poder legislativo é unicameral, representado pelo Conselho da República. A sede do governo português está localizada na cidade de Lisboa.


Etimologia de Portugal

Portugal é um nome derivado do latim Portus Cale ou Portucale que, por sua vez, corresponde ao nome da cidade hoje conhecida como Porto por volta do século V. Galécia, que cobria parte de Portugal e Espanha. A palavra Portucale foi posteriormente grafada em português, e mais tarde, entre os séculos X e XI, tornou-se Portugal.



história de portugal

A história da ocupação do território que hoje conhecemos como Estado português remonta a pelo menos cinco mil anos antes do presente, principalmente devido à sua localização estratégica e facilidade de acesso por vias marítimas. Entre os povos que habitavam aquela região estavam os celtas, os fenícios e os cartagineses, estes dois últimos ocupando principalmente o sul do país.


À medida que os romanos avançavam na Península Ibérica, Portugal ficou sob o domínio de Roma a partir do século II aC, e enfrentou forte resistência dos celtas. No entanto, a então Lusitânia esteve sob domínio romano até aproximadamente o século V da presente era, passando depois aos visigodos e depois aos muçulmanos em 711, que deixaram o país em meados do século XIII.


Entretanto, Portugal tornou-se um reino independente. Este facto ocorreu em 1143 com a assinatura do Tratado de Zamora, tendo D. Afonso Henriques como seu primeiro rei. O novo reino desenvolveu-se internamente e adquiriu os contornos que possui atualmente, incorporando nos seus territórios as terras do Algarve, no sul do país.


Portugal tornou-se um dos maiores reinos da Europa e lançou-se em busca de novos territórios para anexar e expandir o seu território, que ficou conhecido como o período das grandes salinas entre os séculos XV e XVI. Entre esses novos territórios estavam locais na África e na América do Sul, incluindo o Brasil como colônia.


O período de 1580 a 1640 é caracterizado pela União Ibérica, que consistia na união entre os reinos de Portugal e Espanha. Vários séculos depois, a França atacou o território português, e a invasão de Napoleão fez com que a sede do reino fosse transferida de Portugal para o Brasil, e ele se estabeleceu no Rio de Janeiro em 1808.


O século XX marcou o fim da monarquia em Portugal e a criação do Estado Novo, ditadura que começou com um golpe de Estado em 1926 e se consolidou a partir de 1933, estendendo-se até 1974.


O salazarismo, como ficou conhecido, foi derrotado com a chamada Revolução dos Cravos, e as eleições foram convocadas no ano seguinte. Mesmo com alguma instabilidade política e económica, nomeadamente com a crise de 2008, Portugal é atualmente um dos principais países da Europa e mantém importantes relações económicas e culturais com o Brasil.


Curiosidades sobre Portugal

A biblioteca mais antiga do mundo está localizada em Lisboa: Bertrand, inaugurada em 1732.


Um terremoto atingiu Portugal em 1755, com uma magnitude de 9 na escala Richter, praticamente destruindo sua capital, que também foi danificada por um tsunami causado por terremotos.


O Tempura é uma preparação portuguesa que foi trazida para o Japão pelos padres jesuítas.


Portugal é um dos países mais antigos da Europa, e Lisboa é mais antiga que Roma.


COMMENTS

Nome

3d,28,A bela e a Fera,3,Abecedario,110,Abelha,69,Abobora,1,Acessorios,11,Ads,39,AdSense,42,Adwords,1,Aeronaves,2,Afiliados,27,Agulheiros,21,Alfabeto,104,Alfineteiras,28,Alice,4,Alice no pais das maravilhas,6,Alimentos,1,Almofadas,129,Aluminio,1,Amigurumi,283,Animal,43,Animes,91,Aniversario,6,Anjinhos,55,Anuncios,5,Aparador de canecas,10,Aplicativos,6,Apliques,45,Apostilas,141,Aranha,2,Arco iris,2,Arranjos,5,Art,20,Arte,82,Arteiras,22,Artes,55,Artesanato,5895,artesanato Croche,2,Artigos,737,Artisanat,162,Arvores,27,Astronauta,6,Astronave,3,Atividades educativas,156,Atividades para educação infantil,180,Atividades para imprimir,139,Autoestima,1,Aves,2,Aviões,2,Babador,3,Babuska,1,Baby,30,Bailarina,52,Baixar,4,Balão,18,Baleia,8,Bandeirinha,54,Bandeirinhas,61,Banheiro,3,Barbante,3,Barcos,1,Base,1,Bastidor,49,Batizados,6,Bebê,43,Beleza,2,Bendy Dolls,1,Bichinhos,1809,Bichos,113,Bidu,1,Bijuterias,1,Bird,1,Biscuit,20,BJD,1,Blog,54,Blogger,43,Blusa,3,Boa tarde,1,Boas ideias,28,Bode,1,Boinas,2,Bola,4,Boleros,1,Bolo,7,Bolo Fake,3,Bolsa,108,Bolsas,8,Bom dia,9,Boneca,445,Boneca de pano,332,Boneca lol,61,Bonecas,933,Bonecos,392,Bonecos de neve,57,Book,1,Borboletas,23,Bordado,141,Bota,31,Botinha,10,Botões,3,Branca de Neve,12,Bricolagem,2,Brindes,10,Brinquedos,18,Bruxa,7,Bruxinha,35,Buque,1,Cabelo,2,Cabra,1,Caça palavras,1,Cachecol,2,Cachorrinhos,91,Cacto,12,Caderno,2,Caixa de leite,1,Caixas,29,Calça,3,Calendario,3,Canguru,2,Capa de Caderno,47,Capas,28,Capinhas para celular,6,Capitao america,2,Caracol,2,Carnaval,5,Carregador,1,Carreira,5,Carrinho,4,Carro,11,Carruagem,4,Carteira,3,Casa,23,Casacos,3,Casal,5,Casamento,3,Castelo,4,Castor,1,Cats,3,Cavalo,16,Cavalo marinho,1,Cegonha,4,Celular,2,Cenoura,1,Centopeia,7,Centro de mesa,40,Cervos,5,Cestas,19,Cha de bebe,34,Chapeu,3,Chaveiro,29,Chaveiros,84,Chinelos,2,Cinema,1,Circo,17,Cisne,3,Clash Royale,1,Coala,3,Cobra,2,Coelho,75,Coelhos,484,Cogumelo,3,Colorir,83,Comidas,2,Como faço,47,Como Fazer,272,Comunhão,1,Construção,1,Contos,1,Contos de Fadas,3,Coração,26,Coroa,6,Corretoras,1,Corte,23,Corte e costura,116,Cortinas,5,Coruja,69,Cosplay,1,Costura,40,Cozinha,7,Crafts,1074,Credito,21,Crianca,32,Croche,584,CupCake,10,Curiosidades,1,Cursos,39,Customização,1,Dado,3,Daisy,1,Deadpool,1,Decoração,406,Decorar,47,Decoupage,2,Dedoches,14,Dente,6,Dentista,5,Desenhos,437,Desenhos para Colorir,386,Dev,92,Dia dos Namorados,10,Diadema,1,Dicas,277,Dicas para blog,44,Dinossauros,40,Disney,83,Diy,85,Diy Ideas,15,Doces,6,Docinhos,8,Dog,3,Doki,1,Doll,54,Dragao,10,Dragon Ball,5,Duende,20,Duendes,62,E.V.A,54,Economia,17,Educação Infantil,239,Educar,108,Educativo,12,Elefante,44,Emoticons,2,Enfeite,33,Enfeites,558,Envelope,1,Enxoval,1,Escola,21,Esconde chave,5,Espanhol,10,Espantalho.,7,Esquilos,7,Estilo,1,Estojo,22,Estrelas,29,Etiquetas,1,Eucaristia,2,EVA,471,Eventos,7,Expressoes,1,Fada,15,Fadinha,14,Fantoches,15,Farol,1,Fashion,6,Faz Facil,3,Fazenda,4,Fazendinha,6,Felt,401,Felting,1,Feltmania,24,Feltragem,27,Feltragem com agulhas,4,Feltreiras,15,Feltro,2489,Feltro 3d,2,Feltro Felt,1,Ferramentas,1,Festa,68,Fieltro,885,Filtro dos sonhos,2,Fimo,2,Finanças,36,Fios,1,Fita,1,Flamingos,4,Flamula,56,Flor,141,Flores,118,Floresta,3,Fofos,1,Foguete,1,Folhas,5,Forex,12,Formatura,6,Formiga,1,Fotos,3,Frances,3,Franjas,1,Frases,108,Frida Kahlo,1,Frutas,27,Fundo,2,Fundo do Mar,16,Fuxico,24,Galinha,33,Ganhar Dinheiro,41,Ganso,2,Gatinhos,146,Gato,50,Girafa,21,Golfinhos,3,Goma,34,Google,5,Gorros,4,Grafico,29,Graficos,80,gratuito,4,Guarda Chuva,2,Guaxinim,2,Guirlandas,137,Halloween,30,Handmade,189,Handwierker,167,Hello Kitty,6,Heroinas,7,Herois,11,Hipopotamo,9,Historia,1,Homem,1,Homem de ferro,2,Hora de Aventura,1,Host,3,Hulk,1,Humor,2,Ideias,151,Ideias para festa,38,Imagem,1,Imagens,12,imprimir,4,Ingles,2,Insetos,2,Investimento,15,Jacare,4,Jardim,5,Jinx,2,Joaninha,95,Jogo de banheiro,9,Jogos,16,Kawaii,8,Kimono,1,Koala,2,La,11,Laco,12,Laços,21,Lampada,1,Lanches,2,Latas,1,Layout,1,Leao,14,Legumes,2,Lembrancinhas,404,Letras,128,Lhama,11,Ligar os pontos,11,Lilo Stitch,1,Linhas,9,Livro,30,Lobo,1,lol,59,Lua,8,Luva,6,Macaco,10,Macrame,14,Makeup,1,Mandala,1,Manta,6,Manualidades,5293,Maquiagem,1,Marca Paginas,24,Marinheiro,7,Marketing,28,Marvel,1,Mascara,31,Mascaras,480,Máscaras,10,Matematica,16,Maternal,2,Matrioska,4,MDF,1,Meias,17,Meio ambiente,1,Memes,2,Meninas,34,mensagem,7,Mensagens,89,Mercado financeiro,6,Metoo,3,Mickey,19,Mimin dolls,3,Mimos,16,Mingau,1,Minie,12,Minion,4,Minnie,2,Mobile,40,Mochila,15,Moda,19,Modelos,67,Molde,72,Moldes,9913,Moldes 3d,15,Moldes de feltro,1364,Moldes de Silicone,1,Moldes em feltro,313,Moldes para eva,223,Moldes para feltro,940,Molds,7,Molduras,3,Monograma,6,Monstrinhos,2,Moranguinho,10,Motivação,1,Motivos,6,Mulher,16,Muñeca,3,Munecas,19,Mural,22,Musicas,2,Nail-Art,9,Naninha,12,Natal,1457,Navios,2,Necessaire,14,Noivos,3,Novidades,4,Numeros,14,Nuvem,11,Organizadores,1,Origami,3,Orquidea,3,Os Flintstones,1,Osito,1,Ourico,1,Outono,1,Ovelha,21,Ovo,4,Ovos,6,Painel,29,Paisagem,1,Palhaço,16,Palitos,1,Panda,25,Pano,65,Panos de prato,1,Pantufas,14,Papel,12,Papel de parede,11,Pascoa,173,páscoa,1,Passarinhos,55,Passo a passo,2,Patchwork,86,Pateta,1,Patinho,10,Pato,7,Pato Donald,1,Patrones,27,Patrulha Canina,4,Patterns,24,Pegasus,2,Peixes,10,Pelicano,1,Pelucia,41,Pena,2,Penteados,1,Peppa pig,2,Personagens,80,Personalização,2,Peru,1,Peso de porta,27,Peter pan,1,Pets,17,Piadas,1,Picole,1,Pingentes,54,Pinguim,13,Pinoquio,1,Pintar,75,Pintura,116,Pintura em tecido,122,Pirata,5,Placas,3,Plantas,5,Plantilla,3,Pluto,1,Pocket,1,Polvo,4,Ponei,1,Ponteira,7,Pontilhados,20,Ponto Cruz,20,Porquinha,1,Porta agenda,1,Porta agulhas,4,Porta Aliança,2,Porta copos,6,Porta docinhos,13,Porta fone,1,Porta Maternidade,44,Porta moedas,13,Porta oculos,1,Porta pano de pratos,9,Porta retratos,17,Porta trecos,10,Portugal,14,Prendedor de cabelo,2,Prendedor de Cortina,8,Presentes,34,Presepio,7,Primavera,1,Princesa,66,Principe,9,Protetor de Berço,17,Publicidade,2,Puff,10,Pulseiras,4,Quadro,37,Quarto,12,Quarto de bebê,20,Quarto de Criança,17,Quebra Cabeça,3,Quiet Book,38,Raposa,29,Ratinhos,24,Rato,5,Receitas,30,Reciclagem,21,Recrutamento,5,Rei,3,Relogio,4,Rena,148,Retalhos,1,Revista,73,Riscos,139,Robo,2,Rosa,12,Rosita,1,Roupas,58,Sache,1,Sacolinhas,16,Safari,25,Sala,1,Sansao,1,Santinhas,8,Sapatinhos,32,Sapinhos,12,Sapo,11,Saquinhos,13,Saúde,1,Scrap,13,Scrapbook,10,Script,1,Seguro,5,SEO,11,Sereia,17,Serie,4,Shorts,6,Show da Luna,1,Silicone,1,Slider,27,Sol,1,Sonic,2,Sorvete,3,Star wars,3,Surpresa,4,Tapete,28,Tartarugas,10,Tear,3,Tecido,176,Teia,1,Tela,1,Tema,4,Tenis,8,Terrarios,1,Thor,1,Tiara,9,Tigre,2,Tildas,4,Toalhas,5,Toalhinhas de mao,4,Toca,1,Topo de bolo,5,Torre,1,Torta,1,Torta Fake,1,Touca,5,Toy Story,2,Toys,1,Trabalhos manuais,639,Trader,2,Trafego,10,Trança,1,Travesseiros,3,Trico,28,Tucano,1,Turma,11,Turma da Monica,5,Turma do Chaves,6,Tutorial,116,Tv,1,Unhas,5,Unicornio,82,Ursinho,112,Ursinho Pooh,8,Ursinhos,536,Urso,42,Vaca,16,Veados,3,Vegetais,2,Veiculos,3,Velcro,1,Ver e Fazer,3,Verduras,2,Vestido,32,vide,1,Video,50,Videos,721,Visual,1,Wallpaper,26,web-stories,3,Youtube,22,Zebra,4,Zumbi,19,
ltr
static_page
Ver e Fazer: Portugal
Portugal
Ver e Fazer
https://www.verefazer.org/p/portugal.html
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/
https://www.verefazer.org/p/portugal.html
true
4084861044654339844
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All Veja também LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow Conteúdo Exclusivo Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy